Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Democracia (se não é de esquerda) é ‘golpe’! Golpe (se é de esquerda) é ‘democracia’! Uma lição do Paraguai


María Liz García, ministra de Defesa do Paraguai
María Liz García, ministra de Defesa do Paraguai

A ministra de Defesa do Paraguai, María Liz García, forneceu à imprensa vídeo feito por câmaras de segurança mostrando reunião do chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, com comandantes militares paraguaios, enquanto o Senado se aprontava para votar a destituição do então presidente populista Fernando Lugo.

O encontro do chanceler venezuelano com comandantes das três Armas teria sido convocado pelo chefe do gabinete militar de Lugo, o general Ángel Vallovera, e aconteceu no próprio Palácio de Governo da capital.

A matéria foi difundida pela agência EFE desde Assunção e o vídeo foi postado em Youtube.

Há alguns dias, a ministra de Defesa paraguaia acusou o chanceler chavista de incentivar as Forças Armadas paraguaias a se rebelarem contra a cassação de Lugo.

As imagens, editadas e sem áudio, foram exibidas por um canal de televisão paraguaio.

“ABC Color”, 3.7.2012

A reunião teria ocorrido entre às 16h23 e 16h33 do dia 22, duas horas antes da votação no Senado que aprovou o impeachment de Lugo julgado culpado por mau desempenho em suas funções.

O vídeo editado inclui fotos e nomes dos participantes. Uma versão sem cortes foi entregue a outros meios de comunicação do país.

Participaram da reunião os comandantes do Exército, Adalberto Garcete, da Marinha, Juan Benítez, e da Força Aérea, Miguel Christ.

Assim que assumiu a presidência, o novo presidente Franco substituiu o chefe do gabinete militar anterior e os comandantes do Exército e da Marinha.

O jornal “ABC Color”, de larga difusão no Paraguai, citou vários deputados que asseguraram que o chanceler venezuelano e o embaixador equatoriano no Paraguai, Julio Prado, incitaram os comandantes para que assinassem um documento proclamando Lugo como presidente.

Segundo o deputado José López Chávez, a Comissão parlamentar de Defesa convocou outros militares envolvidos, e todos confirmaram a mesma versão dos fatos.

López Chávez pediu que a justiça paraguaia processasse Maduro, Prado e o ex-presidente Lugo por instigar a uma sublevação militar.

Protesto contra o ‘golpe’ e em favor da
‘democracia’ em frente à embaixada
paraguaia, Brasília. (Antonio Cruz-ABR)

O parlamentar acrescentou que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deve explicações pela sua intromissão na soberania paraguaia.

A crise no Paraguai está a demostrar, mais uma vez, a novilíngua dos regimes populistas latino-americanos.

Segundo essa nova linguagem, a ‘democracia’ se não é de esquerda chama-se ‘golpe’!

E o golpe?

Ora o ‘golpe’!

‘Golpe’ se é de esquerda chama-se ‘democracia’!

E, ái se não for de esquerda!

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados