Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

03/02 – São Brás, Bispo e Mártir


Deste Santo é dito no Martirológio Romano: “Em Sebaste, na Armênia, a paixão de São Brás, bispo e mártir. Sob o prefeito Agrícola, este grande taumaturgo sofreu uma longa flagelação, e foi suspenso a um tronco, sobre o qual lhe desfibraram as carnes com pentes de ferro. Depois, lançaram-no numa asquerosa enxovia, e submergiram-no num lago, donde saiu incólume. Por ordem do mesmo juiz, foi por fim degolado, junto com dois meninos”.

É preciso dizer que este mártir do início do século IV, só entrou no calendário romano acompanhado por notícias históricas, nos martirológios europeus do século IX. A partir daí, foi surpreendente a popularidade que esse bispo alcançou na Idade Média e depois. Em sua honra, levantaram-se só em Roma, 35 igrejas.

Embora as Atas de sua vida sejam do século IX, elas têm um fundo de verdade e historicidade que não se pode desprezar. A tradição oral e a liturgia conservaram sempre os traços fundamentais do seu caráter e santidade, apesar do exagero do autor anônimo de sua lenda escrita. São Brás é um dos 14 Santos Auxiliares.

Ele teria nascido em Sebaste no fim do século III, de pais abastados, que puderam dar-lhe boa educação. O santo especializou-se então em medicina. Mas logo se desiludiu com o que o mundo poderia oferecer-lhe, e retirou-se para a região do Monte Argeu como eremita. Sua vida de oração e penitência logo repercutiu na cidade. E quando faleceu o bispo local, os habitantes de Sebaste o aclamaram como seu novo pontífice. A contragosto, Brás teve que ceder.

Segundo as Atas, o novo bispo transformou a cova em que habitava em seu palácio episcopal. E de lá descia à cidade quando as obrigações do seu zelo pastoral o reclamavam. Essas Atas insistem nas múltiplas curas que começou a operar, sobretudo em favor dos pobres.

Ora, sucedeu então que Licínio, o marido de Constança, irmã do imperador Constantino, ficou com o Império do Oriente, mantendo Constantino para si o do Ocidente. Mas logo surgiu uma desavença entre os dois Imperadores. Constantino derrotou Licínio, contudo deixou-lhe a Trácia e a Ásia. Este então, por ódio a Constantino, começou a perseguir os cristãos, negando-lhes até o direito de frequentarem a igreja.

As províncias da Capadócia e da Armênia na época eram governadas em nome de Licínio, por um prefeito pagão e ferrenho anticristão chamado Agrícola. Como o bispo de Sebaste era o personagem mais brilhante entre os cristãos, decidiu persegui-lo. E aí entra o que diz o Martirológio Romano.

São Brás é o padroeiro contra as doenças da garganta porque, segundo referem as Atas, salvou a vida de um menino que estava próximo de morrer por ter engolido uma espinha de peixe.

Curioso é que, na Rússia, segundo contam também as suas Atas, o santo era venerado como advogado especial nas doenças dos animais, pelos milagres que realizou em seu favor.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados