Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

18º aniversário de falecimento de Plinio Corrêa de Oliveira


pco-big_site_austria

3 de outubro de 2013 – 18 º aniversário de falecimento de

PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA

Prestamos homenagem àquele que poderíamos considerar como a alma deste movimento ou família de almas congregadas sob a associação que tem a honra de portar seu nome, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, cujo passamento ocorreu em 3 de outubro de 1995. Fica a imorredoura lembrança da rica personalidade desse excepcional pensador católico e homem de ação, como ele mesmo se definiu em seu:

 

AUTO-RETRATO FILOSÓFICO

O sorriso dos céticos jamais conseguiu deter a marcha vitoriosa dos que têm Fé

Sou tomista convicto. O aspecto da Filosofia pelo qual mais me interesso é a Filosofia da História. Em função desta encontro o ponto de junção entre os dois gêneros de atividade em que me venho dividindo ao longo de minha vida: o estudo e a ação.

Esta última, eu a tenho exercido num campo muito definido: a difusão doutrinária, feita ora com o caráter de diálogo, ora — por mais que a noção e a palavra pareçam anacrônicas, sinto todo o desembaraço ao fazer o presente depoimento — também de polêmica.

O ensaio em que condenso o essencial de meu pensamento explica o sentido de minha atuação ideológica. Trata-se do livro Revolução e Contra-Revolução .

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados