Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Falência múltipla dos órgãos


operação

O título deste artigo é emprestado de um jargão da medicina, que vem sendo vulgarizado ultimamente. Descreve com um realismo cru a situação desesperadora de certos doentes terminais, que nada mais têm a esperar da vida, a não ser talvez o milagre. É comum encontrar essa expressão nos obituários, como indicação da causa mortis.

Também a sociedade humana constitui um corpo. Muito mais complexo que o dos indivíduos, é certo, mas nem por isso imune a misérias e vicissitudes de toda ordem.

Assim é que, contemplando o mundo atual, tão distante daquele ideal de civilização cristã que outrora fez a glória da Igreja e da sociedade temporal, a imagem da falência dos órgãos me vem à mente.

A sanidade moral dos diferentes órgãos da sociedade parece ter entrado em falência múltipla, a um passo da decomposição final. São os políticos, com sua corrupção financeira; são as famílias que, em grande número, vão se desfazendo; são os indivíduos, frequentemente sujeitos à droga, ao nudismo que avança e às perversões de todo tipo; são por fim os meios eclesiásticos, cada vez mais penetrados pela fumaça de satanás e entregues à autodemolição, ambas constatadas por Paulo VI.

E daí vem a pergunta: estaremos já bordejando aqueles acontecimentos terríveis descritos por Nossa Senhora em Fátima?

Bem sabemos que Ela previu os castigos, mas também o triunfo do Imaculado Coração de Maria, e que depois “será dado ao mundo algum tempo de paz”.

Mas enquanto tal triunfo não se dá, é dever nosso não fechar os olhos ao fato de que Nossa Senhora em diversas aparições tem chorado como a melhor das mães poderia chorar sobre o filho sujeito à falência múltipla dos órgãos e já em estado terminal.

E a reparar o Imaculado Coração da Virgem Santíssima, tão gravemente ofendido. E a melhor reparação consiste em não dobrar os joelhos diante do Baal moderno que avança, mantendo-nos distantes de suas loucuras e indignando-nos com suas blasfêmias, quando não as pudermos impedir.

Detalhes do artigo

Autor

Gregorio Vivanco Lopes

Gregorio Vivanco Lopes

173 artigos

Advogado, formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Autor dos livros "Pastoral da Terra e MST incendeiam o Brasil" e, em colaboração, "A Pretexto do Combate Á Globalização Renasce a Luta de Classes".

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados