Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

A impopularidade dos Sindicatos: perda de 90% na contribuição


     Notícia de terra.com.br, Cleide Silva, 5 de março – “Sindicatos perdem 90% da contribuição sindical no 1º ano da reforma trabalhista” vem reforçar a tese de que o movimento sindical não representa as expectativas dos trabalhadores.

    Continua a notícia: “Para sobreviver, entidades patronais e de trabalhadores são obrigadas a cortar custos com pessoal, imóveis e atividades; fusões de sindicatos e criação de áreas de coworking em prédios próprios também são alternativas.”

     É um artifício de redação para encobrir a realidade: os sindicatos não refletem os verdadeiros anseios dos trabalhadores

     “Dados oficiais mostram que em 2018, primeiro ano cheio da reforma trabalhista, a arrecadação do imposto caiu quase 90%, de R$ 3,64 bilhões em 2017 para R$ 500 milhões no ano passado. A tendência é que o valor seja ainda menor neste ano”1.

         O que poucos sabiam: “ativismo judiciário tem contraditado o Legislativo”

         Ainda terra.com.br, Idiana Tomazelli, 2 de março: “BRASÍLIA – O governo do presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória 873 para reforçar o caráter facultativo da contribuição sindical. O texto ainda extingue a possibilidade de o valor ser descontado diretamente dos salários dos trabalhadores. O pagamento agora deverá ser feito por boleto, enviado àqueles que tenham previamente autorizado a cobrança”.

     “A MP foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de 1º de março. O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, explicou em sua conta no Twitter que a medida é necessária devido ao “ativismo judiciário, que tem contraditado o Legislativo e permitido a cobrança (automaticamente)”” 2.

 * * *

   Fica mais uma vez provado que os atuais Sindicatos não refletem as expectativas dos trabalhadores. E a CUT também fica sem recursos … para promover a revolução social.

    Esperamos que o Legislativo saiba interpretar os anseios populares aprovando a MP 873 em favor da livre opçaõ (da contribuição) para os trabalhadores em geral.

Detalhes do artigo

Autor

Costa Marques

Costa Marques

148 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados