Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Alerta Brasil: China e Rússia são aliados incondicionais de Maduro


 

Notícias UOL, Nações Unidas, 28 fev (EFE): “A resolução apresentada pelos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU e que pedia eleições livres na Venezuela foi vetada nesta quinta-feira pela Rússia e pela China, em uma votação na qual nove países respaldaram o plano de Washington, três o rejeitaram e outros três se abstiveram”.

Informa ainda UOL as palavras cínicas do embaixador russo na ONU, Vasily Nebenzya:  “Pedimos aos membros do Conselho que não sejam cúmplices desta manobra polêmica e pedimos que votem contra o projeto dos Estados Unidos e que apoiem o nosso, que realmente quer ajudar o povo da Venezuela1.

* * *

Notícia da G1.globo, 28 de fevereiro, informa que o projeto russo de apoio à Venezuela foi rejeitado porque não teve votos suficientes.

“O projeto dos Estados Unidos, que propunha iniciar um processo político que levaria o país latino-americano a eleições presidenciais, conseguiu o mínimo necessário de nove votos, forçando (sic) Moscou e Pequim a usarem seu poder de veto.

“O projeto americano dizia que o governo Maduro provocou um “colapso econômico“, que é necessário impedir uma deterioração maior da situação humanitária e pedia a “entrada sem entraves de ajuda” humanitária.

“Solicitava ainda a celebração de “eleições livres, justas e confiáveis” na presença de observadores internacionais e descrevia a última eleição de Maduro, em maio passado, como “nem livre, nem justa“.

“Também instava a apoiar “a restauração pacífica da democracia e do Estado de direito” na Venezuela e solicitava que o secretário-geral da ONU, António Guterres, negociasse um acordo para celebrar novas eleições neste país”2.

* * *

Comentários sobre a noticia:

  • Rússia e China se tornam, portanto, cúmplices da tirania socialista de Maduro, e da perpetuação da miséria de milhões de venezuelanos.
  • A violenta repressão do regime bolivarianista perpetrada contra venezuelanos, causando ferimentos graves e mortes – e impedindo a entrada da ajuda humanitária da qual o Brasil fazia parte — também acumula brasas nas cabeças de Putin e Xi Jinping.
  • Se os ingênuos ainda continuarem a acreditar na bondade da Russia e China … Ninguém pode servir a dois senhores, ensina Nosso Senhor no Evangelho.

1 https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2019/02/28/russia-e-china-vetam-na-onu-resolucao-dos-eua-sobre-a-venezuela.htm

2 https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/02/28/russia-e-china-vetam-na-onu-resolucao-por-novas-eleicoes-na-venezuela-proposta-pelos-eua.ghtml

Detalhes do artigo

Autor

Costa Marques

Costa Marques

148 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados