Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Áudio e texto: Nossa Senhora do Bom Conselho e a confiança


Ouça a conferência do Prof. Plinio sobre Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazano: áudio e texto.

Entenda a expressão: “avenida dos becos sem saída” e sua aplicação na vida espiritual.

Ó Mãe do Bom Conselho, rogai por nós.

***

O Prof. Plinio, responde a uma pergunta sobre a confiança e a devoção a Nossa Senhora, para um auditório de jovens cooperadores da TFP, em 1992.

“É muito delicado a gente fazer confidências, e confidências íntimas a 400 filhos reunidos num auditório, mas enfim, vamos tentar fazer alguma coisa.

A narração que foi feita aqui é exata, os elogios podem não ser exatos, mas os fatos foram esses. Entretanto, há alguma coisa a completar nisso que tem muita relação com a missão de todos nós, e é a seguinte:

* A educação que o SDP recebeu da fräulein, preparou sua alma para receber a influência para lá de benfazeja de Santo Inácio de Loyola, o arqui-modelo do combatente católico

Os senhores sabem que eu fui educado em boa parte por uma fräulein alemã, fräulein Mathilde Heltmann, uma fräulein da Baviera, de cuja influência eu guardo uma muito grata recordação. Ela me ensinou a energia, me ensinou o gosto a admiração, o entusiasmo pelo combate, pela luta, ela me ensinou a ter admiração pela vontade forte que não se quebra nunca, etc., etc. E me preparou assim a alma para receber a influência para lá de benfazeja de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Santo Inácio de Loyola foi “O” modelo, o arqui-modelo do combatente católico e embora depois de sua conversão, ele não tenha feito uso de armas, no sentido físico da palavra, eu creio que não num um cruzado para não dizer mais do que isso, eu creio que não houve nem um cruzado que se igualasse a Santo Inácio de Loyola pela combatividade. Pela combatividade, pela perspicácia, pela força de vontade, pelo aggredi.

* Na formação do SDP duas influências se conjugavam: no plano natural, aspectos da nação alemã; no plano sobrenatural o feitio de alma do varão católico segundo o que era a Santa Igreja

Bem, essas duas influências se conjugavam em minha alma, a influência alemã e a influência de Santo Inácio de Loyola, que como os senhores sabem, não era alemão era basco, portanto espanhol. Mas que ambas as influências, elogiavam e punham muito em relevo essa… uma palavra alemã que me escapa agora, meu alemão está muito envelhecido é [anstrebum?] ou [austrebum?] o aplicar completamente a vontade num determinado ponto, de maneira que a pessoa perceba em si mesmo que foi até onde devia ir, isso era o objeto do meu entusiasmo.

No plano natural, considerados aspectos da nação alemã; no plano sobrenatural – que evidentemente é o decisivo, o plano natural aqui é secundário – no plano sobrenatural considerado aquilo que é o feitio de alma do varão católico segundo o que era a Santa Igreja. E isso tudo habituou-me no espírito a idéia de que em rigor o homem obtinha tudo, desde que ele se aplicasse inteiro. Ele era ele mesmo a moeda com que ele deveria comprar de Deus a realização dos desígnios que Deus inspirara a ele. Quer dizer, se Deus me sugere por graças interiores, etc., que eu devo fazer uma determinada coisa, eu compro de Deus essa graça pagando a mim mesmo, eu me sacrifico inteiro, eu me dou por inteiro, se for preciso eu morro, mas eu dei a moeda e eu vou receber de Deus o prêmio.

* O entusiasmo com que o SDP leu as palavras de São Paulo: “Senhor, eu combati o bom combate, percorri toda a carreira que eu deveria percorrer, agora dai-me o prêmio de vossa glória”

Eu me lembro que nesse sentido, para explicar esse feitio de alma, eu me lembro do entusiasmo com que eu li as palavras últimas de São Paulo quando ele foi levado para ser degolado, ele disse: “Senhor, eu combati o bom combate – ele já estava ajoelhado junto ao tronco de árvore sobre o qual ele tinha que pousar a cabeça e ser decepada – eu percorri toda a carreira que eu deveria percorrer, agora dai-me o prêmio de vossa glória.”

Eu, quando li aquilo, eu disse: “Isto é o homem perfeito, o santo perfeito, e não resta mais nada, agora é ir para a frente!”

Eu estava nesse modo de ver as coisas quando eu era deputado federal recém eleito – tinha 24 anos – pela Liga Eleitoral Católica para representar os católicos de São Paulo, na Assembléia Constituinte do ano de 1934, e tudo me corria muito bem. Minha situação pessoal era simplesmente brilhante: eu era o deputado mais moço e o deputado mais votado de todo o Brasil, por um lado. Agora, por outro lado, a situação econômica de minha família – seria depois a minha porque os filhos herdam dos pais – não era muito rica mas era de inteira tranqüilidade, inteiro conforto, inteira suficiência, inteira despreocupação, saúde boa… para frente!

* Na época em que o SDP era deputado, começam a acumular sobre ele os infortúnios

Bem, quando começam a acumular em cima de mim infortúnios longos demais para eu contar aos senhores, mas dos quais eu dou apenas algumas idéias aos senhores.

Em primeiro lugar, no âmbito doméstico, a notícia de que certas pessoas – eu não quero entrar aqui em pormenores referentes a pessoas que são do âmbito privado, etc. – tinham posto fora o dinheiro da família. E que, portanto, cessado o meu mandato de deputado – que deveria durar normalmente 4 ou 5 anos – eu não teria com que manter os meus pais, e já estavam idosos. E nem me mentir a mim mesmo, o quê fazer? É uma preocupação, de momento situação boa, daqui a 4 ou 5 anos o quê? A miséria!

Ao mesmo tempo que se dava isso, eu começava a perceber na Assembléia Constituinte, manejos para fazer com que ao invés de nossa função de deputado durar 4 ou 5 anos como era normal, durar só um ano. Portanto, aquele espaço cômodo de 4 ou 5 anos em que eu teria um ordenado bom, garantido, para procurar um emprego, procurar um trabalho, ou então subir a um posto mais alto na política, isto, de repente se cortava, pam! Eu comecei a ter preocupações, e preocupações porque eu não via saída para essa situação. E, por outro lado eu acho que foi uma coincidência permitida e querida pela Providência especialmente.

* Soma-se à perspectiva de miséria, uma forte nevralgia

Eu tinha um sono – como pessoa muito saudável que eu era – muito regular, era só me deitar que dormia, e dormia com abundância, a noite inteira e pela manhã a dentro, o quanto eu quisesse. Bem, isso repousa, ajuda a carregar a vida.

Começou a me dar uma nevralgia que – era aqui desse lado do rosto, do lado direito – começava por aqui pelos dentes e se tornava verdadeiramente aguda quando se fixava aqui à maneira de um prego metido nessa articulação. Os senhores se imaginem com um prego aqui, eu ficava com uma dor que não era uma dor pungente, mas era o suficiente para impedir de dormir. E eu ficava então sentado na cama, debruçado sobre o travesseiro, eu punha dois travesseiros para agüentarem o peso de minha cabeça, eu debruçado sobre o travesseiro e com aquele prego fixo. Tomava remédios para passar a dor – sempre houve uma série de remédios para fazerem passar a dor mas que muitas vezes não fazem passar – tomava aquilo e ficava assim.

O tempo passava, etc., de repente, começava a ver pelas venezianas o sol esfuziante do Rio de Janeiro – a capital do país naquele tempo era o Rio, e a Assembléia Constituinte era lá – entrava pelas frestas da veneziana, começava a perceber a rua que se movia, o dia para todo que nascia, e eu ali, pam! pam! naquela dor mas ao mesmo tempo naquela preocupação. Porque como eu não tinha no que pensar eu pensava nos problemas, e os problemas eram um cravo no espírito enquanto aquela coisa era um cravo na carne.

* Como chega às mãos do SDP o livro da Confiança

No final eu adormecia, tinha umas duas horas para dormir e sair correndo para a reunião dos deputados que devia preparar a reunião da tarde. De maneira que eu praticamente não dormia quase nada. Nessa situação eu ia todas as manhãs comungar numa igreja próxima ao Hotel Glória onde eu estava hospedado, e o padre daquela igreja era muito amável – toda essa complicação de missa nova e tudo isso não existia naquele tempo e os católicos eram muito unidos – e quando ele me via chegar, o movimento da igreja já tinha diminuído, era uma igreja de um bairro onde tinha gente velha que ia comungar de manhã bem cedinho e voltava para casa, e a igreja estava sem movimento.

Mas eu chegava o padre vinha logo, me dava a comunhão muito amavelmente, etc., e ele não levava a mal que eu não conversasse com ele e saísse correndo porque ele sabia que eu tinha reunião de deputados logo depois. Um dia eu cheguei e o padre me disse: “Dr. Plinio nós temos uma exposição de livros aí, o Sr. não queria comprar alguns livros?” Equivalia a dizer o seguinte: “Nós temos sido tão amigos do Sr., seja um pouco amigo nosso, e compre os livros.” Bem, eu fui e me lembro ainda da sacristia onde tinha realmente vários livros expostos e eu comprei mas assim na pressa, comprei dois livros quaisquer. Um desses livros é o Livro da Confiança.

* Não basta a gente dar tudo; é preciso dar tudo mas é preciso que obtenhamos de Deus e que Ele nos dê, por misericórdia e não por justiça, aquilo que nós queremos

Quando eu cheguei ao hotel de volta, eu tratei de ler o livro. E eu percebi que o Livro da Confiança chegava no ponto em face do problema espiritual mais importante para o meu progresso naquele tempo, era de compreender o seguinte, tudo o que eu tinha aprendido era verdade; o homem se entregando inteiramente ele pode pagar diante de Deus o preço daquilo que ele quer, é questão de ele se dar inteiramente, de ele querer inteiramente uma coisa boa, santa, justa, que fosse de acordo com a vontade de Deus. Não é, por exemplo, ter uma caraminhola na cabeça, de ter uma linda lancha na baía da Guanabara e então fazer um sacrifício a Deus para Deus me dar a lancha. Não! São coisas que dizem respeito ao bem dele, ao bem da Igreja dele, aí sim Deus atende quando a pessoa se dá inteiramente.

Mas não basta isso. Eu não sabia isto, a fräulein não me tinha ensinado, e eu não tinha entendido isto no ensinamento dos meus professores jesuítas, aliás ensinavam muito bem a religião, mas eu não tinha entendido o seguinte: que não basta a gente dar tudo. É preciso dar tudo mas freqüentemente esse tudo não chega, é preciso que nós obtenhamos de Deus e que Ele nos dê mais do que tudo o que nós demos, que Ele nos dê, por misericórdia e não por justiça, aquilo que nós queremos. Tudo o que nós devemos querer dEle, que Ele quer que nós queiramos, a vontade disso Ele põe em nossa alma pela graça, está bem! Tudo isto supõe nosso sacrifício completo, mas que é preciso dar mais, nosso sacrifício nunca é suficiente, é preciso que a gente dê mais algo e dê mais algo e que então Ele, por misericórdia, nos dá aquilo que a nós não tínhamos direito.

Eu vejo que eu não me exprimi bem e que não fui tão claro quanto eu queria.

Deus quer de nós que demos tudo a Ele. Ele além disto, quer que nós reconheçamos que aquilo que nós demos e que era preciso dar, não basta para obter o que nós queríamos. Que o homem tem sempre defeitos, tem sempre insuficiências, tem sempre carências que fazem com que aquele preço que ele pague – não é um preço que o homem pague – não há um preço suficiente ainda que seja a própria vida dele. E que é preciso que Deus, por misericórdia, nos dê aquilo que nós imaginávamos que podíamos exigir por justiça. E que, portanto, ficássemos dependentes dEle pela insistência das nossas orações.

* Um dinamismo novo entrava na vida espiritual do SDP: uma vez que a pessoa pedisse com confiança então poderia obter aquilo que queria; sem confiança, a pessoa não obteria

Entrava aqui no dinamismo da minha vida espiritual, entrava um fator novo, mas no fator novo entrava ainda um dado novo a mais do qual eu já tenho falado várias vezes aos senhores aqui – eu vou fazer uma referência apenas passageira. Entrava um fator novo que era o seguinte:

Esta oração cujo atendimento se compõe então das seguintes parcelas: o sacrifício de si, o pedido por aquilo que a gente não merece e que Deus dá, deveria ter mais um elemento no caso concreto e era a confiança. Quer dizer, uma vez que a pessoa pedisse e pedisse com confiança então poderia obter aquilo que queria; sem confiança, a pessoa não obteria.

* Três elementos para se conseguir um dom de N. Senhora: entrega inteira de si; pedido a Deus, e portanto, oração; confiança que a oração será atendida, mas por misericórdia e não por justiça

Então são três elementos: entrega inteira de si; pedido a Deus como se o nosso preço pago por nós não bastasse porque não basta e, portanto, oração; e terceiro, confiança que a oração seria atendida, mas por misericórdia e não por justiça. Seriam esses os três elementos que cada um dos senhores quando quiser de Nossa Senhora um dom, tiverem um pedido a apresentar, por exemplo, uma virtude árdua, difícil a conquistar, os senhores devem pedir tendo em vista esses três elementos, se não tiver em vista esses três elementos não adianta porque a oração não sobe grata aos pés de Deus, não é encaminhada por Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças como deveria ser. Então, para as necessidades dos senhores é preciso que os senhores tenham esses três fatores em vista.

* Atormentado por preocupações, o SDP começa a ler o livro da Confiança e sente no interior da alma alguma coisa que era um lenitivo

E eu aprendi o terceiro fator, eu aprendi no Livro da Confiança. Mas eu aprendi de um modo curioso, eu não sabia disto e eu comecei a ler o livro, eu estava atormentado de preocupações e de mal-estar físico, etc., etc., comecei a ler o livro e já naquelas primeiras palavras do Livro da Confiança, primeiras palavras que eu tenho em vista como se eu tivesse lido hoje cedo. Eu senti no interior de minha alma alguma coisa que era assim como um lenitivo, uma coisa que sossega que tranqüiliza que – é muita baixa de nível dizer que anestesia – mas enfim, que faz cessar as dores, e que faz um benefício à alma.

“Voz de Cristo – diz o livro – voz misteriosa da graça, Vós pronunciais no fundo de nossas almas palavras de doçura e de paz.”

* Ao SDP, entretanto, não bastava que aquilo me produzisse esse efeito doce. Era preciso argumento, um raciocínio baseado na fé. Como é que o raciocínio justifica essa confiança?

Aquilo me distendeu de um modo maravilhoso, de um modo dulcíssimo. Mas a mim não me bastava que aquilo me produzisse esse efeito doce. O doce não é argumento para nada, é preciso argumento razão, raciocínio baseado na fé, mas é preciso raciocínio. Então vamos ver agora como é que o raciocínio justifica essa confiança?

Não sei se está claro o problema?

(Sim!)

E eu dizia de mim para comigo o seguinte, eu não tinha conhecimento do papel da confiança, e eu tinha esta idéia:

* Após vinte anos sem nada conseguir para o apostolado o SDP é atendido em proporções magníficas: aos 24 anos chega a um lugar como nunca um brasileiro ocupou

“Eu estou fazendo tudo o que posso e veja o que é que se passa: durante vinte anos de minha vida eu não fiz outra coisa senão penar e nada conseguir para o nosso apostolado. Quando eu faço mais ou menos 20 anos entro em contacto com o Movimento Católico e recebo super-abundantemente o que eu passara vinte anos sem conseguir. Quer dizer, companheiros, amigos a quem liderar e a quem encaminhar para a vitória dos católicos da Igreja sobre a Revolução. Eu nunca esperei, eu nunca temi, uma demora tão terrível que parecia dizer que eu nunca seria atendido. De repente, sou atendimento mas demasiadamente, em proporções magníficas, como eu nunca tinha pensado.

E chego aos 24 anos a um lugar como nunca um brasileiro ocupou: deputado federal com 24 anos e o mais votado de seu país, não houve nenhum! Então vai para além do que eu pedia, vai para além do que eu ousara.

* Quando chega ao pináculo, tudo aquilo que se levantara atrás começava a se desfazer: começava a entrar o progressismo

Quando eu chego ao pináculo, vamos dizer, um homem que chega ao alto de uma montanha, e diz: Bem, estou no alto de uma montanha, eu começo a perceber que o alto da montanha está ficando molhado, que o píncaro está se transformando em lama, naquela lama eu vou escorregando, a montanha vai afundando, e eu vou afundando com ela. E tudo aquilo que se levantara atrás de mim começava a se desfazer.

Eu percebia que estava entrando o progressismo que estava entrando, portanto, uma ofensiva terrível que era o contrário do que eu queria mas exatamente o contrário. Uma corrente inimiga que estava maquinando toda espécie de máfias e combates contra mim, porque eu não queria saber de modernização da Igreja. Porque eu só concebia a Igreja como Nosso Senhor Jesus Cristo a fundou, e como Ela será até o momento em que a Igreja militante deixará de ser militante porque Nosso Senhor baixará sobre a terra, acompanhado de uma legião de anjos e de justos, para declarar o fim da História do mundo e começar o julgamento final. Até lá a Igreja será a mesma, e todas essas modificações… os senhores estão vendo por aí, desfigurando a Igreja de um modo inominável.

* Começava-se a preparar uma onda de intrigas, de máfias contra o SDP que, como um vagalhão, ia destruir tudo quanto ele tinha esperado

E que começava então – essas modificações eu tinha a resolução de combater – mas vinham preparando uma onda de intrigas, de máfias contra mim, etc., que eu via como um vagalhão que ia destruir tudo quanto eu tinha esperado.

Por outro lado, os infortúnios que eu falava aos senhores, os problemas com a manutenção dos meus pais já velhos, os problemas com a minha própria saúde, não estava doente gravemente mas estava doente incomodamente eu não conseguia tocar a minha vida, assim todo o dia, entra ano sai ano, quem é que agüenta uma coisa dessas?

* As estrelas do céu pareciam que se jogavam por cima do SDP como se fossem pedras; a esperança de constituir uma Contra-Revolução que esmagasse a Revolução, dava no contrário

Então, tudo parecia que as estrelas do céu se jogavam por cima de mim como se fossem pedras. E eu dizia: “Eu não entendo nada, eu não tenho força, não tenho relações, não tenho meios, não tenho nada, para fazer face a esta muralha de inimigos, a esta horda de inimigos que avança para esmagar a obra que eu estava construindo. Eu já estou prevendo a derrota, eu já estou prevendo o esmagamento, lutarei até o fim! Mas de uma luta que será um fim, quer dizer, toda a esperança que eu tivera de constituir uma Contra-Revolução que eu pudesse levar até esmagar a Revolução, dava no contrário. A Revolução se voltava contra mim e me esmagava.”

Os senhores compreendem que é sóbria a perspectiva.

* Com esse fundo de quadro o SDP pensava: “Será que eu cometi algum pecado que eu ignoro? Será que tenho resíduos de amor próprio, que eu não noto e que pesam contra mim na balança de Deus?”

E eu pensava como é que eu me saio dessa? Qual é o sentido de minha vida? Será que eu cometi algum pecado que eu ignoro? Será que talvez eu tenha resíduos de amor próprio, tenha resíduos de orgulho, tenha resíduos de qualquer coisa, que eu não noto e que pesa contra mim na balança de Deus? Nossa Senhora me deu tanta devoção à Ela, me parece que Ela esta muda diante de mim, e que Ela me ignora? Eu sou um ignorado? Se eu fosse dizer que os meus inimigos me assaltam, não era nada! A minha Mãe celeste me ignora…!

Os senhores vêem que é o quadro de um cerco completo e de uma coisa que se pode chamar uma tragédia, aos 24 anos!

Quantos dos senhores aqui têm 24 anos e mais? Levantem as mãos os que têm 24 anos ou mais? Os que quiserem podem olhar para trás, vejam quantos são! Quer dizer, quanta gente moça que está aqui, está na idade em que eu tinha este universo que desabava sobre mim.

* O livro me parecia dizer o seguinte: “se você confiar em Nossa Senhora, de que rezando, Ela abre um caminho nessa rocha, se você pedir isto você obterá, com a condição de confiar!

Bem, eu li o livro e o livro me parecia dizer o seguinte: “se você confiar em Nossa Senhora, [de] que rezando Ela abre um caminho dentro dessa rocha para passar você e passar o convite que a Providência te fez, e varar e fazer triunfar o ideal católico, para o lado de lá dessa rocha – quer dizer, o inverossímil, como é que um homem pode à unha abrir um túnel numa rocha? – se você pedir isto você obterá, com a condição de confiar!”

* “Como saber se esse é o desígnio de Deus para mim? Tantos outros têm perecido de um modo doloroso; o que acontece aos outros, pode acontecer a mim!”

Eu dizia para mim mesmo: “Mas confiar? Confiar como?!! Como é que eu posso saber que esse é o desígnio de Deus para mim? Não pode ser que Deus queira que eu morra? Que amanhã me pegue um automóvel na rua? Que isto que eu tenho aqui seja um tumor e que eu morra desse negócio? Eu não sei nada a meu respeito? Tantos outros têm perecido de um modo doloroso, esmagado pelos acontecimentos ao longo do caminho da vida. O que é que tenho eu de mais pintado do que os outros para que não me possa acontecer a mim o que acontece aos outros? [O que] acontece aos outros, acontece a mim!!”

* Conclusão: “eu devo oferecer a minha vida a Deus para que com isto outras almas se salvem, e façam na terra o que eu não fui capaz de fazer”

Aquilo que eu esperava era um ideal! Mas… as sombras da morte me cercaram, umbre mortis circundederunt me; as sombras da morte me cercaram. A doença, o infortúnio, abateu-se sobre mim, e eu devo oferecer-me como vítima expiatória, eu devo oferecer a minha vida a Deus para que com isto outras almas se salvem, e façam na terra o que eu não fui capaz de fazer.

Uma conclusão muito triste porque alguma coisa dentro de minha alma me dizia: “Você não tem o direito de pensar assim, você tem o direito, você tem obrigação de esperar que outra coisa aconteça e que as velhas esperanças dos seus primeiros anos se realizarão!”

* No fundo da alma o SDP sentia que suas esperanças se realizariam mas pensava: “o que é que vale esse “eu sinto”, se não tem um raciocínio para provar isso? Eu quero uma razão!”

Eu mesmo dizia: “Alguma coisa disso me acontece no fundo da alma, eu sinto isto. Mas o que é que vale esse “eu sinto”, se não tem um raciocínio para provar isso? Eu quero é uma razão! Um sentir?!! Sentir, o que é que é sentir?!! Quanta gente sentiu coisas que não se apoiavam na razão e não foram atendidos, tudo deu em frustração e fracasso! Eu não quero ser dos que fracassaram porque não tiveram coragem de ver a verdade, eu quero ver a verdade assim de frente!”

* Uma aparente contradição que produzia uma dilaceração

Lendo o Livro da Confiança, de um lado me parecia que a Providência queria que eu sobrevivesse e realizasse essa obra. Vendo depois o que acontecia, eu entendia que não, que a Providência não queria. Isto constituía para mim uma dilaceração.

Não sei se está… se a palavra dilaceração ainda se usa no português de hoje? É como um rasgão, me sentia rasgado. Imaginem que uma folha de papel se sentisse rasgada se ela fosse capaz de se sentir, ela sentiria uma dilaceração. E era o que eu sentia com esses acontecimentos e nessa circunstância.

Bem, no meio de tudo isso começa a se formar a primeira semente do que veio a ser depois a TFP na qual os senhores estão. Mas nesse tempo, não só eu era moço e moço ainda muito novo, mas os pais dos senhores não tinham nascido, os avós dos senhores talvez fossem moços nesse tempo; os senhores compreendem como esse tempo está recuado no espaço.

* Começa a nascer a primeira semente do que seria a TFP, quando sobrevêm outras tragédias e essa semente é esmagada

Começa a nascer na TFP – na Congregação Mariana de Santa Cecília – um núcleo que eu via que tinha alguma coisa consigo, era uma primeira renovação das minhas antigas esperanças, que renascia da árvore que eu plantara e que o sopro da heresia jogara no chão. Umas frutas caíram no chão, entraram na terra umas sementes e que uma outra coisa nascia. E essa coisa que nascia – minha alma obstinadamente se voltava para isto – era a minha Ordem de Cavalaria! [aplausos]

Bem, quando sobrevêm – os fatos são ainda muito… há coisas da História da Igreja no Brasil que eu ainda não posso contar em público, estão escritas, mas não posso contar em público – outras tragédias. E essa primeira semente foi esmagada.

* Nasce uma segunda árvore, e mais uma vez o grupo constituído começa a dar amargos aborrecimentos que produzem estrondos publicitários e atacam a saúde do SDP

Enquanto essa primeira semente era esmagada, da segunda árvore – a primeira morrera – uma outra semente caía no chão e logo depois eu vejo a segunda que abre.

Bem, entram pessoas novas, recomeça-se tudo, com uns restos do grupo anterior e mais gente nova que entra. E a esperança renasce e renasce fulgurante.

Mas sempre com o problema: afinal de contas isto que sentido tem? Eu fico apertado desse jeito, a coisa quebra, cai, dá a impressão que Deus tem pena de mim e diz: “Vamos pegar esse tipo aqui, que ele é desajeitado, que não vale de nada. Mas eu, Deus, não tenho ninguém que Me queira servir como ele quer. Neste ponto, ele ao menos quer. Então vamos dar a ele mais uma oportunidade.”

Eu aproveito a oportunidade e a oportunidade me morre nas mãos, e mais uma vez começa o grupo constituído a me dar aborrecimentos, a me dar preocupações de toda ordem e das mais amargas. E isto produziu uma série de estrondos publicitários que me atacaram a saúde, de maneira que eu não percebesse, mas que eu começasse a ter uma doença chamada diabetes. Mas eu não percebia.

* Começam os primeiros sintomas da diabete

Bem, lembro-me que encontrei com um médico que estava tratando de Dona Lucilia. Ele olhou e me disse: “Dr. Plinio, como o Sr. emagreceu de repente!” Eu disse: “É!”

Mas eu vi que o médico estava querendo tratar de mim, e eu pensei – se algum dos senhores for filho de médico não me leve a mal – “Médicos, só muitos poucos, e de toda a confiança. Esse “gambá” aqui, eu não confio nele, de maneira que…”

Eu não disse nada a ele, mas de fato eu não andava me sentindo bem, e ele disse: “Olhe, deve ser diabete que o Sr. tem. Mande fazer um exame.” Eu: “Íêêhh! e tal.” Eu pensei: “Eu vou fazer o exame e levar para ele depois e depois ele me pega aí com remédios, com coisa. Não quero!”

Bom, estavam as coisas nesse pé quando, de repente, eu começo a ter espinhas colossais e uma – me perdoem o prosaísmo – me ataca precisamente no pé, e impede que eu me movimente porque se eu pisasse, aquilo machucava ainda mais.

Dona Lucilia, já muito idosa, não estava longe do fim dela, poucos meses a separavam do fim dela. E eu não queria dar a ela nenhuma preocupação porque eu tinha o empenho em prolongar a vida dela o quanto possível. Era o meu papel de filho, sobretudo filho de uma tal mãe.

Eu me lembro que não querendo que ela percebesse que eu não estava conseguindo andar, eu mandei comprar duas vassouras e me apoiava na parte de palha da vassoura como se fossem muletas, para andar quando ela não me visse. Quando ela me via, ela estava com a vista muito comprometida, eu empurrava as vassouras de lado e andava com o pé machucado mas andava apesar de tudo, para ela não perceber. O que apenas piorava a minha situação.

Chegou uma determinada situação em que eu não pude mais levantar. Tive que chamar os médicos, eles me examinaram – e aí eram médicos de minha confiança – diagnosticaram imediatamente a doença. Mas o resultado que veio do laboratório foi: o grau normal que teria o sangue de uma pessoa sem essa doença era igual a 100, e eu estava com 500, quer dizer, gravissimamente atacado. E os médicos chegaram à conclusão de que era preciso me levar logo – e tinham toda a razão – para um hospital, o Hospital Sírio-Libanês, e me fazer uma amputação. E essa amputação corria o risco de ter que afetar toda parte que vai do joelho até o tornozelo. Mas felizmente não chegou até lá e apenas foi uma parte do pé que foi amputada.

* No hospital Sírio-Libanês o SDP recebe a estampa de Nossa Senhora de Genazzano

Eu estava no Hospital Sírio-Libanês quando um dos senhores narrou aqui, me foi apresentado a estampa de Nossa Senhora de Genazzano. Eu tinha lido, pouco antes um livro sobre Nossa Senhora de Genazzano, de um monsenhor francês. E esse livro produzira em mim um efeito parecido com o Livro da Confiança. Eu tinha muita tranqüilidade, muita distensão, etc., mas eu dizia de mim para comigo: “Tranqüilidade e distensão sem argumento não vale, eu quero um argumento para essa situação.”

* A estampa me comunicava o seguinte: “Meu filho, tenha confiança! Você quer um argumento? Esse argumento é o meu sorriso”

Me deu a estampa – uma estampa popular comum – e eu sem dar muita atenção àquilo, abro a estampa assim para olhar e o que é que eu vejo? A estampa sem sorrir, sem ter nenhuma modificação, sem se movimentar em nada, a fisionomia da estampa estava completamente mudada. E a estampa me sorria e assim sem me falar, me comunicava uma coisa e essa coisa é o seguinte: “Meu filho, tenha confiança! Você quer um argumento? Esse argumento é o meu sorriso.”

Não é que a imagem falasse mas o olhar dEla comunicava isso. Eu tenho certeza, passados 25 anos hoje deste fato, eu tenho certeza que é isso. [Ela] dizia:

* “Você ainda passará por situações em que se julgará perdido. Se você se lembrar sempre desse sorriso, nunca desanimar e confiar sempre, o que Eu estou prometendo se realizará!”

“Confie e confie, porque você ainda vai passar por muitas situações difíceis em que você se julgará perdido. Porque esse é o seu caminho, o caminho para a realização da sua vocação é passar por essas dificuldades todas. Se você se lembrar sempre desse sorriso e nunca desanimar, e confiar sempre que o que Eu estou prometendo se realizará, realizar-se-á!”

Os senhores não podem imaginar a impressão que isso causou em mim, porque há quantos anos eu estava nessa alternativa:

“Uma coisa interna apenas não me satisfaz, quero argumento. Argumento qual é? Se um outro pode ser chamado à morte por esta via, por que é que eu não sou chamado? Se um outro pode ter o destino de Jó e ser arrastado à miséria, por que é que eu não sou arrastado? Por que é que eu tenho que confiar que eu realizo um plano grandioso e não realizo um plano maltrapilho e grandioso, só aos olhos de Deus?! Esta Contra-Revolução por que é que um outro não a pode fazer, e tem que ser eu que a tenho que fazer? Isto tudo não é fantasia? Não é imaginação? No total não entra amor próprio dentro disso? Vai ver que é por isso é que você está sendo perseguido pela justiça de Deus!”.

Bem, é muito racional tudo isso. Nossa Senhora não reprovou o desejo que eu tinha de um argumento, Ela abençoou esse desejo, Ela levou tempo para atender, mas quando Ela atendeu Ela tendeu regiamente!

* Uma característica de N. Sra. de Genazzano é comunicar-se sem milagre; quem olha percebe que Ela está dizendo algo. Depoimento de um pintor sobre as mudanças de fisionomias da imagem

Bem, aí eu me lembrei que aquele livro daquele monsenhor francês que eu tinha lido, contava que a imagem de Nossa Senhora de Genazzano – que a estampa era uma reprodução daquela – fazia exatamente o que eu achava que tinha sido feito comigo. O que eu achava não, o que foi feito comigo! Quer dizer, as pessoas a quem Nossa Senhora quer comunicar alguma coisa, Ela comunica sem mudar em nada, sem milagre. Mas quem olha percebe que Ela está dizendo alguma coisa, e que dizendo alguma coisa Ela comunica, Ela orienta, Ela aconselha. É preciso confiar!

E esse livro dava um parecer de um pintor famoso do século XIX, um pintor italiano que quis pintar Nossa Senhora de Genazzano porque uma pessoa muito rica, uma senhora se não me engano de Gênova, enfim pouco importa, uma pessoa muito rica encomendara a ele que isso para ela porque ela tinha recebido graças e queria ter uma estampa. Que ele foi lá para a estampa e viu que a estampa mudava tanto de fisionomia que ele não conseguia pintar. Então, ele conseguiu dos padres a licença de instalar em cima do altar uma cadeira com todo o necessário para pintar a estampa para ver se assim ele pintava. Não conseguiu porque a imagem mudava de fisionomia inteiramente, e mudava como eu tinha visto mudar para mim. E o livro afirmava que este era constantemente o procedimento desta imagem com as pessoas que iam para lá.

* “Graças a Deus eu encontrei o meu caminho e devo andar para a frente; a solução veio, e é a avenida dos becos sem saída”

Eu fiquei muito animado com aquilo e disse: “Bem, então, graças a Deus eu encontrei o meu caminho! E devo andar para a frente porque a solução veio, a solução é a avenida dos becos sem saída.”

Os senhores sabem o que é um beco? É uma rua que não tem saída, aqui perto tem um beco, uma dessas casas aí; entra um pedaço de rua e tem uma vila, não continua adiante. Isso se chama um beco sem saída.

Uma avenida de becos sem saída, é uma avenida cheia de becos, em que é constantemente preciso abrir caminho dentro do impossível. Quer dizer, uma casa, um chafariz, um não sei o quê, tendo no lugar, é preciso derrubar aquilo para passar adiante o trajeto da avenida; e não se pode porque a casa pertence a um, o chafariz é da prefeitura… [vira a fita]

… e nesse Êremo, eu me lembro perfeitamente disso. Houve uma noite em que a campanha dos jornais era tão grande que funcionava aí, o Êremo Praesto Sum I. É um êremo que depois se dissolveu e veio o êremo atual.

* Ante a possibilidade da TFP ser fechada, o SDP despede-se dos enjolras no Êremo Praesto Sum I; era um beco sem saída

O Sr. João Clá me telefonou para casa e me disse: “Nós estamos com receio que saia um decreto do governo já amanhã nos jornais fechando a TFP. Então estão reunidos aqui os enjolras, e querem despedir do Sr.” Eu pensei: “Bem, vamos lá!”

Tomei o automóvel e vim aqui e fiz uma despedida ultra melancólica, porque o governo podia – era ditadura – por um capricho do presidente da república mandar fechar a TFP no dia seguinte. Eu me lembro ainda que, quando me despedi de todos, eles continuaram no auditório e um só saiu e ficou andando um pouquinho em torno do automóvel, não sei porquê em pé, e me olhando. E eu vi que ele me olhou entrar dentro do automóvel e ligarem o motor, essas coisas assim, é uma coisa muito rápida. E eu achei que ele estava me olhando com uma cara muito boa, e eu me lembro que eu então disse a ele o seguinte: “Meu filho, se o governo fechar a TFP, eu não posso manter a TFP aberta. Mas você é um que eu não abandonarei, você me procure depois que eu continuo a ter contacto com você, mas abandonar, eu não te abandonarei.”

Graças a Deus, não o abandonei e ele não me abandonou. Sobretudo, nós dois não abandonamos Nossa Senhora, que é o que importa e o resto é secundário.

Bom, quando eu, naquela noite, saí, ainda não havia aqui a imagem de Nossa Senhora das Graças, aqui era um matagal. Quando eu saí naquela noite, quando é que alguém poderia imaginar que neste lugar aqui eu falaria a um auditório com 400 filhos, que naquele tempo não tinham nascido? Ao menos uma boa parte deles não tinha nascido e outros estavam brincando de bola, de cavalinho, chupando bala em casa, pensando em tudo menos na Ordem de Cavalaria a que um dia Nossa Senhora o chamaria.

Mas é o beco sem saída, era preciso confiar porque ao mesmo tempo que parecia que tudo estava quebrado, se eu confiasse, se os que estão comigo confiassem, acabaria sendo que Nossa Senhora resolvia o caso. No dia seguinte não saiu nada, intervieram fatores, etc., etc., seria muito longo contar… [SDP consulta o relógio] uuuhh! demasiadamente longo contar. E por causa disso a vida continuou.

* Pouco antes do desastre, o SDP se oferece a Nossa Senhora para sofrer qualquer outra coisa para ir para adiante a TFP

Bem, e assim foi indo, foi indo, foi indo, até um dia numa conversa em casa falava-se que era preciso alguém fazer um sacrifício para que a TFP fosse mais para a frente e eu pensei: “Esse alguém… eu não posso oferecer a minha vida porque sei que Nossa Senhora não quer. Mas eu posso oferecer qualquer outra coisa que seja, que não seja isto. Eu ofereço a Ela, se Ela quiser me fazer sofrer qualquer outra coisa para ir para adiante a TFP, eu aceito.”

Não pensei mais nisso e dois ou três dias depois embarquei para Amparo. Eu me lembro que tomei o meu automóvel, sentei-me, e antes pensei em sentar-me atrás, pensando: “Eu vou dormir e esse automóvel, de repente dá uma trombada e me pega dormindo. Se eu vou na frente eu posso ser liqüidado na trombada.” Mas depois eu disse: “Não, vamos andando!” Sentei na frente e tem aquelas tiras de prender aqui [cinto de segurança] e alguém que ia comigo me ofereceu de prender uma tira daquelas em mim, eu pensei: “Isso aqui é um trambolho, eu não gosto disso!” Eu disse: “Não, muito obrigado!” Fui e dormi. Quando dormi, acordei no Hospital de Jundiaí.

* Uma particularidade do desastre de 75 levava o SDP a achar que o que tinha acontecido desmentia o que tinha sido dito pela imagem de Genazzano

Eu tinha sofrido um desastre de automóvel gravíssimo, estava até com dificuldade de raciocinar porque minha cabeça levara um trauma horroroso. Eu tinha, portanto, dificuldade de raciocinar e eu não sabia o que tinha me acontecido. E uma particularidade que eu não posso contar aqui, me levava a achar que aquilo que tinha acontecido – que é um desastre em razão da qual eu estou usando cadeira de rodas – desmentia aquilo que me tinha dito a imagem.

Passaram-se nove ou dez anos daquilo, quando eu soube fortuitamente que o dia do desastre era o dia da festa de São Stefano Belezini, vigário de Genazzano. Ora, eu muitas vezes pensara: “Se ao menos eu tivesse certeza de que o que me aconteceu tem uma relação qualquer com Genazzano, eu continuaria tranqüilamente a confiar. Mas não tem relação nenhuma!”

* O SDP teve que esperar dez anos para resolver este problema; mais uma vez a avenida dos becos sem saída

Levou nove ou dez anos para eu saber que tinha essa relação que resolvia o problema. A avenida dos becos sem saída!

Durante esse tempo, por exemplo, uma coisa impressionantíssima. Eu tinha um quadro com aquela estampa pendurada atrás de mim na minha cama. E eu todo amarrado, etc., por causa do desastre que tinha sofrido eu não podia quase me mover. Estava dormindo quando prááammm!! Era a imagem de Nossa Senhora de Genazzano que caía ao chão atrás de mim. Eu não quis acordar o Amadeu e fiquei esperando amanhecer para mandar ver – porque eu não podia me levantar para ver – por que é que tinha caído a imagem. Porque se tinha sido porque o cordão se rebentou, era compreensível por uma série de razões, se não tinha sido por isto era uma coisa que me faria temer uma maldição. Por que essa maldição? Eu não sei, Deus sabe! Se eu fiz alguma coisa Ele sabe.

De manhã quando amanheceu chamei o Amadeu: “Amadeu, pega esse quadro e veja…” O cordão estava puído porque o quadro era muito pesado e o preguinho era muito pequeno e por causa disso caía por razões naturais. Então aí ao cabo de nove ou dez anos se explicou.

* No celeste e admirável conta-gotas da confiança, contra toda esperança se chegou até aqui; e daqui, se Deus quiser, dentro da tormenta, nós chegaremos no dia da vitória de Nossa Senhora

Outra coisa inexplicável. Mais ou menos nesse período conversando numa roda que estava Dr. Eduardo Brotero – ele estava presente – Dr. Caio também quando eu recebi a imagem. Ele pela primeira vez contou que quando eu recebi a estampa e olhei, que ele olhou para a estampa e ele viu a estampa que me sorria com muito afeto. E que ele depois comentara com Dr. Caio que a estampa me estava sorrindo com muito afeto, mas não me contaram e não contaram para ninguém. Passaram nove ou dez anos no silêncio. Ora, isto me teria dado ainda muito mais segurança, que dois outros tinham visto.

Foi no conta-gotas da confiança, no celeste, no admirável conta-gotas da confiança que contra toda esperança aos poucos se chegou até aqui e daqui, se Deus quiser, também dentro da tormenta e na avenida dos becos sem saída, nós chegaremos no dia da vitória de Nossa Senhora. [aplausos]

… Nossa Senhora portanto, contra toda esperança.

Confiar, confiar, confiar é igual a vencer, vencer, vencer! Com a aparência de estar vencido, estar vencido, estar vencido!

Assim se vence em nome de Nossa Senhora!”

[Orações finais, Oração da Restauração]

* * * * *

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados