Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

10/10 – São Paulino de York, Confessor


A vida deste santo do século VII foi escrita por São Beda o Venerável. Ele era monge beneditino em Roma quando o Papa São Gregório Magno o enviou em 601 como missionário para a Inglaterra, quase toda tomada pelo paganismo. Paulino chegou àquele país em 604 com o segundo grupo de missionários.

Pouco se sabe sobre suas atividades nas duas décadas seguintes. Mas sabemos que, por volta de 625, ele foi sagrado bispo de Kent. Acompanhou então Etelburga, irmã do rei local, em sua viagem à Nortúmbria, onde a princesa deveria casar-se com o rei Eduíno. O santo obteve a conversão ao catolicismo do rei e de diversos de seus súditos.

Uma das damas da Corte, Hilda, convertida pelo Santo tornou-se abadessa de Whitby, e alcançaria também a honra dos altares. São Beda afirma, em escritos do século VIII, que Paulino desejava converter os nortumbrianos à verdadeira fé, assim como dar assistência à rainha.

O mesmo escritor sacro o descreve como “um homem de alta estatura, um tanto curvado, com cabelos negros e o rosto magro, um nariz torto e fino, e com um aspecto tanto venerável quanto admirável”. São Beda provavelmente obteve esta descrição de Tiago, “o Diácono”, companheiro de Paulino, que ainda estava vivo em sua época.

Com a morte do rei Eduíno e a fragmentação do reino, houve um declínio do cristianismo, tendo os sucessores imediatos do falecido rei voltado ao paganismo. Paulino então acompanhou a rainha de volta para Kent, deixando seu diácono, Tiago, para atender aos católicos na Nortúmbria. Foi nomeado depois bispo de Rochester, falecendo em 10 de outubro de 644, sendo logo venerado como santo.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados