Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Cuba põe (sinceridade) China no banco do réus


As recentes manifestações populares em Cuba, contra o regime ditatorial comunista, vão servir de teste: separar o joio do trigo. Quais países apoiarão os anticomunistas que pedem liberdade? China, Venezuela ficarão ao lado de Raul Castro? No Brasil, PT, PSOL e o falso Centrão apoiarão Castro?

México se posiciona pró Castro.

Cuba usa métodos da China comunista

“Cuba é acusada de ter adotado sistemas de tecnologia fabricados na China para controlar e bloquear o acesso à Internet, em meio a relatos de que aplicativos de mensagens e serviços de Internet dos cubanos estão sendo bloqueados no país comunista, depois que milhares de cidadãos saíram às ruas em 11 de julho para protestar contra a falta de liberdades e a deterioração das condições econômicas.”

Sen. Marco Rubio (R-Fla.) advertiu em um comunicado de 11 de julho no Twitter que o regime cubano iria “bloquear o serviço de internet e telefone celular em breve para evitar vídeos sobre o que está acontecendo para chegar ao mundo”.

No final do dia, ele escreveu: “Eu avisei sobre isso hoje cedo. Isso está acontecendo e continuará. … A propósito, eles usam um sistema fabricado, vendido e instalado pela #China para controlar e bloquear o acesso à internet em #Cuba. ”

O Partido Comunista Chinês é um aliado próximo e apoiador do regime cubano.

Milhares nas ruas em Cuba: fim da ditadura comunista

Milhares de cidadãos cubanos tomaram as ruas em várias cidades da ilha comunista do Caribe em 11 de julho, pedindo mais liberdades e o fim da ditadura comunista. Eles também protestaram contra a contínua escassez de alimentos e os altos preços dos alimentos em meio à piora nas condições econômicas do país, agravada pela pandemia.

De acordo com a The Associated Press, os manifestantes se reuniram em pontos de encontro compartilhados em plataformas populares de mídia social, como Twitter e Facebook. As autoridades (comunistas) então começaram a fechar os serviços de Internet em algumas cidades na tarde de 11 de julho para evitar que os dissidentes transmitissem os protestos ao vivo, informou a agência de notícias.

O Observatório Aberto de Interferência de Rede (OONI), um órgão de vigilância global da censura na Internet, relatou em 12 de julho que Cuba começou a bloquear aplicativos de mensagens WhatsApp, Telegram e Signal em meio aos protestos.

Alp Toker, diretor da Netblocks, uma empresa de monitoramento de internet com sede em Londres, disse à The Associated Press que Facebook, WhatsApp, Instagram e Telegram foram bloqueados. O Twitter não parecia estar bloqueado, mas Toker disse que o regime poderia cortá-lo se assim o desejasse.

Por que a esquerda teme as ruas e as urnas?

O acesso à Internet é limitado e caro em Cuba. O regime comunista anunciou em 2017 que iria estender gradualmente os serviços domésticos de Internet. Em 2019, residências e empresas foram autorizadas a redes Wi-Fi privadas. Os cubanos também tiveram acesso total à Internet móvel em dezembro de 2018, por meio da estatal de telecomunicações ETECSA – única empresa que fornece acesso à Internet no país.

Mas, como resultado, ele tem amplo controle sobre as comunicações. De acordo com a Human Rights Watch, o regime cubano sufoca regularmente as vozes que publicam informações críticas ao governo, submetendo-as a “assédio, violência, campanhas de difamação, restrições de viagens, cortes de internet, assédio online, invasões em suas casas e escritórios, confisco de trabalho materiais e prisões arbitrárias ”, bem como mantê-los incomunicáveis.

A Freedom House classifica Cuba como “não livre” para a liberdade na Internet, dando-lhe uma pontuação de 22 em 100.

Tecnologia chinesa Huawei

A tecnologia chinesa foi anteriormente apontada por vários grupos como potencialmente sendo usada pelo regime cubano para facilitar sua censura.

O Instituto de Guerra e Paz em dezembro de 2020 relatou que os principais fornecedores de tecnologia da ETECSA são três empresas chinesas – Huawei, TP-Link e ZTE.

A OONI relatou em 2017 que a gigante chinesa das telecomunicações Huawei foi “considerada por apoiar a infraestrutura de Internet de Cuba”.

“O cabeçalho do servidor de sites bloqueados, por exemplo, apontava para equipamentos da Huawei”, diz o relatório. “Embora esteja claro que Cuba está usando os pontos de acesso da Huawei, ainda não está claro se e em que medida a empresa está realmente implementando a censura da Internet no país.”

O grupo também afirmou ter encontrado códigos chineses usados ​​para portais de acesso Wi-Fi em Cuba, observando que o portal de login da estatal ETECSA contém em seu código-fonte “comentários escritos em chinês”. O relatório afirma que isso “indica que a ETECSA provavelmente contratou desenvolvedores chineses para implementar o portal”.

O relatório observa ainda que o cabeçalho HTTP do servidor continha “V2R2C00-IAE / 1.0” que “parece estar associado a um equipamento Huawei chamado eSight”, um sistema de gerenciamento de rede.

Essa é a observação também da organização não governamental Qurium Media Foundation, com sede na Suécia, em um relatório de junho de 2020.

“A presença do cabeçalho V2R2C00-IAE em algumas respostas de‘ Filtragem da Web ’sugere a presença de um produto NIP (Huawei Intrusion Detection System) que fica em linha na rede”, diz o relatório.

***

O Ocidente, Japão industrializaram a China, forneceram know how, investimentos bilionários. Em consequencia o País foi aceito no Conselho de Segurança da ONU, na OMC. Sim, os capitalistas fizeram da China uma potência.

Esperamos que agora, com o apoio chinês à Cuba, Venezuela os olhos se abram … afinal a China é aliada da Coreia do Norte.

Nosso Site tem mostrado como a imagem internacional da China (PCCh) está em declínio. Irá a China apoiar a repressão em Cuba? Continuará dando apoio à Venezuela? O caso cubano pôs a China no banco dos réus, vejamos a sua sinceridade.

Fonte: Cuba Accused of Using Chinese Tech Systems to Block Internet Access Amid Protests (theepochtimes.com)

Detalhes do artigo

Autor

León de La Torre

León de La Torre

262 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados