Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Black blocs e impunidade


black blocs

Os black blocs (blocos de negros) que atuam no Brasil, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, devem seu nome ao fato de frequentemente se vestirem de preto e usarem máscaras e capuzes da mesma cor.

Não vamos entrar aqui na discussão um tanto acadêmica para saber se eles são ligados ou não a movimentos semelhantes que já atuaram na Europa (Gênova, Gotemburgo), nos Estados Unidos (Seattle), no Canadá (Quebec). Tal discussão tem seu interesse, é claro, mas para efeitos deste artigo abordaremos outro ângulo de cogitações.

Por que são eles impunes? Quem tem interesse nos quebra-quebras que promovem?

Utilizam uma tática de ação direta, de corte anarquista, atacando, saqueando, roubando e destruindo o que chamam de símbolos do capitalismo, como viaturas policiais, estações do metrô, carros de luxo, agências bancárias, Mac Donalds etc. Têm ligações ideológicas evidentes com o movimento anti-globalista dos Fóruns Sociais que se realizaram em Porto Alegre e outras cidades.

Infiltram-se em manifestações várias ou atuam por própria conta como criminosos comuns. Como não dependem de votos, pouco se importam com o fato de que seu desprestígio é grande na população. Vivem de ousadia e são protegidos pelo manto da impunidade. Ônibus foram queimados e as forças da ordem hostilizadas. Chegaram a espancar um coronel da Polícia Militar, que só não mataram porque um policial próximo sacou a arma.

Tal situação levou a polícia, em alguns momentos, a endurecer a repressão, por meio de balas de borracha, gás, bombas de efeito moral, sendo então asperamente criticada pela mídia, que alegou “truculência” policial.

Quando alguns dos black blocs são levados à delegacia, pouco depois são soltos, ou porque o delegado não encontra respaldo legal para mantê-los presos, ou porque algum juiz manda imediatamente soltá-los. Livres, daí a pouco voltam à carga.

O governo federal petista e os governos estaduais de Rio e São Paulo, reunem-se para estudar o caso, fingem que vão tomar medidas, mas nada sai de concreto. Mais de uma pessoa com quem conversei levantou a suspeita de que o PT estaria por detrás dessas manifestações de black blocs, os quais funcionariam como uma espécie de força auxiliar não confessada do partido. Com que objetivo?

Sendo o PT um partido com uma vocação totalitária evidente, só teria a ganhar com uma desestabilização da sociedade burguesa, que facilitasse o advento de um tipo de “chavismo” ou “castrismo” brasileiro. Ainda há pouco, por ocasião das eleições internas do PT veio a furo a existência de uma ala fortemente descontente com as alianças feitas pelo governo petista com partidos ainda não radicalmente de esquerda.

Devido à opinião pública, o PT não tem condições, ao menos de momento, de ostentar seu papel radical. A ação dos black blocs traria algum respiro para esses descontentes e poderia apressar os acontecimentos.

Tais conjecturas serão passíveis de provas no futuro? Ou de desmentidos? Quem viver, verá.

Detalhes do artigo

Autor

Gregorio Vivanco Lopes

Gregorio Vivanco Lopes

173 artigos

Advogado, formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Autor dos livros "Pastoral da Terra e MST incendeiam o Brasil" e, em colaboração, "A Pretexto do Combate Á Globalização Renasce a Luta de Classes".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados