Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Católicos na miséria resistem à perseguição russo-cismática na Criméia


Católicos na miséria sob a perseguição na Criméia
Católicos na miséria sob a perseguição na Criméia

“Fomos isolados do resto do país. Só podemos nos comunicar por telefone ou e-mail”, disse em comunicação telefônica com a associação assistencial Aid to the Church in Need Dom Jacek Pyl, bispo auxiliar católico de Odessa-Simferopol, na Criméia. “Até os pacotes com ajuda humanitária são recusados na fronteira”.

Apesar da hostilização e dos percalços, a Igreja Católica, que tem apenas 2.000 fiéis na região, continua ajudando as famílias em dificuldades.

Os bancos ucranianos foram fechados e só há bancos russos, não podendo os cidadãos acessar suas contas. Por isso deixaram de receber ordenados, pensões ou outros auxílios. A moeda ucraniana ficou proibida. Em seu lugar entrou a moeda russa, mas a conta-gotas.

Os católicos de rito latino auxiliam as famílias greco-católicas (“uniatas”), especialmente as mais numerosas, com alimentos e medicamentos, porque os sacerdotes tiveram que fugir da Criméia ameaçados por agentes russos.

Dom Jacek Pyl, bispo auxiliar católico de Odessa-Simferopol, Criméia
Dom Jacek Pyl, bispo auxiliar católico de Odessa-Simferopol, Criméia

A ocupação russa também invalidou os processos que visavam à devolução dos bens da Igreja Católica confiscados pela União Soviética, recriando neste ponto a situação dos tempos de Stalin.

“A igreja católica de Sebastopol havia sido transformada num teatro sob o comunismo e ia ser devolvida à Igreja, mas agora tudo o que foi feito nesse sentido ficou reduzido a nada”.

As licenças concedidas outrora para construir igrejas ou dependências eclesiásticas não são mais reconhecidas.

Porém, os católicos não desanimam, diz D. Pyl. O bispo destaca a grande necessidade de orações dos católicos no mundo todo pela Igreja perseguida na Criméia.

“A fé, disse, nos permite ver tudo sob o prisma a Providência Divina; olhamos o futuro com esperança, e por isso sabemos que Deus está perto de nós nas dificuldades presentes”, acrescentou o prelado.

Os católicos conheceram situações piores sob o comunismo e muitíssimos deles foram martirizados. Mas, cada vez que o catolicismo recomeçou de zero, acabou mais reforçado e mais prestigiado. Muitos seguidores dos cismas “ortodoxos” passaram a frequentar os templos católicos.

Na grande cidade de Kharkiv os bispos ucranianos renovaram a consagração do país ao Imaculado Coração de Maria e encorajam os fiéis de toda a Ucrânia a rezarem: “Coração Imaculado de Maria, rogai por nós”.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados