Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Anunciação: a plenitude dos tempos


A seguir a grande festa da Anunciação do Anjo a Nossa Senhora e a Encarnação do Verbo, citada por São Luis Grignion de Montfort como a festa dos escravos de Maria. Ele recomenda a consagração nessa grande festa litúrgica.

Transcrevemos as palavras do Santo Evangelho de São Lucas e os comentários do Prof. Plinio.

Anuncição pintada por Frá Angelico

***

O Evangelho referente à Anunciação é de São Lucas:

“E, (estando Isabel ) no sexto mês, foi enviado por Deus o Anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão que se chamava José, da tribo, ou melhor, da casa de David. E o nome da virgem era Maria. E, entrando o Anjo onde ela estava disse-lhe: Deus te Salve, cheia de graça, o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.

 E ela, tendo ouvido estas coisas, turbou-se com as suas palavras e discorria pensativa que saudação seria essa. E o Anjo lhe disse: Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus; eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado o Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai David; e reinará eternamente na casa de Jacó; e o seu reino não terá fim.

E Maria disse ao Anjo: Como se fará isso, pois eu não conheço varão? E, respondendo o Anjo, disse-lhe: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. E, por isso mesmo, o Santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus. Eis que também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se diz estéril; porque a Deus nada é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra. E o Anjo afastou-se dela.” ( Lc., I, 26-38 ) (*)

Este Evangelho é cheio de matizes que me parecem interessantes. Em primeiro lugar, como fica demonstrado, o anonimato em que vivia a Sagrada Família, o anonimato da cidade e de tudo. O plano é assim: Deus, do alto do Céu, chegada a plenitude dos tempos, manda o Arcanjo Gabriel à terra. Mas manda-o a um lugar de tal maneira desconhecido de todos que nos impressiona: manda a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré. Fica aí entendido que era um lugarejo. A uma Virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi. Uma cidade desconhecida, uma Virgem desconhecida, casada com um homem desconhecido. A única coisa de ilustre que se tem para dizer é que é da Casa de Davi. O nome da Virgem era Maria. E, entrando o Anjo onde Ela estava, disse: “Deus te Salve, cheia de graça, o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres”.

Um lugar recolhidos, isolado

Este “entrando o Anjo onde Ela estava” dá a impressão de que era um lugar recolhido, isolado; a ação de entrar insinua muito a idéia de recolhimento, de clausura, de uma coisa que se viola.

Quer dizer, Nossa Senhora estava num lugar inteiramente sozinha. É o cúmulo do que o mundo detesta: a pessoa sozinha, isolada, desconhecida, decadente e – o que é pior ainda – no seu isolamento rezando. É para essa pessoa que vem essa mensagem. Os senhores podem imaginar o Anjo que paira dos mais altos paramos celestes, encarregado de uma enorme missão, e que vai ao ponto que menos se poderia imaginar: um lugarejo, um casalzinho, uma Mulher que está recolhida no seu quarto, e ali ele leva a mais importante mensagem da História. Tudo isto fica insinuado na linguagem do texto, e é muito bonito ver como a linguagem introduz tudo isto.

Depois da saudação do Anjo, a reação. Espera-se a reação [conforme o mundo]: “compreenderam o valor que tenho e, afinal, me fazem justiça…”. Ou imagina-se o Anjo de um modo tal, que ele desce inteiramente tranqüilizador, inteiramente afável, pacífico.

É uma coisa curiosa: em todas as visões de Nossa Senhora que tenho lido, repete-se essa cena. Há qualquer coisa de terrível no aparecimento da visão, que incute medo. A idéia da afabilidade, da bondade, etc. vem, mas a idéia que fica é a de medo. As crianças de Fátima sentiam medo, as crianças de La Salette também; também Santa Bernadette Soubirous. É a desproporção de duas naturezas diferentes e de algo tão fabulosamente majestoso, que Ela sentiu medo.

E discorria pensativa que saudação seria essa

E o Evangelho diz: “E Ela, tendo ouvido estas coisas, turbou-se com as suas palavras e discorria pensativa que saudação seria essa”. Os senhores percebem que é uma manifestação de distância psíquica maravilhosa. “Perturbou-se com essas palavras” quer dizer: Ela teve atenção suficiente para entender o conteúdo do que era dito, e isto A perturbou. “…e discorria pensativa”: que bonita expressão para indicar a análise ponto por ponto! Ela analisou pensativa a mensagem, perguntando para Si mesma que saudação seria essa.

No total, o que é isso? Vejam bem o que é o espírito de Nossa Senhora: diante de uma coisa, mesmo tão elevada e com todas as características de vir de Deus, uma análise, e uma análise racional do conteúdo, palavra por palavra, daquilo que Lhe era dito.

Devemos ser assim também. Não perder a cabeça mesmo diante do mais pasmoso, mais inesperado, mais maravilhoso, mas discorrer pensativo sobre aquilo.

Em outro episódio, depois do nascimento de Nosso Senhor, o Evangelho nos diz que “Maria conservava todas essas coisas, meditando-as no Seu Coração ( Lc., II, 19 ). Eminentemente analítica, pensativa, o que não está de acordo com as expressões das imagens sentimentais, que nos apresentam exatamente uma pessoa não pensativa, abobada e com uma carinha de boneca.

E aqui está o exemplo para nós. Ser uma pessoa de discernimento. Até o que vem de Deus analisar, não desconfiada mas refletidamente. Sei que aqui se pode fazer outro comentário sobre a humildade; mas esse comentário já é tão conhecido, que os senhores me permitam fazer um comentário não habitualmente feito do Evangelho.

O Anjo, que conhecia por permissão de Deus o que nEla se passava – note-se que Ela não fez nenhuma pergunta ao Anjo, como se estivesse estudando que pergunta fazer, e que não tinha formulado ainda sua pergunta – quando o Anjo interveio: “Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus”. Quer dizer, nada tens a temer, porque Deus tem sobre Ti uma complacência plena. Certamente essas palavras do Anjo foram acompanhadas de uma graça de paz; a paz surgiu dentro dEla, e uma paz enorme.

Encontrou graça diante de Deus

Observem um aspecto curioso: o respeito de Deus pela criatura que tem discernimento e que pensa, que analisa. Nossa Senhora tinha uma perturbação justa e o Anjo esclareceu, como que aprovando que Ela quisesse saber que saudação era aquela. E a razão que o Anjo dá explica Sua dúvida. O Anjo Lhe diz, com a autoridade de quem pode falar, que Ela de fato encontrou graça diante de Deus. É tão santa, tão virtuosa, Deus Lhe deu tantas graças, que aquela saudação era merecida. E então Ela se tranqüilizou.

Preparado nEla o terreno psicológico, e preparada a humildade dEla para receber isto, entra a explicação: “eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um Filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado o Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus Lhe dará o trono de Seu pai David; e reinará eternamente na casa de Jacó; e o Seu reino não terá fim”.

O povo judaico estava cheio de esperanças de um rei que subisse ao trono, e que governasse toda a terra. A promessa que Lhe foi feita era de molde a justificar a esperança terrena dessa natureza: era o Messias, que se sabia que devia nascer de David e que iria nascer dEla, e seria o Rei, o esperado das nações. Mas isto do trono de David, é o que todo mundo estava esperando, uma realeza terrena, material. Sabemos depois como as coisas se passaram.

Muitas vezes Deus fala no interior das almas e acende misteriosamente uma esperança. A alma entende de um modo o que Deus a fez esperar e lhe concede de um modo completamente diferente do que a alma estava esperando. Por exemplo, diz: “tu serás grande”. Será mesmo: depois de morto será canonizado e será colocado no alto da Basílica de São Pedro… mas em vida será lixeiro. Deus diz: “Meu filho, Eu te escolhi para exaltar o teu nome entre todas as nações; serás até o fim dos séculos lembrado como exemplo memorável etc., e os povos vindos do Oriente e do Ocidente, do meridiano e do setentrião, hão de se curvar diante de ti”… É verdade. Na Basílica, no dia da canonização, tem X,Y,Z e a promessa se cumpre de um modo diferente do que a pessoa entendeu no dia em que foi feita.

Em nossa vocação, quantas vezes há algo de semelhante com isso. Deus faz a promessa de um jeito, o indivíduo entende de outro. E é assim que Deus trata os seus mais amados; é assim que Ele encaminha os Seus planos mais maravilhosos. Por causa disso preparemo-nos, porque a própria Anunciação continha uma formulação que o povo judeu entendia de um modo diferente. São os caminhos de Deus que nos importa conhecer.

Observem que, depois de uma coisa estupenda dessas, vem uma objeção, e uma objeção de caráter moral. Porque Ela podia intuir: afinal de contas, Deus tudo resolve, não preciso perguntar. Mas vem uma objeção. Notem a firmeza de personalidadeque lembra os Exercícios de Santo Inácio de Loyola bem pregados e não adocicados. Maria disse ao Anjo: “Como se fará isso, pois eu não conheço varão?”. E respondendo o Anjo lhe disse: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. E, por isso mesmo, o Santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus“.

Aí vem então, como prêmio por Sua pergunta, aprovando que Ela tenha sido tão exigente, a realidade da mensagem que vai se desdobrando. É como se Deus quisesse que Ela perguntasse, para a mensagem ser desenvolvida. Aí a maravilha da mensagem se completa: primeiro é a maternidade divina, depois, a maternidade virginal e por isso mesmo é que Ele será Filho de Deus. Está aí toda a explicação da maravilha que vai se realizar.

Isabel concebeu na sua velhice

E vem uma espécie de ratificação apologética. Como para Deus tudo é possível e para explicar também o plano, o Anjo diz: “Eis que também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se diz estéril; porque a Deus nada é impossível”. É como que uma indicação dizendo que, afinal de contas, ali Ela veria com fatos externos a inteira confirmação do fato interno que nEla se estava operando.

Tudo isto explicado – não que houvesse dúvida, mas porque o homem age racionalmente – entra a aceitação de Nossa Senhora. Então disse Maria: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Aqui há uma atitude inteiramente conseqüente. O comentário dEla foi de quem entendeu a lição em sua essência: se Deus comunicou-me isto, é porque quer minha adesão. Então, dou o que Deus mandou pedir.

Vê-se uma profundidade, uma lógica, uma força de alma que eu nunca vi pregador nenhum acentuar.

Deixo os comentários comuns e volto-me a essas considerações que nos fazem ver a alma insondavelmente santa de Nossa Senhora. E então compreender esse espírito lógicocheio de féde obediência, mas coerente e que quer ver claro dentro das coisas, não por dúvida, nem por desconfiança, mas porque a lógica é verdade.

A Encarnação do Verbo

O Anjo afastou-se dEla. Segundo os melhores teólogos, imediatamente deu-se a concepção. Uma insondável operação do Divino Espírito Santo operada em Nossa Senhora; o Anjo afastou-se, mas a profecia cumpriu-se imediatamente. É um mistério que só saberemos na eternidade. Esse aspecto vago que fica depois e onde se pode conjeturar tudo, só nos deixa uma idéia: o fato é tão grande que, haja o que tenha havido, ultrapassa toda intelecção humana. Há uma pausa cheia de vazio. O resto não se fala. É o silêncio absoluto que o Evangelho deixa passar sobre as coisas, e que é o ambiente próprio ao recolhimento, para a meditação, própria às coisas sagradas e litúrgicas.

Por causa disso, em alguns ritos do Oriente, na hora da Consagração durante a Santa Missa, corria-se um véu em torno do sacerdote, tão sagrada e misteriosa era a ação.

Vê-se então, por esse fato, que o senso religioso pede um certo senso do mistério e que as coisas de Deus ao mesmo tempo dizem e calam muito. E não se sabe pelo que dizem mais: se pelo que falam ou pelo que calam. Compreende-se então que fazer tudo simplizinho, explicadinho, acompanhadinho, certinho é diferente das alturas dessas missões sublimes.

Façamos disso uma reserva para nossa alma para podermos amar assim essas grandezas imensas dentro de uma lógica inflexível. Aí está o verdadeiro [senso] da dignidade das coisas de Deus.

Conclusão

Peçamos a Nossa Senhora que nos cubra com o manto de Seu espírito nessa linha e nesses termos: espírito virginal, clareza e coerência de espírito. A castidade é uma grande coerência e a coerência uma grande castidade. Peçamos esse dom na noite de hoje.”

Fonte: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/a-atitude-de-nossa-senhora-diante-da-anunciacao-25-3/#.ZB4-fHbMK3A

(*) Citações da Sagrada Escritura tomadas da Vulgata anotada pelo Pe. Matos Soares. Edições Paulinas, 14ª edição, 1986.

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados