Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

13/03 – Santos Rodrigo e Salomão, mártires


São Rodrigo. Faz parte dos mártires de Córdoba. Pintura executada por Bartolomé Esteban Murillo.

No dia 11 vimos a vida de Santo Eulógio, pertencente ao clero de Córdoba, ao qual pertencia também outro sacerdote, Rodrigo, que foi do mesmo modo preso pelos islamitas e martirizado, mais ou menos pela mesma época. Santo Eulógio escreveu o relato de seu martírio.

Córdoba era uma cidade em muitos pontos importante pelo nascimento de Sêneca, Lucano, Averróis, Gôngora. Foi tomada dos visigodos pelos árabes em 771, e atingiu no século X seu apogeu cultural. Foi reconquistada pelo glorioso São Fernando III de Castela, o Santo, em 1236.

Rodrigo era um piedoso sacerdote, cumpridor dos deveres, e  exemplo para os cristãos que viviam oprimidos sob o jugo muçulmano.

Desejando acrisolar sua virtude, o Senhor permitiu que um dia, numa briga entre seus dois irmãos, um católico e outro muçulmano, ele interviesse para acalmar os ânimos. O irmão muçulmano enfureceu-se, e o atacou tão violentamente infringindo-lhe tantas feridas, que ele perdeu os sentidos. O agressor divulgou então malevolamente por toda a cidade que Rodrigo se apartara da religião de Jesus Cristo. Como ele era muito conhecido nos meios católicos, isso provocou muito falatório.

Esperando que os ânimos se acalmassem para se justificar, Rodrigo retirou-se para uma serra, onde passou a levar vida de contemplativo. Num dia em que ele foi à cidade para se prover de alimentos, seu irmão muçulmano o viu e, vomitando ódio, o denunciou ao juiz de sua seita.

Rodrigo foi preso e julgado. Confessou então abertamente que “nasci cristão, e cristão hei de morrer”. O seguidor de Mafoma não quis ouvir mais nada, e o mandou para a enxovia.

Nela esse confessor da fé  encontrou outro cristão, Salomão, preso também por ódio à fé. Dele não temos outra notícia que o martírio.Uma estreita amizade se estabeleceu entre os dois, que fizeram a promessa de morrer juntos pelo sacrossanto Nome de Jesus Cristo. Converteram então sua cela no cárcere em oratório, onde bendiziam a Deus.

Sabendo disso, o juiz mandou separá-los. Dias depois, como foram baldados todos os esforços para os fazer renegar a fé, condenou-os à morte.

Os dois confessores foram conduzidos ao lugar do suplício à beira de um rio, onde confessaram de novo serem cristãos, e que morriam pela Fé católica, apostólica e romana. Puseram-se então de joelhos, abraçaram-se a um Crucifixo, e entregaram o pescoço aos verdugos, que lhes decepou a cabeça. Era o ano de 837.

Esses dados chegou até nós pelo Memorial de Santo Eulógio, obra que este santo escreveu em Córdoba em 852, mesma cidade em que Rodrigo e Salomão tinham sido mortos 15 anos antes.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados