Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

23/12 – São João Câncio, Confessor

Em Cracóvia, na Polônia, o natalício [para o céu] de São João Câncio, presbítero, confessor, famoso pela erudição, pelo zelo de propagar a fé, pelas virtudes e milagres. O Sumo Pontífice Clemente XIII inscreveu-o no número dos Santos


23/12 – São João Câncio, Confessor

São João Câncio

Considerado um dos santos mais representativos e queridos da heroica Polônia, São João Câncio é chamado pelo seu povo, de a “glória da nação polonesa” e o “pai da pátria”. Isso num país que sempre teve orgulho de sua fé católica e fidelidade à cátedra de Pedro.

João de Kety – ou “Câncio”, como ele mesmo se chamava latinizando seu nome –, nasceu naquela cidade da diocese de Cracóvia, na Polônia, em 1390. Ordenou-se sacerdote, e foi por muitos anos professor da Universidade de Cracóvia, fundada por Vladislau III Jagelão, lituano, que se converteu ao catolicismo para casar-se com a que seria Santa Edviges, herdeira do trono polonês.

Câncio tinha grande virtude, sobretudo piedade e caridade, tornando-se modelo insigne para seus colegas e discípulos. Segundo o Papa Clemente XIII, ele deve ser contado entre aqueles excelentes varões que foram exímios pela santidade e doutrina, que praticavam o que ensinavam, e que defenderam a verdadeira fé impugnada pelos hereges.

Enquanto nas regiões vizinhas pululavam as heresias e os cismas, o bem-aventurado João ensinava na Universidade de Cracóvia a doutrina haurida da mais pura fonte, e com muito empenho explicava ao povo em seus sermões o caminho da santidade, confirmando o que pregava com o exemplo da sua humildade, castidade, misericórdia, penitência, e todas as outras virtudes próprias de um santo sacerdote e de zeloso ministro de Nosso Senhor Jesus Cristo. Desse modo São João Câncio era um modelo e uma glória não só para os mestres e discípulos, mas para todo o povo.

Na qualidade de preceptor dos príncipes da Casa real polonesa, às vezes não podia se subtrair de participar em alguma festa mundana. Um dia pois, se apresentou a um banquete com suas roupas humildes, e um doméstico, não o reconhecendo, o colocou para fora. João foi se trocar, e voltou à recepção. Desta vez pôde entrar, mas durante o almoço um servente desastrado esvaziou um copo de vinho nas suas vestes. João sorriu afirmando: “Está certo que também a minha roupa tenha a sua parte, pois foi graças a ela que pude entrar aqui.

Cidade de KetyCidade de Kety

Tanto nas pequenas como nas grandes adversidades, São João teve sempre em mira algo de bem superior ao prestígio, à carreira e ao bem-estar materiais: “Mais para o alto!”, repetia frequentemente querendo exprimir com este lema o seu programa de vida ascética.

São João Câncio se distinguiu sobretudo pela caridade evangélica, com uma marca claramente franciscana.

Cidade de Kety na Polônia.Cidade de Kety na Polônia.

Durante uma de suas peregrinações a Roma, a diligência em que viajava foi assaltada e depredada por um grupo de bandidos que infestavam os arredores da Cidade Eterna. Ele também foi roubado; depois, percebendo que no fundo de um bolso tinha ficado uma moeda de prata, correu atrás dos bandidos, dizendo: “Vocês esqueceram esta”. O biógrafo que conta o episódio, afirma que os bandidos, comovidos, restituíram todo o dinheiro do assalto.

São João de Kety ou Câncio morreu em Cracóvia, com a idade de oitenta e três anos, na noite de Natal de 1473 e foi canonizado em 1767.

Em Cracóvia, na Polônia, o natalício [para o céu] de São João Câncio, presbítero, confessor, famoso pela erudição, pelo zelo de propagar a fé, pelas virtudes e milagres. O Sumo Pontífice Clemente XIII inscreveu-o no número dos Santos.
Martirológio Romano

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados