Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

30/08 – São Fiacre Abade, Confessor


Este santo era o filho mais velho de Eugênio IV, rei da Escócia, no século VI. Ele, com mais dois irmãos, foi colocado pelo rei sob a tutela de Conan, bispo de Soder. Dócil às instruções de seu tutor, Fiacre demonstrou desde cedo preferir o serviço de Deus aos prazeres e honras do mundo. Por isso, chegando a idade, apesar de ser o herdeiro, resolveu abandonar a Corte do pai para se retirar em alguma solidão, ao abrigo das tormentas do século. Fiacre comunicou seu plano à princesa Sira, sua irmã, que quis segui-lo. Resolveram então sair do país de nascimento onde lhes seria mais difícil levar uma vida de penitência, e embarcaram para a França.

Lá chegando, os dois irmãos se dirigiram a Meaux, cujo bispo era São Farão, que os recebeu generosamente e com muita gentileza, levado pelo fato de terem recebido, ele e os da casa de seu pai, as bênçãos do missionário irlandês, São Columbano. São Farão encaminhou então a princesa para um mosteiro de virgens consagradas, onde ela passou santamente o resto de seus dias.

São Fiacre, no entanto, pediu-lhe um local afastado na floresta, para se ocupar da contemplação das coisas divinas. São Farão deu-lhe então um pedaço de terra em Breuil, que depois ficou conhecido com o nome do santo escocês. Lá ele construiu um pequeno mosteiro que consagrou à Virgem. Fiacre levava uma vida angélica, comendo pouco para poder alimentar os inúmeros pobres e peregrinos que começaram a afluir ao seu mosteiro.

Um desses foi seu conterrâneo e parente, Chilain que voltava de uma peregrinação a Roma. São Fiacre o recomendou então a São Farão, que o ordenou sacerdote. Enviou depois Chilain ao Artois, onde havia restos de idolatria,  para pregar o Evangelho e acabar a conversão do povo dessa província. Lá esse santo morreu no exercício de suas funções apostólicas. Suas relíquias foram depois depositadas no relicário de São Fiacre, em Meaux, no qual se confundiram as relíquias dos dois santos.

Como o número de pobres e peregrinos que acorriam ao mosteiro de São Fiacre foram num crescendo, o santo começou a ter dificuldade para alimentá-los. Isso o levou a recorrer outra vez a São Farão, pedindo-lhe outro terreno na floresta, suficientemente grande para ele plantar os legumes necessários para atender a seus visitantes. Para prová-lo, o santo bispo lhe disse que lhe daria toda a terra que ele conseguisse desbravar, lavrando um dia inteiro.

São Fiacre pôs mãos à obra depois de se ter encomendado a Deus. Ocorreu então que ele, à medida que  avançava, a terra se abria por si mesma, e as árvores iam caindo liberando a área. E assim o santo pôde dispor de um grande terreno para suas hortaliças. Por esse fato, São Fiacre passou a ser particularmente venerado pelos jardineiros e horticultores da região da Île-de-France.

A fama do santo como taumaturgo correu o país. De modo que muitos doentes o procuravam em Meaux para que ele lhes impusesse a mão e os curasse.

Seguindo o costume dos monges irlandeses, São Fiacre não permitia às mulheres entrarem em Breuil, nem na capela em que ele foi enterrado. Obedecendo à sua determinação, tendo a rainha Ana d’Áustria, mãe de Luís XIV, feito uma peregrinação àquele lugar santo, contentou-se em rezar do lado de fora, na porta do oratório. Além dessa rainha visitaram seu relicário o grande orador sacro, Jacques-Bénigne Bossuet, São João da Mata, o rei Luís XIII da França, e o apóstolo dos pobres, São Vicente de Paulo.

São Fiacre entregou sua alma a Deus no dia 30 de agosto de 670. Seu corpo foi enterrado na capela que ele tinha edificado em honra da Virgem Mãe de Deus.

As relíquias do santo foram preservadas em seu original oratório e hospedaria, atualmente Saint-Fiacre, no departamento de Seine-et-Marne, na França. Entretanto mais tarde, em 1568, foram removidos para seu escrínio em Meaux, cerca de Saint-Fiacre por temor de que os fanáticos calvinistas o danificassem, como tinham feito com outros relicários católicos.

Em 1620, um religioso escocês que recebeu do Soberano Pontífice a ordem de ir à Inglaterra assistir os católicos perseguidos pela fé, ao atravessar o Canal da Mancha, seu navio foi assaltado por terrível tempestade, ameaçando submergir. Esse religioso rezou então a São Fiacre, pedindo-lhe que socorresse o navio. O santo lhe apareceu dizendo: “Eu sou Fiacre, escocês como tu; tende confiança em Deus, e eu rezarei para que te preserve do naufrágio”. No mesmo instante cessou a tempestade, e o navio chegou a porto seguro.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados