Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Um dogma que desperta o ódio do homem igualitário


Neste dia 8 a Igreja celebra a festa da Imaculada Conceição. Em memória desta data, transcrevemos comentário de Plinio Corrêa de Oliveira, extraído de conferência em 16-6-1973. [sem revisão do autor]

Monumento que o Bem-aventurado Papa Pio IX mandou erigir na Praça de Espanha, em Roma, após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição
Monumento que o Bem-aventurado Papa Pio IX mandou erigir na Praça de Espanha, em Roma, após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição

“O dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora [proclamado pelo Bem-aventurado Papa Pio IX, mediante a Bula Ineffabilis (1854)] ensina que Ela foi concebida sem pecado original. Desde o primeiro instante de seu ser, em nenhum momento teve qualquer nódoa da mácula original.

A lei inflexível, pela qual todos os descendentes de Adão e Eva até o fim do mundo nasceriam com o pecado original, foi suspensa por Deus quanto a Nossa Senhora. De maneira que Ela não ficou sujeita às misérias e às más inclinações que pesam sobre todos os homens.

Tudo na Santíssima Virgem tendia harmonicamente para a verdade e para o bem; tudo n´Ela inclinava-se para Deus. Ela era cheia de graça!

Ora, ensinar que uma mera criatura tivesse esse privilégio extraordinário é fundamentalmente anti-igualitário. E proclamar esse dogma era definir uma tal desigualdade na obra de Deus, uma tal superioridade de Nossa Senhora sobre todos os outros seres, que evidentemente haveria de fazer espumar de ódio todos os espíritos igualitários”.

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados