Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Alemães não querem o euro e moeda só teria 20% de chances de sobreviver


49% dos alemães não desejam mais o euro e querem de volta o marco, revelou pesquisa encomendada pelo jornal “Bild”, noticiou o Daily Express de Londres.

A insatisfação foi constatada após intensa campanha do governo alemão em 2010 procurando convencer a opinião pública alemã de que o euro é bom para ela.

A taxa de rejeição é uma das mais altas desde a criação da moeda comum e foi reforçada pelas crises na Grecia e na Irlanda. Estas geraram a percepção, alias bem fundada, de que a Alemanha não pode manter economias incapazes de viver no regime de moeda única.

Só 41% dos alemães estão satisfeitos com a moeda pan-européia. A pesquisa acrescentou que se os alemães fossem consultados hoje para ingressar na eurozona 60% votaria contra e 30% a favor.

Em Londres, o Center for Economics and Business Research ‒ CEBR, think tank líder em estudos ecconómicos estimou que o euro tem uma chance entre cinco de sobreviver nos próximos 10 anos, noticiou a agência Reuters.

Para o CEBR, se a Espanha e a Itália, como se teme, não conseguirem refinanciar suas colossais dívidas soberanas, estourará uma crise que nem os mais hábeis políticos da União Européia poderão contornar e o euro irá à falência.

Na mensagem de Ano Novo, a chanceler alemã Angela Merkel insistiu que seu governo segurará o euro.

Porém, Douglas McWilliams, chefe executivo do CEBR argüiu com os crescentes desequilíbrios das economias nacionais na eurozona e concluiu: “suspeito que o que vai quebrar o euro será o fracasso da maioria dos países em tomar os remédios necessários para tornar competitivas suas economias em longo prazo. Só damos uma chance entre cinco de que o euro sobreviva nos próximos 10 anos”.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados