Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

À Família cabe o direito primordial da educação dos filhos: homeschooling


          Uma boa iniciativa de inúmeras famílias, no Brasil, é lutar pelo estabelecimento do Homeschooling.

          Sobre o direito primordial da família educar seus filhos temos as considerações do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, nas páginas do Legionário:

      “Em primeiro lugar, é à família que cabe, própria e principalissimamente, a educação dos filhos; e entenda-se aí educação no sentido lato, abrangendo a instrução.

       “É verdade que a tarefa especializada de instruir pode ser confiada a um professor. Mas esta tarefa deverá sempre ser exercida em nome e por determinação dos pais. Assim, o professor é uma pessoa que serve à família. E isto não é mais do que a verificação sumária da natureza mesma das coisas.

        Quanto a influência Petista nas Escolas violou o direito dos pais?

      Basta citar as cartilhas com ideologia de esquerda, livros de Paulo Freire, perguntas induzidas nas provas do ENEM.

      Continua o Prof. Plinio: “De facto, só aos pais compete, natural e diretamente, o dever de educar os filhos, e, por consequência, só os pais têm direito para tanto. Se outros pudessem imiscuir-se na educação das crianças em igualdade com os pais, é patente a desordem e balbúrdia que daí resultaria.

        “Ainda que fosse o Estado que quisesse tomar a si esta obrigação, nem por isso seria menor a perturbação decorrente. A educação é negócio eminentemente doméstico, pois que pertence à finalidade própria da família. Se o Estado usurpasse para si esta função, a família simplesmente já não teria razão de ser como instituição.

          Se o bem da Sociedade depende da educação, nem por isso a Sociedade passa por cima dos direitos da Família

       “Nem se diga que, dependendo o bem da sociedade da educação, a ela deva caber uma influência direta no assunto. Se assim fosse, muitas outras coisas, de que também dependem muitos bens da sociedade, deveriam estar sob seu influxo direto. Por exemplo, a sociedade poderia designar com quem as pessoas deveriam casar- se, como deveriam vestir-se, como alimentar-se, para o bem da raça.

        “Além disso há uma razão sobrenatural. O homem é dotado de alma imortal, e, conforme a finalidade para que foi criado, deverá ressuscitar no último dia para gozar eternamente da Glória de Deus. Diante desta eternidade futura, a nossa vida na Terra é uma parte mínima, microscópica, de nossa existência, mas é uma parte de uma importância absoluta, porque daí depende todo aquele futuro sem fim”. https://pliniocorreadeoliveira.info/LEG_400310_ensino_primario.htm

                                                 * * *

Bem andariam os nossos Congressistas apresentando o projeto de Homeschooling cujos benéficos frutos leva tantas famílias nos EUA a adotarem a educação em casa. Claro, há regulamentação para Provas, teste de aproveitamento etc.

Característica nos EUA é a Academia São Luis de Montfort que oferece uma educação completa, dir-se-ia, numa linguagem atual, uma educação integral.

 

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

401 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados