Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Canadá baniu Huawei e ZTE 5G: segurança


Canadá proíbe Huawei e ZTE da rede 5G por motivos de segurança.

A aliança Five Eyes inclui Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.

O Canadá está banindo as empresas chinesas de telecomunicações Huawei e ZTE de sua infraestrutura sem fio 5G, disse o ministro da Segurança Pública, Marco Mendicino, em 19 de maio.

Canadá baniu Huawei e ZTE: segurança nacional

Retirar equipamentos já instalados

As empresas canadenses não poderão implantar equipamentos fabricados Huwei e ZTE em suas redes 4G e 5G, e terão que retirar os equipamentos já instalados.

“Existem muitos atores hostis que estão prontos para explorar vulnerabilidades em nossas defesas. Devemos redobrar nossos esforços”, disse Mendicino em entrevista coletiva em Ottawa.

“É por isso que nosso governo realizou um exame de segurança extensivo e completo das tecnologias de telecomunicações sem fio 5G, incluindo os provedores de serviços que representam um alto risco para a integridade do nosso setor de telecomunicações.”

Five Eyes

A decisão há muito esperada alinhará o Canadá com seus parceiros de inteligência da Five Eyes, que baniram a Huawei ou anunciaram a eliminação gradual de seus equipamentos já usados ​​por operadoras domésticas de telefonia móvel. A aliança inclui Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.

Enquanto o Canadá passou anos avaliando a questão, as principais operadoras sem fio canadenses recorreram às empresas europeias Ericsson e Nokia para equipamentos 5G.

As empresas canadenses agora são obrigadas a remover qualquer equipamento Huawei ou ZTE 5G existente até junho de 2024 e equipamento 4G até dezembro de 2027. A aquisição de novos equipamentos 4G ou 5G da Huawei ou ZTE será proibida a partir de setembro de 2022.

Mendicino também anunciou que seu governo apresentaria legislação no curto prazo para proteger o sistema de telecomunicações e a infraestrutura crítica do Canadá.

Preocupações de segurança: a lei de inteligência nacional chinesa

O Ministério da Inovação, Ciência e Desenvolvimento Econômico disse em um comunicado que a tecnologia das duas empresas chinesas “introduzirá novas preocupações de segurança que agentes mal-intencionados podem explorar”.

“Nos sistemas 5G, as funções sensíveis se tornarão cada vez mais descentralizadas e virtualizadas para reduzir a latência, e o número de dispositivos que eles conectarão também crescerá exponencialmente”, disse o comunicado.

“Dados os potenciais impactos econômicos e de segurança em cascata que uma violação da cadeia de suprimentos de telecomunicações pode causar, os aliados tomaram medidas para proibir a implantação de produtos e serviços da Huawei e ZTE em suas redes de telecomunicações 5G.”

Preocupações com a Huawei envolvem seus vínculos com as forças armadas chinesas, o que a empresa negou, e os críticos também apontam para a lei de inteligência nacional chinesa que exige que as entidades chinesas apoiem a coleta de inteligência do estado.

Usando portas do fundos

Autoridades dos EUA disseram ao Wall Street Journal em 2020 que a Huawei conseguiu acessar secretamente redes sem fio em todo o mundo através de portas dos fundos e fazia isso há mais de uma década, algo que a Huawei negou.

O Canadá adiou a decisão de permitir a infraestrutura da Huawei em sua rede 5G. Os Estados Unidos em várias ocasiões alertaram publicamente que a falha em banir a empresa poderia afetar a disposição de Washington de compartilhar inteligência, temendo que os dados pudessem ser comprometidos.

***

Não é somente através da Huawei e ZTE que o PCCh espiona, clona, suborna. Temos informado a nossos leitores a “compra” de professores em várias famosas universidades americanas levada a cabo pela China. https://ipco.org.br/ainda-o-suborno-pcch-de-cientistas-americanos/

O governo americano fechou o Consulado chinês no Texas com evidentes provas de ser centro de espionagem. https://ipco.org.br/as-malhas-do-consulado-chines-em-houston-enorme-centro-de-espionagem/

O comunismo é uma seita filosófica, materialista que deseja se impor ao mundo inteiro. O Partido acima de tudo, não há moral para os comunistas senão aquilo que favorece o PCCh.

Brasil, alerta. Os grandes apologistas, entre nós, da China comunista são o PT e o PSDB. https://ipco.org.br/o-novo-credo-do-governador-joao-doria-confio-em-xi-jinping/

***

O Brasil será grande e realizará sua missão longe das garras do PCCh. Nossa Senhora Aparecida proteja o Brasil da tirania comunista.

Fonte: https://www.theepochtimes.com/canada-bans-huawei-and-zte-from-5g-network-on-security-grounds_4478117.html

Detalhes do artigo

Autor

León de La Torre

León de La Torre

261 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados