Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Correio Braziliense concorda que é mero recuo tático


Muito interessantes alguns comentários do Correio Braziliense sobre os “recuos” do Min. Paulo Vannuchi. Vai na mesma linha da série de artigos publicados neste site.

Transcrevemos abaixo a visão do Correio Braziliense (Os grifos são nossos):

Se você quer reagir ao PNDH-3 antes ainda de ler esta notícia, clique aqui

11/04 – Atentado à democracia

Visão do Correio Braziliense

É muito pouco ou quase nada convincente a anunciada intenção do ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, de modificar pontos polêmicos da terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3).

Até porque polêmico é praticamente todo o texto e, mais ainda, a sua espantosa e inconfessada intenção de enganar os brasileiros com a troca do sistema político construído desde os memoráveis comícios das “Diretas-já” e consagrado pela Constituição de 1988. Em seu lugar passaria a vigorar por decreto um regime de fazer inveja ao autoritarismo anacrônico vigente na Venezuela de Hugo Chávez e em marcha batida na Bolívia de Evo Morales.

Verdadeiro atentado às conquistas democráticas da sociedade brasileira, o decreto que Vannuchi levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a assinar pouco antes do Natal institui uma coletânea de retrocessos inaceitáveis. A pretexto de regulamentar direitos humanos, o texto submete a sociedade e os demais poderes republicanos ao juízo e ao humor do ocupante do Palácio do Planalto, que ganha poderes hoje atribuídos à representação parlamentar. Por exemplo, o de convocar unilateralmente a realização de plebiscitos e referendos populares para mudar artigos da Constituição, de modo a perpetuar no poder o autor da convocação.

Esses perigos dependem de leis que os regulamentem. Mas, para colocá-los em vigor, bastaria ao Planalto acionar seu rolo compressor alimentado por verbas e cargos. A esta altura, a ousadia do golpe não deixa mais dúvida de que o risco que a jovem democracia brasileira correu e ainda corre só não se consumou porque Vannuchi e sua equipe — a quem Lula também deveria chamar de aloprados — erraram a mão. Na enorme teia de agressões à institucionalidade e às boas práticas republicanas, a “Constituição do B” do ministro Vannuchi atira contra a liberdade de imprensa e a propriedade privada, além de atropelar a tradição brasileira de observar processo de consolidação lenta e respeitosa no caso de certos avanços, como foi o do divórcio e é, hoje, o do aborto.

Ao dar razão ao invasor de propriedades rurais, que somente poderia ser atingido por liminares de reintegração depois de audiência pública entre as partes, o PNDH3 desqualifica o Judiciário como poder capaz de dirimir questões de direito de posse. E, ao instituir, entre outros abusos de autoridade, a pena administrativa da cassação de concessão à mídia eletrônica, a juízo do poderoso Executivo, que não se enquadrar no suposto código de direitos humanos, agrediu um dos pilares de qualquer democracia digna do nome: o da liberdade de expressão e livre acesso à informação. Lula, em várias oportunidades, tem tentado minimizar a gravidade do calhamaço de barbaridades espalhadas nos 512 itens do que deveria ser apenas um programa de direitos humanos. Mas o que Vannuchi e seus aloprados produziram não inspira outra coisa senão alerta e atitude. O papel aceita tudo, mas que não tentem desrespeitar a inteligência e o espírito de luta dos brasileiros comprometidos com a democracia. Enfrentarão resistência e não será encoberta por dissimulação do nível do pretenso PNDH3.

Detalhes do artigo

Autor

Daniel Martins

Daniel Martins

320 artigos

Voluntario do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. Articulista na Revista Catolicismo e na Agencia Boa Imprensa. Coordenador do Canal dos Santos Anjos no YouTube: https://www.youtube.com/c/CanaldosSantosAnjos/

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados