Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Altivez é harmonioso complemento da humildade


acc_1954_044_01Vulto varonil, de uma força cheia de harmonia e proporção, em que o vigor do corpo é como que penetrado e embebido pela presença forte e luminosa de uma grande alma. Traços fisionômicos muito definidos, mas igualmente proporcionados. Belo? Sem dúvida. Mas, por assim dizer, quase não se tem tempo de analisar a beleza física, pois o olhar profundo, sério, sereno, pensativo, grave e suave a um tempo, retém toda a atenção. E isto a tal ponto que quase não se pode reparar no mais. É um olhar de pensador. e de homem de ação. Pensador que vê as coisas do mais alto dos cumes da Filosofia e da Teologia. Homem de ação que tem as vistas muito postas na realidade, que sabe ver a fundo as pessoas, as coisas, os fatos. Uma nota de melancolia no olhar, um que de firme e enérgico nos lábios, a atitude nobre e sobranceira de toda a sua pessoa, as mãos que parecem feitas para o comando, fazem ver neste homem extraordinário um lutador que não tem ilusões sobre o mundo, tomou definitivamente posição ante ele, e está pronto para todos os embates que a vida lhe apresentar. Tudo isto se apresenta como que iluminado por uma subtileza de expressão e uma aristocrática afabilidade que deixam entrever o fidalgo e o diplomata.

* * *

Tal foi a riquíssima personalidade daquele que nesta vida se chamou Rafael Cardeal Merry del Val, Arcebispo titular de Nicéia, e que passou para a História como Secretário de Estado de S. Pio X.

Oriundo de estirpe aristocrática, pois era filho do Marquês Merry del Val e da Condessa de Zulueta, em suas veias corria sangue ilustre de vários países da Europa: Espanha, Inglaterra, Holanda. Consagrando-se ao serviço da Igreja, ao receber as Sagradas Ordens e a plenitude do Sacerdócio não perdeu nada de seus dotes naturais, antes os elevou. Pois o próprio da graça é não destruir a natureza, mas elevá-la e santificá-la. Sua sabedoria profunda brotava de uma fé ardente, de uma piedade admirável. Sua força era a expressão de uma temperança sobrenatural. Sua dignidade era fruto de uma alta consciência do respeito que devia a si próprio por tantas razões naturais e principalmente sobrenaturais.

* * *

Numa época em que um vento de vileza sopra em tudo, e procura até mediocrizar o Sacerdócio, preconizando um tipo de Clérigo amesquinhado, vulgarizado, secularizado, ao sabor da demagogia reinante, a nobre figura do Cardeal Merry del Val se apresenta como um admirável modelo de dignidade sobrenatural, que nos faz entender bem a dignidade inefável do Sacerdote na Igreja de Deus. Dignidade esta que pode refulgir tanto em um Prelado como Rafael Merry del Val quanto no mais modesto Vigário de aldeia.

* * *

A altivez cristã não é o contrário da humildade. Antes é seu complemento harmonioso.

O Secretário de Estado de S. Pio X era uma alma profundamente humilde e a ele se deve uma das mais belas paginas sobre a humildade cristã.

Nesta secção, em que confrontamos habitualmente duas imagens contrastantes, comparamos hoje uma fotografia com uma prece.

Verão assim nossos leitores como num coração verdadeira e sobrenaturalmente católico a mais alta dignidade coexiste com a mais profunda humildade: imitação daquele Coração Sagrado do qual a Igreja nos diz que, a um tempo, é Manso, Humilde, e de uma infinita Majestade.

Ó Jesus, manso e humilde de coração ouvi-me 

Do desejo de ser estimado, livrai-me, ó Jesus.

Do desejo de ser amado, livrai-me, ó Jesus.

Do desejo de ser conhecido, livrai-me, ó Jesus.

Do desejo de ser honrado, livrai-me, ó Jesus.

Do desejo de ser louvado, livrai-me, ó Jesus.

Do desejo de ser preferido, livrai-me, ó Jesus.

Do desejo de ser consultado, livrai-me, ó Jesus.

Do desejo de ser aprovado, livrai-me, ó Jesus.

Do receio de ser humilhado, livrai-me, ó Jesus.

Do receio de ser desprezado, livrai-me, ó Jesus.

Do receio de sofrer repulsas, livrai-me, ó Jesus.

Do receio de ser caluniado, livrai-me, ó Jesus.

Do receio de ser esquecido, livrai-me, ó Jesus.

Do receio de ser ridicularizado, livrai-me, ó Jesus.

Do receio de ser infamado, livrai-me, ó Jesus.

Do receio de ser objeto de suspeita, livrai-me, ó Jesus.

 

Que os outros sejam amados mais do que eu, Jesus, dai-me a graça de deseja-lo.

Que os outros sejam estimados mais do que eu, Jesus, dai-me a graça de deseja-lo.

Que os outros possam elevar-se na opinião do mundo, e que eu possa ser diminuído, Jesus, dai-me a graça de deseja-lo.

Que os outros possam ser escolhidos e eu posto de lado, Jesus, dai-me a graça de deseja-lo.

Que os outros possam ser louvados e eu desprezado, Jesus, dai-me a graça de deseja-lo.

Que os outros possam ser preferidos a mim em todas as coisas, Jesus, dai-me a graça de deseja-lo.

Que os outros possam ser mais santos do que eu embora me torne santo quanto me for possível, Jesus, dai-me a graça de deseja-lo.

____________________________

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

550 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados