Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

11/01 – Santo Higino Papa, Mártir

Higino, originário de Atenas, sucedeu a São Telésforo como papa no ano 136. Apesar de algumas divergências sobre seu martírio, é amplamente reconhecido como santo, tendo governado a Igreja por 4 anos durante um período de perseguições e heresias.


11/01 – Santo Higino Papa, Mártir

Santo Higino

Higino era oriundo de Atenas, filho de um filósofo, e subiu ao sólio pontifício sucedendo ao papa São Telésforo, do qual diz o Martirológio Romano: “Sob Antonino Pio sofreu glorioso martírio, depois de muitos trabalhos que suportara pela confissão de Cristo”. Higino governou a Igreja durante 4 anos num período muito perturbado pelas perseguições e heresias, entre o ano 136 e 140, sendo o oitavo – ou segundo outros o nono –, sucessor de Pedro.

Embora alguns eruditos discordem de que ele tenha sido mártir, concordam, entretanto, que tenha sido santo por seus méritos. Contudo o Livro dos Pontífices e o Martirológio Romano afirmam que Higino sofreu o martírio no dia 11 de janeiro, durante a perseguição de Antonino Pio, e que foi sepultado junto a São Pedro, no Vaticano.

Durante o pontificado de Higino sobrevieram muitas desgraças. Ora, os pagãos acusavam os cristãos de feiticeiros, e por isso atribuíam a eles todos os flagelos que sofriam. Daí persegui-los sem trégua, julgando obsequiar aos seus ídolos com a morte dos cristãos.

Além disso, o que mais exigia a atenção do Pontífice, era o surgimento de heresias na própria Igreja, como as de Valentim, Marcião e a de Cerdon. Com a ajuda do filósofo São Justino – luz brilhante de seu século – Santo Higino condenou as heresias e os heresiarcas, esmerando-se na preservação íntegra do ensinamento dos Evangelhos.

Santo Higino redefiniu as estruturas hierárquicas da Igreja. Embora estas se encontrassem estabelecidas desde os Apóstolos com vários regulamentos posteriores de disciplina, as perseguições de Trajano e Adriano tinham dado causa à sua confusão e relaxamento. Higino restituiu e aperfeiçoou esses regulamentos, tornando essas estruturas mais precisas, e ordenando em cada um dos graus eclesiásticos o modo de exercer as respectivas funções. Ele instituiu também as Ordens Menores para o acesso ao sacerdócio, e melhorar o serviço da Igreja. A ele também se deve o costume de se ter um padrinho e uma madrinha no batismo.

Enfim, ao seu zelo e à sua vigilância se deveu o fervor que no seu tempo mostraram os fiéis, apesar das perseguições dos pagãos e dos esforços dos hereges.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados