Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

29/08 – Martírio de São João Batista

São João Batista, por ter condenado o adultério do rei Herodes, teve sua cabeça decapitada pelo rei adúltero, que não aceitou a condenação do santo mártir quando afirmou o “non licet” (“Não te é permitido tomá-la por mulher”, Mt 14, 4).


29/08 – Martírio de São João Batista

Martírio de S. João Batista

Com exceção de Cristo Jesus e de sua Mãe Santíssima, São João Batista é o único santo nos anais da Igreja de quem se celebra o nascimento e a morte.

Salomé recebe a cabeça de S. João Batista. Pintura de Bernadino Luini (1510), Museu do Louvre, Paris [Foto PRC]Salomé recebe a cabeça de S. João Batista. Pintura de Bernadino Luini (1510), Museu do Louvre, Paris [Foto PRC]

O Precursor, preparando o caminho do Senhor, pregava o batismo da penitência na Galiléia e Peréia, que estavam sob a jurisdição de Herodes Antipas. Este, por razões políticas, havia se casado com a filha do rei Aretas, dos nabateus. Mas, em uma visita a Roma, caiu de amores por sua sobrinha Herodíades, mulher de seu meio-irmão Filipe, e levou-a a separar-se do marido e a unir-se incestuosamente a si.

Quando e onde São João encontrou Herodes, não nos é dito nos Evangelhos. Mas deles aprendemos que ele ousou interpelar e repreender destemidamente o tetrarca por seus atos malignos, especialmente por seu público adultério e incesto.

Herodes então mandou prender o Batista, influenciado pela ímpia Herodíades, que nutria profundo ódio por ele, e desejava matá-lo (Mc, 6, 19) porque ousava criticar sua união infame.

Entretanto, Herodes “quis matá-lo, mas teve medo da multidão, que o tinha como profeta” (Mt, 14, 5), e acabou tendo uma certa simpatia por ele apesar de tudo, pelo que de bom grado o ouvia, seguindo muitas vezes suas sugestões.

Em seus grilhões na prisão provavelmente na fortaleza de Macaerus, São João era assistido por alguns de seus discípulos, que o mantinham em contato com os eventos do dia. Aconteceu então que, como alguns deles não estavam convencidos de que Jesus era mesmo o Messias,  o Batista quis que eles se certificassem disso diretamente da boca do Salvador. Por isso os enviou a Jesus, para perguntar-lhe:

És tu aquele que há de vir, ou esperamos por outro?.
Mt 11, 2-6

E, vendo os milagres que o Redentor operou diante deles, se convenceram  plenamente de que Ele era o Messias prometido.

Contudo, a ira de Herodíades contra o Precursor, ao contrário da de Herodes, nunca diminuíra, apesar de o ver na prisão. E procurava uma oportunidade para obter sua morte.

Ocorreu então que Herodes, no dia de seu aniversário, seguindo a moda romana, deu uma festa aos “príncipes e tribunos e homens principais da Galiléia”. Durante os festejos, sua enteada Salomé, filha de Herodíades, dançou e agradou muito a Herodes e aos que estavam à mesa com ele. De modo que o rei, imprudentemente, disse à moça que lhe daria tudo o que lhe pedisse. É claro que Salomé foi logo perguntar à mãe o que pedir. Herodíades viu então a ocasião de perder de vez o Batista, e disse-lhe que pedisse ao rei a cabeça de João Batista num prato! A que ponto pode chegar uma mulher corrompida!

A infeliz jovem, que utilizava seus encantos para fazer o mal, foi em presença do rei, e fez o pedido infame. O rei viu então o desastrado efeito de sua imprudência. Diz o Evangelho que ele ficou triste, mas muitos julgam que, como ele era muito venal, isso foi por pura hipocrisia. Mas mandou que a ordem fosse executada, ocorrendo então o martírio do Precursor. (Mt 14, 1-13).

Os assassinos não escaparam à ira de Deus. O rei da Arábia, cuja filha tinha sido repudiada por Herodes, entrou em guerra contra o adúltero, venceu-o e exilou-o. O imperador de Roma, por sua vez, desterrou-o para Lião, na Gália. Assim, abandonado por todos, fugiu com Herodíades para a Espanha, onde ambos morreram na maior miséria.

A Degolação de São João Batista. Herodes mandou lhe cortar a cabeça quando se avizinhava a festa da Páscoa. Não obstante, sua memória é celebrada solenemente no dia de hoje, data em que se achou pela segunda vez a veneranda cabeça. Mais tarde, foi levada para Roma, onde se conserva com a máxima veneração pelo povo na igreja de São Silvestre, no Campo de Marte.
Martirológio Romano

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados