Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

15/11 – Santo Alberto Magno, Confessor e Doutor da Igreja


Santo dominicano professor de São Tomás de Aquino, cognominado Doutor universal, grande sábio, teólogo e filósofo, pregador de cruzada, foi exímio professor na Sorbonne, o mais famoso centro universitário da época.

Quando o Papa Pio XI proclamou, no dia 16 de dezembro de 1931, Santo Alberto Magno, Santo e Doutor da Igreja, declarou: “O presente momento parece ser o tempo em que a glorificação de Alberto Magno é mais calculada para conquistar almas à submissão do doce jugo de Cristo. Alberto é exatamente o Santo cujo exemplo deveria inspirar esta idade moderna, tão ardentemente procurando paz, e tão cheia de esperança em suas descobertas científicas”.

Santo Alberto Magno nasceu pelo ano de 1193 em Lauingen, cidade da Suábia bávara, filho de um conde da Casa de Bollstaedt, das mais ilustres do país.

Desde cedo foi tomado pela sede de saber, de modo que nem pensou em seguir a carreira das armas, na qual seus ancestrais se haviam gloriosamente notabilizado. É nobre e rico, mas quer ser sábio. É por isso que, depois dos primeiros estudos na terra natal, vemo-lo na universidade de Pádua.

Certo dia em que, perturbado pelo pensamento de como dispor de seu futuro, rezava diante de uma imagem de Nossa Senhora na igreja dos dominicanos, pareceu-lhe ouvir estas palavras: “Alberto, meu filho! Deixa o mundo e entra na Ordem dos Pregadores, da qual eu obtive de meu Filho a fundação para a salvação do mundo. Tu te aplicarás corajosamente às ciências segundo as prescrições da Regra, e Deus te cumulará de uma tal sabedoria, que a Igreja toda inteira será iluminada pelos livros de tua erudição”.

Alberto foi enviado a Bolonha, para o segundo convento da Ordem, o de São Nicolau, e para a universidade que passava por ser o segundo centro do mundo científico de então. Lá estudou filosofia e teologia com tanto êxito, que foi enviado para Colônia, para ensinar essas matérias, com o aplauso de toda cidade. Ensinou depois sucessivamente em várias casas de sua Ordem, especialmente Hildesheim, Friburgo, Regensburgo e Estrasburgo. Voltando a Colônia, teve por discípulo o futuro Doutor Angélico, na ocasião um jovem apenas saído da adolescência, tímido e reservado, o que lhe valeu a alcunha de boi mudo da parte de seus colegas. Mas o mestre, tendo descoberto a subtilidade de seu espírito, profundidade de pensamento, e sua grande e fiel memória, afirmou que um dia esse boi mudo mugiria tão alto, que seria ouvido em toda a terra.

Em 1245, o Mestre Geral da Ordem enviou Alberto a Paris, onde estava o colégio Santiago, o mais importante dos dominicanos e incorporado à Universidade da Cidade Luz, o mais afamado centro de estudos da Idade Média. Suas aulas tiveram um êxito estrondoso.

No ano de 1254, em Worms, Frei Alberto foi eleito provincial da província alemã dos dominicanos. Entretanto, por mais que amasse seus livros e a ciência, teve que se curvar ante a obediência e aceitar o bispado de Regensburgo.

Mas isso foi só um parênteses de dois anos em sua longa vida, pois à força de insistência, obteve do Papa dispensa do cargo, e voltou para seus livros, suas aulas e suas ciências. Se o Papa lhe concedeu essa dispensa, deu-lhe no entanto outra tarefa bastante difícil: a de pregar a Cruzada na Alemanha. Com o mesmo zelo o Magno Alberto dedicou-se a essa empresa obtendo grande sucesso, levando considerável número de senhores a receber no peito a Cruz e a partir para a Palestina.

Certo dia, o mais que octogenário Mestre Alberto estava dando uma de suas luminosas aulas quando, de repente, fez-se um branco em sua mente. Sabia ele que era o sinal que Nossa Senhora lhe dera de que toda sua ciência lhe fora dada por Deus para serviço do próximo, e que lhe seria tirada. Sinal de que seus dias estavam contados.

Numa espécie de semi-lucidez ele viveu os últimos três anos de sua vida falecendo em Colônia em 15 de novembro de 1280. Seu discípulo amado havia já seis anos antes, recebido o prêmio demasiadamente grande que Deus destina àqueles que o servem.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados