Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

19/05 – Santo Ivo de Kermartin, Confessor


São Ivo nasceu em Kermartin, na Bretanha, França, em 17 de outubro de 1253, pertencente à pequena nobreza bretã, filho de Helori, senhor da cidade onde nasceu.

Em 1267, aos catorze anos, foi enviado à Universidade de Paris, onde cursou filosofia, teologia e direito civil. Foi depois a Orleans para estudar direito canônico.

Retornando à Bretanha depois de ter recebido as ordens menores, em 1280 foi designado “oficial”, ou juiz eclesiástico da arquidiocese de Rennes. Enquanto isso, estudava também as Sagradas Escrituras, e tornou-se terceiro franciscano em Guingamp. Mais tarde, o bispo de Tréguier o convidou para ser seu “oficial”, cargo que ele aceitou.

No ano de 1284 Santo Ivo foi ordenado a convite de seu bispo. Mesmo assim continuou trabalhando como advogado e como juiz, pois naquela época isso era permitido.

Passou então 4 anos  em Rennes onde, como juiz eclesiástico,  julgava litígios, heranças, contratos e casos matrimoniais, excetuando-se  apenas os processos criminais. Passou seis anos em Louannec e como pároco numa freguesia rural (1292-1298).

Entretanto, fora isso, Ivo residiu sempre no solar familiar de Kermartin, que herdou dos pais. Lá o santo tinha muito que fazer, pois nele se encontravam um hospital e um orfanato para velhos e crianças abandonadas, e lá estavam igualmente a sua cela, capela de terceiro franciscano, e escritório de consultas.

Não houve, enquanto ele viveu, advogado de tanto renome, e homem mais estimado na Bretanha. De toda parte vinham ter com ele ignorantes, pobres e servos da gleba, oprimidos por algum péssimo senhor à procura do santo para defendê-los. Ele mesmo ia buscar os cavalos ou carneiros que tinham sido tirados de seus clientes sob pretexto de contribuições não pagas. Por sua caridade, ele mereceu o título de “advogado dos pobres”.

São Ivo não hesitava mesmo em resistir às taxas injustas do rei quando as julgava prejudiciais aos direitos da Igreja.

O santo  faleceu em Louannee em 19 de maio de 1303, sendo enterrado em Tréguier. Foi canonizado pelo papa Clemente VI, a pedido dos bispos, no ano de 1347.

São Ivo é o patrono dos advogados, procuradores, juízes, notários e órfãos abandonados.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados