Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

05/11 – São Zacarias e Santa Isabel


São Lucas é quem introduz São Zacarias e Santa Isabel em seu Evangelho, narrando a aparição que o primeiro teve do Arcanjo São Gabriel, que fora anunciar-lhe o nascimento de seu filho, o futuro Precursor do Messias, e a segunda na visita de Nossa Senhora. Diz o evangelista que “ambos eram justos na presença de Deus, e irrepreensíveis caminhavam em todos os preceitos e observâncias do Senhor”. O que corresponde a uma verdadeira canonização de ambos. São Lucas afirma também que eles eram avançados em anos, e não tinham filhos.

O evangelho de São Lucas é muito conhecido. Limitamo-nos pois a ressaltar que o Precursor foi abençoado no seio materno por Jesus, presente no seio de Maria Santíssima, através da voz desta, como que mostrando que é por intermédio dela que Ele nos dá suas graças. Na ocasião Nossa Senhora foi saudada por sua prima Isabel com as palavras que todos os católicos rezam diariamente na Ave Maria.

Restringimo-nos a citar aqui algumas hipóteses, baseadas sobretudo nos evangelhos apócrifos, do que sucedeu ao santo casal depois que desaparecem do cenário bíblico.

O Pe. Pedro de Ribadeneira, discípulo de Santo Inácio, em seu Flos Sactorum, dá algumas versões a esse respeito. Diz ele que, na perseguição de Herodes, Santa Isabel fugiu para o deserto com seu filho; mas acrescenta que outra versão, tida como a mais provável, é a de que ela tenha se refugiado, com o menino, num mosteiro dos essênios, descendentes dos discípulos do Profeta Elias, e que lá ficaram até que São João Batista cumpriu sete anos de idade. Então o Precursor se retirou para o deserto, e sua mãe voltou para casa, onde teve uma santa morte.

Seu marido, São Zacarias, como tinha funções no templo, permaneceu em Jerusalém. Lá teria sido morto secretamente no santuário, por ordem de Herodes. Os que defendem esta tese, o identificam com o Zacarias que Nosso Senhor diz que foi morto entre o templo e o altar (Mt 23, 25). Pelo que o Pe. Ribadaneira lhe dá o título de “profeta e mártir”. Mas acrescenta o ínclito jesuíta que o grande São Jerônimo não concorda com esta tese, afirmando que o Zacarias dito por Nosso Senhor, era uma outra pessoa.

Seja como for, consta que seu corpo teria sido depois levado de Jerusalém para Veneza, e que lá estaria até hoje.

A Santa Igreja venera os dois santos esposos em uma só solenidade.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados