Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

09/09 – São Pedro Claver, Apóstolo dos Negros


Este santo, nascido em Verdú, no principado da Catalunha no dia 26 de junho de 1580, de pais que, segundo uns, eram da mais alta nobreza; segundo outros, eram simples camponeses. Mas todos concordam em que eram muito virtuosos, e receberam aquele filho como resposta às suas insistentes preces, prometendo consagrá-lo ao serviço de Deus.

Segundo seus biógrafos, o pequeno Pedro “amava a virtude antes ainda de a conhecer”.

Alma predestinada, quando chegou a época de continuar seus estudos em Barcelona no colégio dos jesuítas, Pedro entrou para a Congregação Mariana, a fim de obter a proteção de sua amada Senhora. Encontrando entre os filhos de Santo Inácio aquilo que sua alma almejava, pediu sua admissão na Companhia, sendo enviado a Tarragona para fazer o noviciado.

Desde o primeiro dia em religião, Pedro mostrou determinação de ser Santo e de se fazer missionário, escrevendo em seu diário: “Quero passar toda minha vida trabalhando pelas almas, para salvá-las e morrer por elas”.

Foi então que, enviado a Palma de Malhorca para estudar filosofia, encontrou Santo Afonso Rodrigues, irmão leigo e porteiro do convento, com fama de santidade . Diz um hagiógrafo que, “apenas cruzou o umbral do convento, o porteiro caiu de joelhos diante dele, beijou-lhe os pés e os cobriu de lágrimas. Turbado e confuso, o estudante ajoelhou-se também e, estreitando nos braços o leigo, o abraçou ternamente. Interiormente esclarecidos sobre os méritos um do outro, eles se olharam com mútuo respeito, com a mesma confiança, o mesmo amor”. Isso porque Santo Afonso tinha visto em êxtase as muitas almas que seu discípulo deveria ganhar para o céu na América, para onde ele foi enviado.

Em Santa Fé de Bogotá, na Colômbia, São Pedro concluiu seus estudos e foi ordenado sacerdote, sendo designado para o colégio do porto de Cartagena de las Indias, onde deveria ficar por mais de quarenta anos.

Essa cidade era então um dos mais importantes centros comerciais espanhóis no Novo Mundo, e principal porto negreiro. Nele chegavam mais de 10 mil escravos por ano, que eram confinados em verdadeiros pardieiros até serem adquiridos por algum senhor. Sua miséria material só encontrava símile na miséria moral.

São Pedro Claver começou então seu apostolado com os inúmeros escravos vindos das costas da África com tanta determinação que, ao pronunciar seus votos de profissão, acrescentou heroicamente um quarto, que foi o de se tornar o escravo dos escravos. No princípio auxiliava o Pe. Sandoval, que já fazia esse trabalho. Aos poucos tornou-se pai, consolador, enfermeiro e evangelizador desse povo sofredor. Para ele mendigava nas ruas de Cartagena sem o menor respeito humano, distribuindo depois, de acordo com as necessidades de cada um, o que tinha angariado.

Pedro Claver sobretudo instruía-os na santa religião, batizava-os, e velava para que conservassem as práticas religiosas. Depois visitava-os nas casas de seus donos para cuidar da salvação de suas almas e do cuidado com seus corpos.

Apesar de sua imensa atividade em prol do próximo, sua regularidade na vida conventual não sofria detrimento. Era dos religiosos mais observantes, e modelo para todos.

Nos últimos quatro anos de sua vida o santo foi atacado pelo mal de Parkinson, ficando com pés e mãos semi-paralisados. Mesmo assim pedia que o carregassem até o confes­sionário.

São Pedro Claver faleceu em 8 de setembro de 1654 aos 74 anos, sendo declarado por São Pio X especial patrono de todas as missões entre os negros.

         O Martirológio Romano dele diz: “Em Cartagena, na América do Sul, São Pedro Claver, sacerdote da Companhia de Jesus, confessor que, com admirável abnegação de si mesmo e exímia caridade, trabalhou mais de quarenta anos em prol dos negros escravos. De sua própria mãe batizou quase trezentos mil deles. O sumo pontífice Leão XIII inscreveu-o no número dos Santos, e logo depois também o declarou e instituiu, de modo particular, celeste padroeiro das Sagradas Missões entre os negros”.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados