Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

17/08 – São Jacinto, Confessor


Pouco conhecido no Brasil, este santo nasceu na Silésia, entre Breslau e Cracóvia. Seu nome de batismo foi Jacke, que se traduz por João, e, segundo consta, era parente de D. Ivo Orowaz, Bispo de Cracóvia.

Nada sabemos de sua infância e juventude. Documentos seguros indicam que se tornou sacerdote, tendo pregado no convento da Santíssima Trindade, em Cracóvia, em 1228, e numa cruzada contra os prussianos em 1238.

Por volta de 1217, João foi para Roma, onde teve a graça de conhecer São Domingos de Gusmão, que havia pouco tinha fundado uma nova Ordem, a dos padres predicadores. Atraído por ela, pediu o seu ingresso. Após um breve noviciado, concluído em Bolonha provavelmente em 1221, vestiu o hábito dominicano e adotou o nome de frei Jacinto.

Foi o próprio São Domingos que o enviou de volta à sua pátria com um companheiro, frei Henrique da Morávia, para fundar um mosteiro de sua Ordem. Nasceria assim em Cracóvia o convento de São Domingos.

Depois de pregar por toda a diocese, o santo mandou alguns dominicanos missionários para a Prússia, Suécia e Dinamarca, pois esses países pagãos careciam de evangelização. O grande afluxo de religiosos à nova Ordem permitiu, em 1225, por ocasião do capítulo provincial, que se decidisse a fundação de cinco novos mosteiros na Polônia e na Boêmia. Passados três anos, após ter participado do capítulo geral da Ordem em Paris, Frei Jacinto foi para Kiev, então na Rússia, onde os dominicanos se irradiaram não só por esse país, mas também pelos Balcãs, a Prússia e a Lituânia, substituindo os cistercienses, menos preparados para o apostolado. Entre 1241 e 1242, São Jacinto viu-se obrigado a interromper as atividades apostólicas por causa das invasões tártaras, que fizeram muitos mártires e destruíram muitos conventos. Após a passagem deles, a obra missionária pôde ser retomada, e então São Jacinto retornou a Cracóvia.

São Jacinto foi um incansável pregador da palavra divina, e um dos mais pródigos colaboradores para o estabelecimento da Ordem dominicana naquelas regiões tão distantes de Roma. Foram quarenta anos de intensa vida missionária, durante a qual foram fundados os conventos de Breslau, Sandomir e Dantzig. De modo que, em 1228, no Capítulo Geral dos Dominicanos em Paris, foi criada a província dominicana da Polônia.

São Jacinto morreu como um verdadeiro gigante no dia 15 de agosto de 1257. Seu culto logo se espalhou por toda a Polônia, e a partir de 1260 seu túmulo passou a ser local de peregrinação. Considerado o Apóstolo da Polônia, ele foi canonizado pelo Papa Clemente VIII em 1594.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados