Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Efemérides – 11/09


1565: – As forças muçulmanas se retiram de Malta, encerrando assim o Cerco de Malta.

O Cerco de Viena pelos muçulmanos, em 1635.

1683: – A Santa Liga Católica, liderada por João Sobieski, derrotam e fazem levantar o cerco muçulmano de Viena.

1835: – Durante a Guerra dos Farrapos os “rebeldes farroupilhas”, proclamam unilateralmente a “República Rio Grandense”, também chamada de República de Piratini. Esta, de caráter republicano, era contra o governo imperial do Brasil, e estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1º. de março de 1845, inspirando outros movimentos separatistas como em 1842 a “Revolução Liberal”, em São Paulo, e em 1835 a “Sabinada”, na Bahia.

1970: – TFPs da América do Sul difundem o manifesto do Presidente do Conselho Nacional da TFP brasileira, Plinio Corrêa de Oliveira, “Toda a verdade sobre as eleições no Chile”. São distribuídos 550.000 exemplares no Brasil em 50 cidades, 250.000 na Argentina, e 50.000 na Colômbia.

1973: – Militares chilenos atacam o palácio presidencial de La Moneda tomando o poder. Allende, segundo a versão mais aceita de sua morte, suicidou-se no próprio palácio, segundo consta com a arma que lhe fora dada por Fidel Castro.

1975: – No manifesto “Alegria, vigilância e esperança”, a TFP chilena denuncia o otimismo e a falsa paz que reina no segundo aniversário da queda de Allende.

2001: – Nos Estados Unidos, num ataque sem precedentes coordenado pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda, dois aviões de passageiros tripulados pelos terroristas, um da American Airlines, e outro da United Airlines, com alguns minutos de intervalo, num ataque suicida se chocam contra as duas torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque. A explosão provoca o desmoronamento dos prédios, morrendo cerca de 2.900 pessoas. No mesmo dia, dois outros aparelhos, um da American Airlines é atirado contra o Pentágono, e outro da United Airlines cai num descampado perto de Shanksville, na Pensilvânia. Analistas dizem que esses atentados marcaram uma nova era com relação ao terrorismo islâmico.

2002: – São detonadas três bombas terroristas na estância balneária de Bali. O atentado faz 202 mortos.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados