Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

75 anos da solene Consagração do Brasil ao Coração Imaculado de Maria


Em recordação desta importante efeméride, reproduzimos artigo de Plinio Corrêa de Oliveira, no jornal “Legionário”, em 2 de junho de 1946 (Nº 721, pag. 1 – fac-símile abaixo).

O grandioso evento realizou-se na presença de 40 Arcebispos e Bispos, além dos dois Cardeais brasileiros daquela época, na festa de Nossa Senhora Rainha (31 de maio de 1946) — conforme noticia o mesmo jornal no dia 9 de junho.

Em nossos dias, mais do que nunca — devido à crise moral que atinge todos os povos, inclusive para suplicar pelo fim da atual pandemia — temos necessidade da renovação dessa Consagração de nossa Pátria ao Imaculado Coração.

Por que hoje, na comemoração dos 75 anos da Consagração, nossos atuais prelados não promovem em todo território nacional uma grande, pública e solene renovação daquele compromisso de entrega e dedicação à Santíssima Virgem? — Certamente, porque estamos em pleno processo de “autodemolição da Igreja” (expressão de Paulo VI), levado a cabo, infelizmente, por mãos de pastores que em vez de guiar os católicos, deixam-nos abandonados, entregues aos “lobos” vorazes em corromper as almas, em debilitar a fé católica.

Consagração do Brasil ao Imaculado Coração de Maria

Plinio Corrêa de Oliveira

Legionário, 2 de junho de 1946, Nº. 721 pág. 1

Na sexta-feira pp. (31 de maio) realizou-se um dos atos de piedade mariana de maior significação na vida religiosa do BrasilNa presença de Sua Emcia. D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, e de considerável número de Arcebispos e Bispos do Brasil, do Exmo. Sr. Presidente da República, e dignatários do Estado, S. Emcia. o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro D. Jaime de Barros Câmara [foto ao lado] consagrou a nossa pátria ao Coração Imaculado de Maria.

Esse ato foi precedido de numerosas consagrações locais, em que Bispos Diocesanos consagraram suas circunscrições ao Coração de Maria.

Como se sabe, manifestando-se em Fátima aos pequenos pastores, Nossa Senhora exprimiu o desejo de que todo o orbe cristão se consagrasse ao seu Puríssimo Coração, como meio de evitar as catástrofes contemporâneas.

Atendendo a este apelo, os Exmos. e Revmos. Srs. Bispos do Brasil resolveram efetuar, no dia consagrado à Medianeira de todas as graças, a consagração do Brasil.

É supérfluo declarar com quanta devoção o Brasil católico se associou a este belíssimo gesto. É da proteção de Nossa Senhora que todos aguardamos a salvação do Brasil, dos inumeráveis males que nos ameaçam no momento e, particularmente, do perigo do fascismo vermelho de Moscou.

*     *    * 

Legionário, 9 de junho de 1946, N. 722, pag. 1-2 

Semana de A.C. (Ação Católica) no Rio de Janeiro

O Presidente da República, Gal. Eurico Gaspar Dutra e o Cardeal do Rio de Janeiro, D. Jaime de Barros Câma

Encerram-se com grande brilho as comemorações da Semana de A.C., do Rio de Janeiro, convocada pela Comissão Episcopal da A.C. e organizada pela Junta Nacional da A. C., cujo presidente é o sr. Hildebrando Leal.

Esta “Semana” coincidiu com a gratíssima cerimônia da consagração do Brasil ao Imaculado Coração de Maria e, durante ela, notava-se a presença, no Rio de Janeiro, de 40 Arcebispos e Bispos, além dos dois Eminentíssimos srs. Cardeais brasileiros.

Finda a “Semana”, o Venerando Episcopado esteve em visita ao Exmo. Sr. Presidente da República, General Eurico G. Dutra. Sua Eminência, sr. cardeal Arcebispo D. C. Carmelo de V. Motta, dias antes almoçou no Palácio Guanabara em companhia do chefe de Estado.

É esta a belíssima fórmula de consagração, lida por ocasião da tocante cerimônia do Rio de Janeiro:

Ó Maria, Virgem amorosíssima e nossa Mãe, lançai um olhar benigno sobre o povo desta Nação, humilde parte da vossa grande família, que (n.d.c.: erro tipográfico no jornal – é de se supor que as palavras que faltam sejam na linha de: hoje se consagra ao Vosso Coração Imaculado). A isto nos move não só o nosso filial afeto para convosco, mas também a necessidade que sentimos de uma assistência vossa mais especial, nestes calamitosos tempos.

Vede, ó Maria, como se procura extinguir a fé em nossos corações com o gelo do indiferentismo e da incredulidade. Vós, que sois a Sede da Sabedoria, preservai-nos a todos da vã ciência do século, e conservai-nos inabaláveis na fé santíssima de Vosso Filho.

Vede as ciladas que em toda parte se armam aos bons costumes, contaminando todas as coisas com o mais desenfreado sensualismoPurificai, ó Virgem Imaculada, de tantas impurezas a Terra; ou ao menos, conservai limpas as nossas famílias.

Vede como se tenta convulsionar a sociedade e lançá-la no torvelinho da rebelião contra toda a lei e autoridade.

Conservai, portanto, ó augusta Rainha nossa, entre as classes do vosso povo a ordem por Deus estabelecida, e não permitais que os conselhos dos ímpios prevaleçam. Finalmente, tende misericórdia da Igreja, ó Auxílio dos Cristãos; tende piedade do seu venerando Chefe; e apressai o momento em que a humanidade inteira seja um só rebanho sob um só Pastor.

Aceitai, pois, ó boa Mãe, a consagração que este povo faz hoje de si mesmo ao Vosso Coração materno; e, como prova de vosso benigno acolhimento, fazei que todos sintam a vossa proteção na vida e na morte. Assim seja.

____________

Fonte: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG_460202_Consagracao_Brasil_Coracao_Maria.htm#.YLG1t_lKjIU

Detalhes do artigo

Autor

Paulo Roberto Campos

Paulo Roberto Campos

217 artigos

Jornalista (MTB 83.371/SP), colabora voluntariamente com a Revista "CATOLICISMO" (mensário de Cultura e Atualidades) e com a "ABIM" (Agência Boa Imprensa).

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados