Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

03/05 – São Felipe e São Tiago, Apóstolos e Mártires


vc_row]

São Felipe e São Tiago, Apóstolos e Mártires

As festas dos Apóstolos, que se distribuem por todo o ano, eram outrora dias santos de guarda. A de São Felipe e São Tiago, era a 11 de maio, lembrando a trasladação solene das suas relíquias para a igreja dos Santos Apóstolos, em Roma, que lhes é dedicada.

Como São Pedro e Santo André, Felipe era também originário de Betsaida, na Galileia. Parece que ele gozava de certa intimidade com Jesus Cristo, pois foi a ele que o Senhor se dirigiu no momento da multiplicação dos pães, e foi também por seu intermédio que os gentios se dirigiram a Jesus. Devemos a uma pergunta sua a resposta do Mestre: “Felipe, quem me vê, vê também o Pai”.

Segundo a tradição, Felipe tinha mulher e três filhas pequenas quando Nosso Senhor o chamou para o apostolado com o “segue-me”. Desde esse momento Felipe não vive senão para Jesus e sua causa.

Logo depois de seu chamado ao apostolado, ele vê seu amigo Natanael, e comunica-lhe a alegre notícia de ter encontrado o Messias. Sente-se tão cheio da autoridade e força de Jesus, que às dificuldades que lhe põe Natanael, não responde senão com estas lacônicas palavras: “Vem e vê”. Natanael também ficou subjugado pelo mestre.

Além das 3 menções a ele acima descritas, ouve-se mais uma vez o nome de Felipe entre os Apóstolos que esperam o Espírito Santo. Segundo a tradição, ele morreu em Hierápolis, capital da Frígia. Lá se venerava, no século II, seu sepulcro, e o de duas filhas que a Deus consagraram a virgindade. A terceira foi enterrada em Éfeso.

São Tiago, chamado “o menor” para distingui-lo do irmão de João Evangelista, era de Caná, na Galileia, e primo de Jesus. Sua mãe, Maria, e seu pai, Cleófas (ou Alfeu), pertenciam à mesma família que São José.

Esse apóstolo foi o primeiro bispo de Jerusalém, que governou por trinta anos. Conquistou grande autoridade pela austeridade de vida, assídua oração, e observância escrupulosa da Lei. Tomou parte no concílio apostólico de Jerusalém. São Paulo o cita antes de todos os outros quando menciona sua visita a Jerusalém: Encontrei “Tiago, Cefas, João, considerados como as colunas” da Igreja então (Gl 2,9).

Tendo chegado a uma avançada idade, foi precipitado do pináculo do Templo, e teve a cabeça esmagada. Escreveu uma carta aos hebreus convertidos da diáspora, espalhados pelos vários países do mundo.

Os nomes de São Felipe e de São Tiago vêm no cânon da Missa.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]
[/vc_row]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados