Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Arqueólogos descobrem mosaico representando o milagre dos pães e peixes


      Arqueólogos que escavavam a antiga cidade de Hipopótamos, perto do Mar da Galiléia, em Israel, teriam encontrado um grande mosaico no chão de uma igreja que parece representar o milagre de Jesus alimentando 5.000 pessoas com cinco pães e dois peixes.

      O que eles encontraram? Segundo o Times de Israel, a chamada Igreja Queimada em Hipopótamos foi construída no final dos séculos V e VI. Provavelmente foi destruída durante um ataque à cidade pelas forças persas pré-islâmicas no início do século VII.

         A cidade foi queimada durante esse ataque, mas, ironicamente, isso salvou o mosaico, cobrindo-o com um cobertor de cinzas. Os hipopótamos estão quase do outro lado do mar, vindos das cidades de Cafarnaum e Tabgha, o último dos quais foi considerado o local tradicional para o milagre dos pães e peixes.

         Tabgha também contém um mosaico semelhante, mostrando dois peixes que flanqueiam uma cesta de pão, em uma das duas igrejas antigas que ficam embaixo de uma igreja católica moderna.

       O arqueólogo responsável pela escavação, o Dr. Michael Eisenberg, disse que havia boas evidências de que as imagens eram uma referência ao conto bíblico. “Os próprios peixes têm um significado simbólico adicional no mundo cristão”, disse ele, segundo o Jerusalem Post. “Certamente pode haver explicações diferentes para as descrições de pães e peixes no mosaico, mas você não pode ignorar a semelhança com a descrição no Novo Testamento.”

    Fonte: https://www.theblaze.com/news/mosaic-in-israel-likely-depicts-jesus-miracle-of-loaves-fishes

Detalhes do artigo

Autor

Barcelos de Aguiar

Barcelos de Aguiar

330 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados