Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

20/12 – Nossa Senhora no Pinheiro de Triberg


Salve Maria! ‘Maria no Pinheiro’ tem em 20 de Dezembro, a comemoração do dia de seu encontro em Triberg, na Alemanha.

Em 1644, em Triberg, na região da Floresta Negra, havia um frondoso pinheiro próximo a um poço. Alguma piedosa alma que por ali frequentava resolveu pregar nesse pinheiro uma pequena pintura de Maria Santíssima, que por algum tempo, ali foi reverenciada pelos transeuntes.

Não tardou ao vento derrubar a singela estampa, que acabou por ser enterrada pelas folhas durante a passagens das estações. Até que um dia, Bárbara Franz, uma menina de 7 anos que por ali passava com sua mãe, encontrou a imagem e a levou consigo para o altar de sua casa. Três dias depois, a menina teve tão fortes dores nos olhos que todos acreditaram que ela ficaria cega. Mas uma voz em sonho lhe disse que se a estampa fosse reposta em seu lugar, sua cura seria completa. E cumprido o pedido, logo se curou.

No ano seguinte, o alfaiate Friedrich Schwab a Ela rezou e também obteve a cura de sua grave doença. Em agradecimento, Friedrich mandou fazer um altar e esculpir uma imagenzinha de Nossa Senhora para substituir a velha pintura que não mais podia resistir ao tempo. Apesar de terem ocorrido ainda mais curas, por algum tempo, o local foi abandonado a imagem ficou no esquecimento.

Em 1692, era o dia 20 de Dezembro! Três soldados por ali passavam, quando ouviram o que parecia ser uma música celestial. Mais tarde, ao chegar em Triberg, descobriram que um residente de lá também já havia ouvido esta misteriosa música. Então, assim que souberam que por lá também havia uma imagem de Nossa Senhora, os devotos soldados voltaram ao local e encontraram a Virgem; eles tiraram a vegetação dos arredores e construíram um abrigo com a inscrição: “Santa Maria, padroeira dos soldados, rogai por nós”.

Gabriel Maurer, um outro soldado que sofria de terríveis dores nos membros, ao saber do ocorrido, fez todo esforço para chegar até a imagem milagrosa; e, diante Dela, prometeu que se fosse curado entraria para a Ordem dos Capuchinhos. Já no caminho de volta, após um breve descanso e cochilo, o saldado notou que já conseguia andar sem muletas. Logo, uma capela maior com uma casa de apoio foi ali construída; e Maurer mantendo sua promessa, por 35 anos viveu nessa casa como capuchinho guardião de ‘Maria no Pinheiro’.

Nossa Senhora no Pinheiro de Triberg, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://de.m.wikipedia.org/wiki/Maria_in_der_Tanne
https://www.wunderkraeuter.de/reise-_und_freizeittipps/deutschland/triberg/wallfahrtskirche/

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados