Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

15/07 – São Boaventura, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja


João de Fidenza nasceu na pequena cidade de Bagnorea, na Toscana, no ano de 1221. Seus pais eram nobres, ricos e autênticos católicos. Quando ele tinha 4 anos, foi acometido por grave doença. Sua mãe recorreu aos méritos de Francisco de Assis que, embora vivo, já era considerado por muitos como santo. E prometeu que, se por sua intercessão o menino sarasse, ela o consagraria à sua Ordem.

O menino sarou. Alguns meses depois, quando o Poverello de Assis visitava Bagnorea, foi-lhe apresentado o menino milagrosamente salvo por sua intercessão. Francisco pôs as mãos sobre sua cabeça e, tomado pelo espírito divino, anteviu toda sua futura grandeza, exclamando: “O buona ventura!”. Desta efusiva exclamação ficou o menino com o nome de Boaventura, que tanta glória deu à Igreja.

Predestinado desde o berço para ser grande defensor da Igreja e sustentáculo da Ordem franciscana, o menino foi conatural com a virtude e com os estudos: seus progressos foram tão rápidos, que seus mestres ficavam pasmos; sua inteligência tudo abarcava com uma facilidade extraordinária, e ele pôde, antes de se consagrar ao Senhor na vida religiosa, percorrer o círculo de conhecimentos ensinados nessa época, aprofundá-los e se tornar assim capaz de exercer sem atraso os cargos que lhe quisessem confiar.

Aos 17 anos quis cumprir o voto materno, e pediu admissão entre os franciscanos. Pouco depois de sua profissão religiosa, vendo seus superiores o talento extraordinário que ele tinha para os estudos, enviaram-no para continuá-los na Universidade de Paris, a mais renomada do mundo católico. Lá teve como professor o também franciscano Alexandre de Hales, que brilhava na Cidade Luz com o título de Doutor Irrefutável. O venerando mestre o recebeu como um dom do Céu. Dele costumava dizer: “Este é um verdadeiro israelita em quem Adão parece não ter pecado”.

Durante três anos Frei Boaventura estudou sob a direção desse grande mestre, e depois o substituiu no ensino. Seus momentos livres dedicava-os ao cuidado dos doentes

Como diz um hagiógrafo, “Boaventura passou sem interrupção e com o mais prodigioso resultado, das escabrosidades da filosofia às excelsitudes e profundidades da teologia, rainha das ciências. Muito pronto se viu apto para resolver com exata precisão às mais intrincadas dificuldades, pelo que ressoaram em sua honra os aplausos e louvores de toda a Universidade … As luzes de seu estudo serviam pra fazer-lhe avançar com maior rapidez e segurança pelas sendas da virtude e para acercá-lo mais a Deus” (Edelvives, El Santo de cada Día).

Por aquele tempo chegou também à Paris, para terminar seus estudos, o dominicano Tomás de Aquino, e os dois santos se uniram na mais íntima e santa amizade.

Tendo recebido a ordenação sacerdotal por obediência, Boaventura tremia de santo temor e respeito toda vez que celebrava o Santo Sacrifício. E dizia: “Como há hoje infelizes padres, descuidados de sua salvação, que comem o corpo de Jesus Cristo no altar como a carne dos mais vis animais; que, cobertos e imundos de abominações, não rugem de tocar com suas mãos infames, de beijar com seus lábios impuros o Filho de Deus, o Filho único da Virgem Maria! Sim, ouso dizer que se Deus tem por agradável o sacrifício de tais homens, Ele é mentiroso, e se faz companheiro dos pecadores”. 

Certo dia Frei Tomás foi visitá-lo, e perguntou em que livros apoiava sua sublime doutrina. Frei Boaventura mostrou-lhe alguns mas, apontando para o crucifixo sobre sua mesa, disse: “Esta é a fonte de minha doutrina; destas sagradas chagas jorram minhas luzes”.

Como Tomás de Aquino ensinava uma doutrina aristotélica, o que parecia novidade, o líder dos alunos descontentes, Guilherme do Santo Amor, saiu em guerra contra essas “inovações” e contra os professores religiosos. Os franciscanos e dominicanos encarregaram os dois, Tomás de Aquino e Boaventura, de sua defesa. O segundo consagrou um curso para refutar os erros de Guilherme, que publicou sob o título “De perfectione evangélica”, uma apologia apaixonante do estado de perfeição, que desmascarou a hipocrisia dos difamadores, e levou à sua condenação.

No Capítulo Geral dos franciscanos reunido em fevereiro de 1257 no convento de Araceli em Roma o geral, João de Parma demitiu-se, sendo Frei Boaventura eleito por unanimidade para substituí-lo. Durante 18 anos ele levou esse fardo com extrema prudência e sabedoria, procurando pela força do exemplo, fortalecer os bons no seu primitivo fervor, e com doçura, misericórdia e força, fazer os tíbios e relaxados a reafervorar-se e a observar em toda sua integridade as regras da Ordem.

Naquele capítulo Frei Boaventura recebeu a incumbência de escrever a biografia de São Francisco de Assis. Para isso foi ao Monte Alverne, onde o Poverello havia recebido os estigmas, para preparar-se pela oração e recolhimento para a tarefa.

         Teobaldo Visconti, eleito papa com o nome de Gregório X, o nomeou depois bispo de Albano e cardeal da Santa Igreja.          Finalmente em 1274, Gregório X convocou um concílio ecumênico na cidade de Lião, na França, para estudar uma forma de união entre as igrejas grega e latina, e reformar os costumes. Os dois grandes teólogos, Tomás de Aquino e Boaventura foram especialmente convocados pelo Papa para dele participarem. O primeiro faleceu à caminho. O segundo, depois de ter brilhado nas primeiras seções, foi acometido por súbita doença que o levou ao túmulo no dia 15 de julho desse mesmo ano, aos 53 anos de idade.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados