Página Inicial > Opinião, Situação Nacional > Lei contra a palmada: governo coloca os pais no banco dos réus

Lei contra a palmada: governo coloca os pais no banco dos réus

O presidente Lula assinou dia 14 de julho o projeto de lei que proíbe aos pais de dar palmadas nos filhos.

Atilio Faoro

Com uma simples canetada, o presidente Lula empurrou os pais e educadores brasileiros para o banco dos réus. Foi o que se passou no último dia 14, quando o Presidente da República assinou a mensagem que encaminha ao Congresso Nacional um projeto de lei para proibir a prática de castigos físicos em crianças e adolescentes.

(dê a sua opinião votando na pesquisa)

Por coincidência, a apresentação do projeto de lei contra a palmada ocorreu na data comemorativa da famosa Queda da Bastilha que, em 1789, colocou por terra o Antigo Régime francês baseado sobre a família. Para o governo brasileiro tratava-se porém de celebrar os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O projeto tem como idéia fundamental a de que compete ao Estado e não aos pais determinar como os filhos devem ser educados. E lança uma suspeição sobre todo o ambiente doméstico, que passa a ser controlado.

Além dos pais, babás, professores, cuidadores de menores em geral podem ficar proibidos de beliscar, empurrar ou mesmo dar “palmadas pedagógicas” em menores de idade.

“A definição proposta se aplica não só para o ambiente doméstico, mas também para os demais cuidadores de crianças e adolescentes – na escola, nos abrigos, nas unidades de internação. O projeto busca uma mudança cultural”, diz a subsecretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira.

No discurso, o presidente Lula defendeu a conversa no lugar dos castigos físicos. “Todo mundo sabe que o tempo da palmatória não educava mais do que o tempo da conversa.”

Ao mesmo tempo, reconheceu que “a lei deve causar polêmica”. Alguns setores da sociedade poderão afirmar, segundo ele, que o Estado está querendo interferir na educação dos filhos. (vote na pesquisa sobre essa lei)

Penas podem obrigar até um tratamento da criança

O projeto acrescenta ao ECA, entre outros, o Artigo 17-A que concede as crianças e adolescentes “o direito de serem cuidados e educados pelos pais ou responsáveis sem o uso de castigo corporal ou de tratamento cruel ou degradante”.

Atualmente, a Lei 8.069, que institui o ECA, condena maus-tratos contra a criança e o adolescente, mas não define se os maus-tratos seriam físicos ou morais. Com o projeto, o artigo 18 do ECA passa a definir “castigo corporal” como “ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente”.

As penalidades previstas são advertência, encaminhamento a programas de proteção à família, além de orientação psicológica. Os pais também podem estar sujeitos a obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado.

A lei incentiva a delação

“Sem a lei, o vizinho entende que a criança está apanhando, mas não pode se meter porque o assunto é da família”, explicou o ministro Paulo Vannuchi, em entrevista ao programa de rádio “Bom Dia, Ministro”.

Tentando suavizar o impacto negativo do projeto de lei, Vannuchi explicou à Agencia Brasil que “ele foi discutido com a participação da sociedade civil” e que o projeto de lei que coíbe a prática de castigos corporais em crianças e adolescentes não vai levar para a cadeia “qualquer pai que bate” em uma criança.

Risco de prisão existe, lembra advogado

Contrariando em parte o ministro Vannuchi, o advogado e coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Ariel Castro Alves, frisou que o projeto vai preencher “uma lacuna da lei” e que, em certos casos, com o apoio de testemunhas, o Código Penal pode ser invocado.

Em declarações reproduzidas pela Agência Brasil, advertiu ele que “falar em maus-tratos é muito subjetivo”. E sugeriu a realização de campanhas educativas anticastigo por Estado, municípios e entidades não-governamentais.

Será necessário o testemunho de terceiros – vizinhos, parentes, funcionários, assistentes sociais – que atestem o castigo corporal e queiram delatar o infrator para o Conselho Tutelar. Vale lembrar que, no caso de lesões corporais graves, o responsável é punido de acordo com o Código Penal, que prevê a pena de 1 a 4 anos de prisão para quem “abusa dos meios de correção ou disciplina”, com agravante se a vítima for menor de 14 anos.

Reações indignadas

Desde que o projeto de lei contra a palmada foi anunciado, multiplicaram-se as reações de Norte a Sul do Brasil. Os pais reclamam da invasão do Estado na esfera reservada à família, da quebra da autoridade dos pais e do fomento de uma educação que estimula a impunidade e abre caminho para uma nova geração de bandidos.  Algumas destas sadias reações podem ser lidas, por exemplo, no site do jornal “Zero Hora”.

Importante: deixe aqui sua opinião, envie para amigos. vote na pesquisa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Receba os proximos artigos no seu email.
Clique aqui para cadastrar-se
  1. monique dos santos gomes
    25, abril, 2012 em 20:17 | #1

    eu acho a lei contra a palmada muito errado porque se os pais não educar os seus filhos com umas palmadas não são pais e não serão respeitados pelos seus filhos, chegaram até dizer (eu faso! vc não pode me pater msm. pois se vc me bater vai preso…) e mais tarde quem os irá educa-los são os bandidos com xuts,socos etc… ou até msm os policiais. todos podem bater nos nossos filhos menos nó? não concordo com o espancamento, isso não.

  2. jaelson
    29, março, 2012 em 18:40 | #2

    parabens ao governo lula por ter assinado esse lei, só falta ser aprovada, e criar a delegacia da criança. segundo as pesquisas são assassinadas mais de 700 crianças por ano. serar se os nossos parlamentarios não verem isso.

  3. jaelson
    28, março, 2012 em 17:25 | #3

    eu acho que quem da uma palmada numa criança deveria pegar no minimo um ano de cadeia, criança não tem como se defender, esses vagabundos agem livrimento porque não tem lei para proteger criança.

  4. valeria
    21, fevereiro, 2012 em 01:49 | #4

    eu tambem acho um absurdo este lei da palmada as crianças de hoje são muito mal educadas e cada dia estão pior pois hoje ja nao a pais com pulso firme como antes os pais de hoje são moles para educar meninos fazem o que querem ainda vem o governo com esta tal lei e o brasil esta cada dia pior a bandidagem so aumenta
    ai eu me pergunto por que quando viram bantidos mandao preder bartem a coisa pior do que ficar preso ?
    hoje criança nao pude fazer nada fazem so o que querer criança tem que ter limites .
    ja vivemos em uma geração em que os novos cidadão nao acheita frustração e se nao aprender a ter limetes desde cedo onde vamos parar ?
    te garato se se este tando de bantido que existem se os pais tiver pulso firme e encimado a trabalhar deste pequenos e encinado que na vida nao são mares de rosa nao estaria assim pois nao aprentem a trabalhar e tambem nao tem limites e ai robão matam e viram isso ai e depois eles querem prender e pudir por que nao deixa tudo solto libera geral os pais nao pudem punir mas o governo pude

  5. 18, fevereiro, 2012 em 15:51 | #5

    Apoio totalmente essa lei, porque sou filha de pais separados passei minha vida sendo um fardo da minha mae, e ela não bate pra educar e sim pra sentir prazer nisso.e é muito fácil um pai e uma mae não gostar dessa lei, e para os filhos como fica, será que impor um limite de conversa com os filhos desde pequenos não pode ajudar? será que é melhor você ser o motivo de medo do seu filho do que amiga dele……

  6. Ricardo
    25, dezembro, 2011 em 19:09 | #6

    @Cláudia

    Criança não é objeto,

    Os adestradores treinam seus cachorros a base do insencitvo para cada ação correta.
    Se conseguem treinar um cachorro sem bater, porque não conseguem treinar uma criança?
    A resposta é simples!

    O PECADO. O homem não suporta a Palavra de Deus quando diz que o AMOR NÃO SE IRRITA 1Corintios 13:4-7. Se o ser humano for sincero ele vai dizer que “bate” porque ficou irritado, e esse é um modo “sutil” de descontar a raiva.

    Se varios Pais criam suas crianças sem gritaria, ameaça, “palmadas”… então porque outros não conseguem?

    A desculpa normalmente é porque a criança é mal criada. Mas a verdade é que os Pais não são EXEMPLOS em primeiro lugar! Ou seja, não querem pagar o preço do Amor.

    Está escrito, o amor não se irrita, tudo suporta… porque não conseguem aplicar esse ensino?

    Jesus VOLTA LOGO, PLEASE!

  7. Cláudia
    23, dezembro, 2011 em 12:10 | #7

    JULIANA ARGENTA :

    Saudações aos governantes que aderiram a este novo estatuto!!! MEUS PARABÉNS! VCS ESTÃO SUPER CORRETOS, SO PRECISO SABER AONDE POSSO MANDAR A FATURA DAS CX DE LEITE DIGERIDAS PELOS MEUS FILHOS, A CONTA DAS ROUPAS, DO COLÉGIO, ENFIM DOS GASTOS QUE ELE ME DÃO!!PQ JA QUE PALMADAS NAO PODEM, VCS ESTÃO NA VERDADE INCENTIVANDO O TERRORISMO EM RELAÇÃO A NÓS PAIS E MÃES DE FAMÍIA QUE FAZEMOS O POSSIVEL PRA QUE ELES “DE COISAS BOAS NO FUTURO”…MAS OLHA, DEFINITIVAMENTE….ESSE É MESMO O BRASIL….AKELE DA COPA!!! LEMBRA-SE? POIS É COMO PERDERAM AGORA A CULPA VEM PROS PAIS..LEGAL NÉ??? MAS EM 2014 O GOVERNO DITA NOVAS REGRAS PODEMOS FICAR SOSSEGADOS!!!

    Exatamente!!!!!!!!!!

  8. Cláudia
    23, dezembro, 2011 em 12:08 | #8

    Quero ver se o Estado tb vai se responsabilizar em cuidar dos adolescentes sem limites que ele mesmo está criando. Proibem os pais de educarem seus filhos mas depois, qdo eles se tornam adultos e adolescentes com problemas com drogas, por exemplo, são esses pais é quem tem que lidar com o resultado, pq o governo não faz nada. Absurdo!

  9. 19, dezembro, 2011 em 22:51 | #9

    sou sim a favor sabe porque sou sou separado e vejo minhas filhas de 15 em 15 dias e este domingo a mais velha de nove anos me falou que a mãe délas usa qualquér coisa para bater nélas que a de 7 anos apanhou com cabo de vassoura filho se educa é dando castigo do tipo senta la até segunda ordem pois esta na hora de fazer alguma coisa mesmo pois quantas crianças pagam o preço até mesmo quando o casamento da mãe não foi bem sucedido e as mães ficam com raiva por até mesmo o filho ou a filha forem parecido com o pai nóta cem para esta lei

  10. Silas Gomes de Souza
    19, dezembro, 2011 em 17:10 | #10

    Nosso Governo quer interferir no direito da Família de Educar seus filhos,
    de forma legitima. Porém não interfere de forma à eliminar traficantes,
    aliciarem menores ao trabalho do trafico. Sabemos o Motivo, pois o
    trafico rende fortunas a Elite governamental. E as Famílias são obrigadas
    a deixarem seus filhos livres ao crime sem os corrigirem.

  11. Claudio T
    17, dezembro, 2011 em 14:00 | #11

    O Ricardo já deu a dica primorosa, mas tem todos enxergam. Vejam a frase: “Daqui a pouco teremos toda a nossa vida ‘orientada’ pelo Estado.”
    Quem está por trás dessa “orientação”? Gente, acordem, a maçonaria junto com os partidos de esquerda. E o chefe dessa turma é Lúcifer. Pesquisem e vocês vão descobrir. São eles que fazem as leis para nos dominar. E é a mídia que faz a propaganda deles. Porém, quem é que está interessando em analisar isso? Ninguém. Por isso eu deixo essa frase para vocês pensarem: “O mal prevalece porque os bons não fazem nada.” Portanto, vamos entrar com o recurso contra essa lei. Caso contrário, daqui a 20 anos teremos novos ditadores, novos Hitlers.

  12. raul medeiros
    17, dezembro, 2011 em 01:12 | #12

    Essa lei é um tremendo absurdo, isso prova a tamanha incapacidade de alguns politicos que nos mesmo escolhemos para gerir os nossos proprios intereces. Um país de muitas leis que sobrepoem outras, ainda tentam criar mais uma para que no futuro criarem outra para tentar consertar o mau funcionamento anterior.
    Mas estou confiante que no senado as coisas são mais serias onde a coerencia e pessoas com visoes mais amplas, para acabar com essa palhaçada, e criar uma lei para ocupar os deputados e não ficarem brincando com o povo brasileiro (respeito).

  13. jessica lobo
    16, dezembro, 2011 em 12:42 | #13

    o filho da minha tia ontem ja chego falando se voce me bater porque eu fiz isso errado eu chamo a policia. ual!!! que lei incrivel a de voces não ? ¬¬
    agora os filhos chantageiam os pais e eles tem livre arbitrio de tudo pois alem de tudo os pais nao podem bate neles mesmo!

  14. jessica lobo
    16, dezembro, 2011 em 12:38 | #14

    Se eu nao tivesse apanhado quando criança hoje eu nao seria a mulher que eu sou….Acho que meus pais me educaram muito bem com as palmadinhas.

  15. elbert santos
    15, dezembro, 2011 em 14:04 | #15

    minha nossa!!!!!!!! esse governo deveria tomar vergonha na cara..deveria ver o estados dos nossos hospitais, será que ele tem a coragem de assentar na frente da tv e assistir crianças que estudam no quintal de um terreno? onde o teto da escola é uma pe de manga bem grande? onde o assento é pedaço de toco de arvore? onde o quadro negro é um pedaço de maderite?? será que ele está mesmo preocupado com as crianças do nosso brasilll sil sil?? ainda tem a coragem de fazer copa do mundo olimpiadas aqui….so jesus pra nos salvar dessa praga aterrorizante. e agora ainda quer dar puniçoes aos paias que na sua maioria morrem de trabalhar pra pagar impostos e nao ter retorno algum em melhorias na saúde e educaçao porque os ladroes nao deixam tao ai sendo mostrado todos os dias ladroes do colarinho branco, nao consigo dizer mais nada de tanta raiva e indiguinaçao com essa gentália. mas aqui em casa quem manda sou eu e minha esposa e aqui fez coisa errada vai levar castigo messsmo!!!!. se eu fosse vcs amiguinhos das crianças indefesa..porque vc nao tira um bumbum das suas cadeiras acolchoadas e vao passar o dia nos presidios para adolecentes..vao lá pra ver coitadinhos como eles sofrem.sao todos tao bonsinhos merecem toda atençao de vcs!!

  16. Rubens
    15, dezembro, 2011 em 04:03 | #16

    Vi seu comentario e ia postar praticamente a mesma coisa. Infelizmente vivemos um golpe comunista a “conta gotas”, disfarçado pelo discurso de democracia e desenvolvimento social, e o problema é que poucas pessoas tem percebido esse fato.

  17. João rafael
    8, dezembro, 2011 em 11:38 | #17

    Se eu achar que meu filho merece uma punição, vou bater nele!! Estado nenhum paga as minhas contas. Um absurdo esta lei!! Fora com esse ECa que é uma eca!!! COMUNISMO PURO!!

  18. Sara Andrade
    27, junho, 2011 em 18:38 | #18

    Imagine se eu não tivesse levado uma palmadinha quando criança? Aliás, não só eu, mas todas aquelas que tiveram e tem pais que sabem quando demonstrar respeito. É respeito, isso mesmo. Não concordo com a lei da palmada, acredito que esta tenha sido uma idéia que passou do limite. Proibir que os pais espanquem ou maltratem seus filhos é super justo, mas em se tratando de uma leve tapinha no bumbum, não chega nem a doer e ainda é bem educativo. No mundo atual, as crianças, a cada dia tem mais vontades e muitas delas acabam por dar a “palmadinha” nos pais, se não tiverem o desejo atendido. E aí, como ficam esses pequenos possíveis infratores amanhã na sociedade? Dessa forma não apoiaria essa lei em sua totalidade se tivesse o poder de me manifestar para tanto, mas sirvo-me deste pequeno espaço para citar até algo sobre mim. Quando criança, levei palmadinhas e olhares de reprovação. Isso me fez ser a pessoa honesta e justa que sou. Inclusive, escolhi ser jurista e ainda estando no começo da minha caminhada, seguir o caminho de defesa aos pequeninos, mas com as devidas restrições que acho pertinente.

  19. Aline Lika
    26, abril, 2011 em 15:20 | #19

    Desculpe-me… Mas eu concordo com as palmadinhas que os pais dão nos filhos sim. Eu não concordo com o espancamento, é por causa dessas leis que protege os menores dessas paumadinhas, que a sociedade está criando um monte de marginal, eu culpo a legislação por isso, antes os pais educar dando palmadas do que a policia matar. Sou contra os pais que espanca os filhos principalmente sem motivo, mas, dar palmada, castigar adianta sim. Como pode uma criança de 10 matar um adulto e não ser condenado? É por falta dessas palmadas que muitas crianças andam se prostituindo, roubando, matando e até estuprador, é por causa dessas leis que não deixa os pais educarem da maneira certa. Antigamente não existiam tantos jovens fazendo essas coisas não.

    Mas alem disso tem a discorda que muito tem contra a Biblia Sagrada, Acho também que essa lei alem de tirar a autoridade dos pais sobre os filho é para disfazer da Bilbia.
    E quendo eu for reclamar com o meu filho… o que ele vai mim dizer: Você não pode mim bater mesmo, então eu nem ligo!

  20. jeny chaveirinho
    17, março, 2011 em 02:48 | #20

    jeny chaveirinho :

    bom pra essa lei tem tipo……
    dupla opiniao
    pois tem pais q abusam da sua autoridade, e akbam esagerandu na hora d corrigir seus filhos
    entao a esc kso eu sou totalment a favor
    mas……..
    por outro angulo posso dizer q sou contra pq essa lei proib tds os tipos d puniçoes e isso eu acho erradopq a criança só vai fazer oq quizer e os pais n poderam fazer nd

    É MUITO POLEMICO MESMO ESSE ASSUNTO

  21. David
    18, novembro, 2010 em 20:42 | #21

    Ola a todos!
    Na biblia consta, que a palmada nada mais é que um sinal de alerta, que é totalmente diferente de espancamento, então por gentileza crie empregos ou algo parecido para ocupar o tempo das crianças e adolescente, ou sugiro que o governo acolha os mesmo e de a Educação devida.

  22. carla
    13, setembro, 2010 em 19:21 | #22

    e tem crianças e adolescentes que ficam com tanta magoa dos pais que quando ficam mais velhos acabam batendo machucando os pais por terem apanhado quando criança

  23. carla
    13, setembro, 2010 em 19:19 | #23

    eu concordo com proibir a palmada com tantas crinaças que estao sofrendo apanhando dos pais de bobeira .
    eu aprovo essa lei pois esses dias vi uma mãe puxando a menina pelo cabelo e dando um tapa na cara dela do nada so por causa que ela tinha deixado o sorvete cair a mae dela ficou muito brava chamando e puxando o irmao dela pela camiseta quase matando o menininho tantas crianças e adolescentes apanham sem ter causa eu ja apanhei de deixar as pernas roxas so por causa que fui na praça eu aprovo pois pessoas bebem extressam e algumas fumam e descontan todas as raivas no filhos e isso é errado e as crianças e adolescentes nao tem por onde se defender entao eu aprovo

  24. Lionel
    10, setembro, 2010 em 20:33 | #24

    Eu considero todo você que estão criticando a lei um bando de ridiculos inúteis, por que, não porque eu aprovo a lei, muito pelo contrário, mas se vocês tão todos revoltadinhos como madames no cio derrubem a lei. Saiam do comodismo de suas vidas, cerquem as suas prefeitura e exigem que seus governantes forcem Lula a desfazer a lei, se não der certo vão para brasilia e derrubem o presidente com as próprias mão, “Ah! Mas aí ele manda o exercíto nos matar”, cada povo tem o governante que merece e se você se gag#### de medo merecem terem a vida destruída por seus governante.

  25. Osimar Luiza Vieira Santos
    10, agosto, 2010 em 18:32 | #25

    A Lei que proíbe a “A Palmada”.

    Considerei absurda a Lei, porque tira a autoridade e autonomia dos pais. Os pais são responsáveis pela proteção e educação de seus filhos. A educação através do dialogo é muito eficaz, mas há momento em que essa ferramenta não funciona, então é necessário recorrer à outra alternativa, como a palmada, a mesma é para educar, estabelecer limites, etc. Na minha infância, muitas vezes fui corrigida com a palmada e agradeço a Deus pelos pais que tive, pois tiveram pulso firme com a disciplina de seus filhos, porque tinham a finalidade de formar cidadãos de bem e úteis à sociedade. Vale ressaltar que os valores: respeito, moral, ética, etc, são adquiridos no lar com os pais e infelizmente esses valores estão em extinção.

    Em Provérbios 13:24 diz: “ o que retem sua vara, aborrece o seu filho, mas o que o ama, a seu tempo o castiga”. O Estatuto da Criança do Adolescente é a Lei que protege a criança e o adolescente, o Estatuto contem direitos e deveres, mas, muitos menores se agarram aos direitos e colocam o dedo na cara dos pais e dizem se você me corrigir eu te denuncio para o Conselho Tutelar, imagine se essa Lei for aprovada, como vai ficar a família e a sociedade? O Estado não deve intervir na maneira como os pais educam seus filhos a não ser que esses comentam crime como a violência.

  26. michel
    25, julho, 2010 em 01:28 | #26

    Bom como bom brasileiro que sou
    vou ser bem claro se o nosso exelenticimo presidente da republca
    é hoje o CARA pra vota em uma lei dessa é poque ele tambem levou palmadas e não gostou mais vou dizer uma coisa ele tem que agradescer as palmadas pq se não fosse elas ele não era PRESIDENTE.
    E olha ai gente a DILMA vem ai cuidade pois o PT ja mostrou oque que então cuidado na hora de votar .
    raço a todos e T+

    ab

  27. 19, julho, 2010 em 20:40 | #27

    Saudações aos governantes que aderiram a este novo estatuto!!! MEUS PARABÉNS! VCS ESTÃO SUPER CORRETOS, SO PRECISO SABER AONDE POSSO MANDAR A FATURA DAS CX DE LEITE DIGERIDAS PELOS MEUS FILHOS, A CONTA DAS ROUPAS, DO COLÉGIO, ENFIM DOS GASTOS QUE ELE ME DÃO!!PQ JA QUE PALMADAS NAO PODEM, VCS ESTÃO NA VERDADE INCENTIVANDO O TERRORISMO EM RELAÇÃO A NÓS PAIS E MÃES DE FAMÍIA QUE FAZEMOS O POSSIVEL PRA QUE ELES “DE COISAS BOAS NO FUTURO”…MAS OLHA, DEFINITIVAMENTE….ESSE É MESMO O BRASIL….AKELE DA COPA!!! LEMBRA-SE? POIS É COMO PERDERAM AGORA A CULPA VEM PROS PAIS..LEGAL NÉ??? MAS EM 2014 O GOVERNO DITA NOVAS REGRAS PODEMOS FICAR SOSSEGADOS!!!

  28. Amarildo Caldeira
    19, julho, 2010 em 14:03 | #28

    Estamos integrando um Conselho Municipal de Criança e Adolescente e em seminario a Associação de Magistrado de Infancia, no Rio de Janeiro, já mostramos a falta de condição de trabalho dos Conselheiros Municipais e Tutelares ( estes recebem Ajuda de Custo facultativa do Governo que tem que fiscalizar…); Agora com a Lei do Estupro e a Lei da Palmada, o caus tende a se agravar.
    Se é para destruir a familia e a ordem, estão fazendo um grande trabalho;

  29. Garcia de Sena
    18, julho, 2010 em 15:09 | #29

    No meu tempo de criança, papai era muito respeitado, bastava um olhar seu e entendíamos tudo, ele raramente nos batia. Mas, quando o fazia era para valer mesmo.Brincava conosco se necessário fosse sem igualitarismo, lembro-me dele soltando uma moeda a rodar, depois, cobria com a mão e dizia: cara ou coroa? Essa lembrança do verso e reverso da moeda veio-me à mente devido o tal projeto da Palmada assinado pelo Lula. Bem poderiam fazer uma moeda com a efígie dele. De um lado, o Lula Paz e amor, do outro, o Herodes do Sec. XXI.
    Tão solícito pelas criancinhas protegendo-as das palmadas. Todo feroz mandando-as matar antes de nascar… pois, é o que prega no PNDH-3 quando propõe a aprovação do aborto.

  30. Garrido
    17, julho, 2010 em 22:24 | #30

    O governo deste cidadão que tenho nojo de escrever o nome é de tal maneira grotesco e idiota que faz o cidadão ter vergonha de ser Brasileiro. Temos de derrubar este governo antes que ele nos leve à uma ditadura de estado.

  31. 17, julho, 2010 em 21:28 | #31

    Oportuno e importante artigo contra mais essa grave ameaça à Família.

    Já ensinava o famoso jurista italiano, Taparelli d’Azegli, que a liberdade para as paixões humanas é o caminho para a ditadura do Estado. Quanto menos uma pessoa é capaz de controlar a si mesma, mais deverá ser controlada pelo Estado.

    Impedir que os próprios pais castiguem seus filhos, que são por eles amados e protegidos, não apenas é gravemente contrário à moral (e contrário às crianças, que precisam aprender com os pais as regras do convívio social), como será um grande problema futuro ao próprio Estado.

  32. Edson Lopes de Moura
    17, julho, 2010 em 19:37 | #32

    Gostaria de saber quem é o autor desta lei? ou de quem é? Nome do deputado, etc… e a lista de quem aprovou.

    Quem souber me responder, agradeço.

    Edson Lopes

  33. Pedro
    17, julho, 2010 em 18:57 | #33

    Se voce quer conhecer na integra o que significa esse tal de socialismo, que para mim não é nada diferente de um encurralamento de uma tropa de gado indo para o abatedouro….. veja no youtube um grande cardume de sardinhas cercados por alguns golfinhos ou baleias.
    Outra situação que me parece estar acontecendo no Brasil é a de como se pega os porcos selvagens, colocando-se cercas aos poucos e após fechando a porteira, quando já é tarde.
    ACORDEMOS BRASIL, POIS JÁ É TARDE!!!

  34. João Guilherme Barbedo Marques
    17, julho, 2010 em 18:51 | #34

    Este projeto de lei, totalmente absurdo e a despropósito, insere-se como uma luva no malfadado PNDH-3.
    Os governantes já dizem: alto aí, que não aceitamos reclamações. O projeto foi feito de acordo com a “sociedade civil”. Que sociedade civil? Quando? Como? e mais uma série de perguntas que se podem acrescentar. Senhor Congresso, isto já tem o apoio da sociedade civil; nada de modificar ou reclamar; aprove e cale.
    Quantos “sovietes” foram ouvidos?

  35. JOSE ANTONIO
    17, julho, 2010 em 15:08 | #35

    Esta lei é propria dos socialistas e comunistas. Onde imperou esses regimes, os filhos são do Estado e não das familias. Estado ditador de regras de todo tipo, onde o cidadão apenas cumpre o que o ditador cita na lei.
    Em todo caso aqui no Brasil, já que qualquer bandido preso tem de passar pelo IML para fazer exame corpo de delito, como parte da impunidade, a criança também será examinada para processar os pais. O que os pais não oferecem em casa as crianças e jovens buscam fora, não é isso? Assim o que os pais não fizerem em casa em se tratando de premio ou castigo, pessoas alheias farão isso com mais violencia que uma simples palmada. E já se vê fazerem isso diariamente por aí. E quando acontecer novamente os pais estarão em palpos do ECA, dos “Direitos Humanos”. QUEM SABE SE AO FINAL OS CASAIS DECUBRAM QUE NÃO COMPENSA TER FILHOS. Filhos bandidos, filhos para servir aos bandidos, as forças armadas contra os bandidos, bandidos dominando a sociedade com toques de recolher, e por ai vai.
    SALVE A PATRIA BRASILEIRA, no sentido de esta estar perdida.

  36. Abel Campos
    17, julho, 2010 em 14:14 | #36

    Que o governo Lula, com esse ministrozinho Vanucci à frente, esteja querendo implantar no Brasil o sistema soviético que tira os filhos dos pais e os coloca na mão do Estado todo-poderoso, não temos dúvida.
    Está na lógica péssima do comunismo, do qual o PT partilha.
    A pretexto de casos de violência familiar, querem tirar dos pais o direito de educar os próprios filhos, o que supõe o direito de castigos físicos moderados, como a palmada.
    Diz a Sagrada Escritura que “o pai que poupa a vara ao filho, odeia o filho”.
    Com isso há uma torção do direito natural que ensina que a educação da prole cabe primordialmente aos pais, e nunca ao governo.
    Agora, que isso seja possível sem alarme da opinião pública, isso é lamentável!
    O Brasil está dormindo, porque, por enquanto, velhacamente ainda não avançam sobre o bolso dos particulares.
    Por muito menos Jango foi derrubado.
    Lembro-me do título de um livro escrito pela TFP espanhola na década de 1980:
    “España, anestesiada sin percibirlo, amordazada sin saberlo, extraviada sin quererlo — La obra del PSOE”
    Poderíamos adaptar isto para o Brasil:
    “BRASIL,
    Anestesiado sem o perceber
    Amordaçado sem o querer
    Extraviado sem o saber:
    A obra do PT”
    Tenho dito!

  37. Arnaldo de Sá Gomes
    16, julho, 2010 em 21:00 | #37

    (Provérbios 13,24)

    Quem poupa a vara, odeia o seu filho; mas aquele que o ama aplica-lhe a correcção.
    Daí que quem impede usar a vara no seu filho impede ao pai de amar seu filho.

  38. Gabriel
    16, julho, 2010 em 14:47 | #38

    Quando gritam por liberdade, liberdade, tenha certeza, é uma das primeiras coisas que vao lhe tirar quando assumirem o poder. Memento paises comunistas e como diz bem o Ricardo, dentro da “normalidade”.
    Levei boas surras quando garoto. diz as Sagradas Escrituras que a loucura domina a cabeça da criança e só a varinha à afungentará. Pergunte-me se fiquei rancoroso com meus pais por isto. Sou capaz de discutir se alguem tem mais estima aos seus do que eu aos meus.
    Como diz muito apropriadamente nossos mineiros “o pé da galinha nao mata o pintinho”, Saudaçoes.

  39. Ricardo
    16, julho, 2010 em 11:33 | #39

    Já reparam que daqui a pouco teremos toda nossa vida “orientada” pelo Estado, que nos dirá o que devemos comer, que exercício devemos fazer, se fumamos ou não, o que bebemos, e daqui a pouco com quantos decibéis o pai deve se dirigir aos filhos. Sem contar que isso lembra episódios que já lemos na história de países comunistas, com filhos delatando pais. Tudo isso vai se passando de uma forma “normal”, como se fosse avanços da sociedade, que a cada dia vai se esquecendo da verdadeira normalidade da vida.

  1. Nenhum trackback ainda.