Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

03/01 – Santíssimo Nome de Jesus


Essa festa é relativamente recente. É de origem franciscana, e sua divulgação deve-se, em grande parte, à pregação de São Bernardino de Siena. Com efeito, pode-se dizer que esse santo foi o iniciador do culto ao dulcíssimo Nome de Jesus. No final de seus sermões mostrava ao povo uma bandeirola na qual havia gravado em letras de ouro o monograma JHS, e convidava os fiéis a prosternarem-se diante dela para venerar o nome do Redentor do mundo. O papa Inocêncio XIII estendeu à Igreja Universal em 1721 essa devoção.

Essa festa é normalmente celebrada em janeiro, uma vez que, no dia 1º., festejava-se a Circuncisão de Jesus. Ora, segundo o costume dos judeus, era no oitavo dia depois do nascimento que se dava o nome aos meninos circuncidados, como nos diz o Evangelho desse dia: “Ao fim do oitavo dia, quando Ele foi circuncidado, foi chamado Jesus, o nome dado pelo anjo antes de ser concebido no ventre de sua Mãe” (Lc 2, 21). Por isso o catolicismo medieval celebrava os dois eventos como a Festa da Circuncisão de Cristo.

O nome de Jesus significa Salvador; fora indicado em sonhos a José, com o seu significado (Mt 21), e à Virgem Maria pelo anjo Gabriel, no episódio da Anunciação (Lc 1, 13-33). O Nome de Jesus está no cerne da oração cristã. Todas as orações litúrgicas são concluídas pela fórmula “por Nosso Senhor Jesus Cristo…”. Ele está também no centro da Ave-Maria, que culmina com o: “e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”. Pelo que o Rosário é centrado no Nome de Jesus, e tem o poder desse Nome ao qual “todo joelho se dobra nos Céus, na Terra e nos Infernos” (Cfr. Fil 2, 10).

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados