Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

11/12 – São Damaso Papa, Confessor

Em Roma, São Damaso I, papa, confessor, que condenou o heresiarca Apolinário, e reconduziu Pedro, bispo de Alexandria, que fora expulso de sua sede. Descobriu também muitos corpos de santos mártires, e ornou-lhes as sepulturas com epitáfios em versos.


11/12 – São Damaso Papa, Confessor

São Damaso

Baluarte da Igreja primitiva, papa em uma época muito conturbada da História, lutou contra restos de paganismo, heresias e indisciplina eclesiástica. Restaurou e embelezou as catacumbas, construiu igrejas e reformou o clero.

Um cidadão espanhol, Antônio, estabeleceu-se em Roma com sua esposa, um filho e uma filha. Uma inscrição na basílica de São Lourenço in Damaso, na Cidade Eterna, diz que, depois de certo tempo de vida comum com sua esposa, com seu consentimento, eles se separaram, e ele recebeu as ordens sacras, sendo-lhe designada a paróquia de São Lourenço. Seu filho Damaso, nascido na Espanha em 305, seguiu também a carreira eclesiástica. Laurência, sua mãe, vivia ainda quando ele foi elevado ao solo pontifício em 366. Como sua filha Irene, ela também se havia consagrado a Deus.

São DamasoSão Damaso

Ocorrera então que o Imperador Constâncio, tendo aderido à heresia ariana, começou a oprimir a Igreja com seu despotismo teocrático, querendo forçar o papa da época, São Libério, a lançar um anátema contra Santo Atanásio, campeão da ortodoxia contra essa heresia.

Nada conseguindo, exilou esse Sumo Pontífice no Oriente. São Damaso deu a conhecer toda sua adesão a Libério, e obrigou-se publicamente, com o clero de Roma, a não receber outro Papa enquanto ele vivesse. Fez mais: acompanhou o Pontífice ao exílio, e com ele esteve até que Libério, julgando que Damaso seria mais útil à Igreja em Roma, ordenou-lhe que voltasse à Cidade Eterna.

Mais tarde o próprio Papa Libério também voltou a Roma, onde pouco depois faleceu. Damaso foi então eleito em seu lugar para a Sé Apostólica.

Entretanto, uma facção formada por sacerdotes e diáconos chefiada por Ursino e Lupo, não aceitou sua eleição. Arrebanhando um populacho de vagabundos e cocheiros, se congregaram na igreja de Santa Maria in Trastevere e, subornando Paulo, bispo de Tívoli, levaram-no a ordenar Ursino sacerdote, e sagrá-lo como bispo de Roma, isto é, Papa.

Esse antipapa e seus principais sequazes lançaram mão de toda sorte de calúnias para denegrir São Damaso, inclusive acusando-o de adúltero. Entretanto, não conseguiram tomar o poder.

São Jerônimo, o grande Doutor da Igreja, diz:

Damaso foi um arauto da fé, oráculo da ciência sagrada, e doutor virgem da Igreja virgem.
São Jerônimo

Esta última expressão tem o propósito de inocentar o Pontífice da calúnia acima.

Em dois sínodos romanos (368 e 369), São Damaso condenou os hereges apolinaristas e macedonianos; também enviou legados ao Concílio de Constantinopla (381), que condenou mais uma vez a heresia ariana. No sínodo romano de 369 (ou 370), foi excomungado o bispo ariano de Milão, Auxêncio, que entretanto, por favor imperial, permaneceu em sua diocese até o ano de sua morte em 374, quando o substituiu Santo Ambrósio.

No meio dessas confusões teológicas e doutrinárias, São Damaso foi o homem de critério reto que servia de pauta para os verdadeiros católicos

São Jerônimo participou do Concílio de Roma, convocado por ele em 374. O Papa reconhecendo o profundo saber e capacidade do solitário de Belém, o tomou como secretário. Encarregou-o de responder, em seu nome, às consultas teológicas que recebia, e de muitos outros trabalhos para o bem da Igreja. Entre as tarefas empreendidas por São Jerônimo merece menção a tradução que fez do Novo Testamento para o latim, de conformidade com o original grego, a confecção do Saltério.

São Damaso faleceu no dia 10 de dezembro desse ano 382.

Em Roma, São Damaso I, papa, confessor, que condenou o heresiarca Apolinário, e reconduziu Pedro, bispo de Alexandria, que fora expulso de sua sede. Descobriu também muitos corpos de santos mártires, e ornou-lhes as sepulturas com epitáfios em versos.
Martirológio Romano

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados