Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Breves: Putin perde apoio da Igreja Ortodoxa Ucraniana: repúdio à invasão da Ucrânia


Enquanto Putin comanda a invasão e os ucranianos resistem fortemente, “considere a dimensão religiosa da crise: Os líderes da Igreja Ortodoxa Ucraniana leais a Moscou denunciaram a invasão russa.” escreve LifeSiteNews.

UOC E UOC-MP CONTRA A INVASÃO: PUTIN PERDE APOIO RELIGIOSO DOS ORTODOXOS

Igreja Ortodoxa Ucraniana denuncia a invasão russa

“A importância deste desenvolvimento não deve ser subestimada. A Ucrânia é uma nação majoritariamente ortodoxa (embora com uma forte presença católica bizantina, particularmente no oeste). Mas a Igreja Ortodoxa lá foi dividida desde que o país conquistou sua independência, com uma Igreja Ortodoxa Ucraniana (UOC) recém-autocéfala (ou seja, autogovernada) para rivalizar com a facção maior afiliada ao Patriarcado de Moscou (UOC-MP).

Não surpreendentemente, a UOC tem favorecido fortemente o governo de Kiev e denunciado o expansionismo russo. Mas o UOC-MP ficou quieto, sem dúvida relutante em causar tensões com seus irmãos em Moscou – até que a invasão começou.

Até o Patriarcado de Moscou …

Agora, a liderança do UOC-MP denunciou a beligerância russa. E até o próprio Patriarcado de Moscou está escolhendo cuidadosamente suas palavras. A Ucrânia é um país religioso, e Putin alienou o maior bloco religioso.

Dois terços dos ortodoxos ucranianos apoiam Kiev

Os resultados podem ser duradouros para a comunidade ortodoxa na Ucrânia. Uma nova pesquisa mostra que cerca de dois terços de todos os ortodoxos ucranianos, incluindo os do UOC-MP, estão do lado da OCU em seu apoio ao governo de Kiev. À medida que os sentimentos patrióticos se fortalecem, o apoio ao UOC-MP enfraquece e a pesquisa mostra uma forte tendência de afastamento do UOC-MP vinculado a Moscou.

***

Rezemos pela Paz, isso significa a retirada incondicional das tropas de Putin do território ucraniano, a indenização do povo martirizado pela tirania da URSS. Por que Putin insiste e ameaça com o arsenal atômico as nações ocidentais?

Nossa Senhora proteja a Ucrânia e poupe os eslavos para o futuro Reino de Maria.

Fonte: https://www.lifesitenews.com/opinion/putins-invasion-of-ukraine-has-alienated-the-countrys-orthodox-community/

Detalhes do artigo

Autor

Souza Leão

Souza Leão

180 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados