Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

21/10 – Santo Hilarião Abade, Confessor


Iniciador e organizador da vida monástica na Palestina, esse santo tornou-se muito popular na Idade Média, sobretudo por causa de seus milagres. São Jerônimo, que o descobriu na Palestina quando lá morou, escreveu sua biografia.

Hilarião nasceu em Tabada, perto de Gaza, na Palestina. Seus pais eram pagãos, e aos dez anos o enviaram a Alexandria para estudar. Essa cidade contava na época com fervorosa comunidade cristã, que influenciou em sua conversão ao catolicismo.

Sobretudo floresciam naquela cidade grandes sábios como Orígenes e Clemente. Hilarião tornou-se discípulo de Áquila, ilustre figura na catequese e na ciência bíblica cristã. Lá conheceu também Santo Antão, que havia vinte anos vivia na solidão do deserto, atraindo para si inúmeros discípulos. Hilarião quis tê-lo por mestre, mas Antão só o admitiu por dois meses, porque o julgava muito jovem para ficar definitivamente no deserto.

Voltando para a Palestina, Hilarião vendeu seu rico patrimônio distribuindo o obtido pelos pobres. Retirou-se depois para o deserto de Majuma, abrupto e impenetrável, diante do mar, atrás de rochas escarpadas, tendo ao lado uma lagoa, palmeiras e figueiras bravas. Construiu uma choça de juncos e ramos que fortificou com pedras. Comia só ervas, uma só vez por dia. Mais tarde consentiu em comer um pedaço de pão e regá-lo com azeite. Não tinha ainda vinte anos quando principiou essa vida de rigor e, passados vinte e dois anos, o mundo começou a dar conta dele.

Viajou então para o Egito, onde morrera o grande Santo Antão. Esteve em Alexandria, onde soube que os emissários de Juliano, o Apóstata, o procuravam. Foi para a Sicília, depois esteve na Dalmácia e navegou para Chipre. O bispo dessa Ilha era então Santo Epifânio. Este santo admirou a santidade do peregrino, enquanto Hilarião admirou a ciência do bispo.

Quando Santo Hilarião morreu pelo ano de 372, Santo Epifânio foi o seu primeiro panegirista. Na morte ele não tinha deixado senão uma túnica de esparto, um manto, uma cógula, e um Evangelho. Seu discípulo Esíquio recolheu essas preciosas relíquias e transportou para a Palestina. Os habitantes de Gaza saíram para recebê-las, como se fossem de mártires.

Santo Hilarião foi dos primeiros confessores venerados como santos, honra que se reservava a princípio só para os mártires.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados