Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

26/09 – São Cosme e São Damião, Mártires


 

Esses dois irmãos, provavelmente gêmeos, foram decapitados na perseguição de Diocleciano (284-305). Segundo a tradição, eram médicos, de alta linhagem, e convictos cristãos. Os gregos os chamam anargiros, que quer dizer sem dinheiro porque, no exercício da profissão, eram muito desprendidos e caritativos com os pobres e necessitados.

Nas atas do martírio de ambos, a história se entrelaça com a legenda. Mas há nelas passagens que os mais exigentes críticos consideram reprodução exata do processo oficial. Por exemplo, o juiz que os interrogou em Egeia da Cilícia, na Ásia Menor, é personagem histórica bem conhecida.

Quando este os intimou a renunciar a fé e a sacrificar aos ídolos, eles responderam: “Os teus deuses são vãos e puras aparências, nem sequer se lhes pode dar nome de homens, mas de demônios”.

Isso enfureceu o juiz que mandou que lhes atassem os pés e as mãos, e os torturassem até que resolvessem sacrificar. Eles passaram pelos piores tormentos, sorrindo ao juiz, que então mandou que fossem decapitados.

Os cristãos do Oriente professaram praticamente desde o início, uma profunda devoção a esses dois Santos, em virtude das inúmeras curas operadas sobre seu túmulo. Seu culto foi introduzido em Roma no século VI.

A Missa composta em sua honra está cheia da dupla ideia de cura e salvação, e evoca bem os dois médicos que curavam ao mesmo tempo corpos e almas.

Os nomes dos dois mártires estão no cânon da Missa, logo depois dos mártires romanos.

O Martirológio Romano Monástico diz deles neste dia: “Na Síria setentrional, o martírio dos Santos Cosme e Damião, que uma tradição apresenta como dois irmãos que exerceram gratuitamente a medicina a fim de ganhar a clientela para a fé cristã. Seu culto se popularizou muito na região mediterrânea a partir do século V”.

 

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados