Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

“Fazer troça aos fundamentos da Fé Cristã” não se sustenta. Alocução aos Juristas Católicos


“A promotora Bárbara Salomão Spier, que representou o Ministério Público do Rio no processo em que o “Especial de Natal Porta dos Fundos” foi censurado, opinou que fazer troça com a fé cristã não pode ser considerado liberdade de expressão.

“É flagrante o desrespeito praticado pelos réus”

“Em seu parecer, a promotora argumentou que, a cada dia que o filme permanece disponível, “a fé cristã é aviltada“. Além disso, afirmou que “é flagrante o desrespeito praticado pelos réus””.

Fazer troça aos fundamentos da fé cristã, tão cara a grande parte da população brasileira, às vésperas de uma das principais datas do Cristianismo, não se sustenta ao argumento da liberdade de expressão. No caso entelado, é flagrante o desrespeito praticado pelos réus, o que não é tolerável, eis que ultrapassam os limites admissíveis à liberdade de expressão artística”, escreveu”. (1)

 * * *

Nossos cumprimentos à promotora Bárbara Salomão Spier, em sua defesa da Fé Católica, praticada pela maioria do povo brasileiro.

Liberdade de Expressão virou palavra talismã: significado sempre em evolução

A Revolução libertária e contestatária da Sorbonne, maio de 68, proclamou: “é proibido proibir”. O mesmo dizem os ditadores da “liberdade de expressão”: é proibido proibir a liberdade de expressão.

Liberdade de expressão é usada como uma palavra-talismã. Seu sentido é sempre elástico, evolutivo (para o mal) e de efeito anestesiante na opinião pública. O conceito de palavra-talismã é desenvolvido pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Baixe gratuitamente o livro  https://www.pliniocorreadeoliveira.info/Dialogo_integral.htm

O ensinamento do Magistério da Igreja

(Alocução de João XXIII aos participantes do X Congresso Nacional da União dos Juristas Católicos Italianos, de 8-12-1959):

Quem tem o dever de julgar as coisas deste mundo segundo o critério elevado dos direitos de Deus e da salvaguarda da perfeição moral das almas não pode furtar-se a relembrar solenemente as terríveis palavras de Jesus: “Aquele que escandalizar a um destes pequeninos que creem em Mim, melhor lhe fora que se lhe atasse ao pescoço uma pedra de moinho, e o lançassem ao fundo do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos!… ai do homem por quem vem o escândalo!” (Mt. 18, 6-7).

“Por esta razão, cheio de audácia, com voz súplice e acentos veementes, apresentamos à atenção dos pais e educadores, dos homens de governo e dos legisladores e juristas, dos produtores e dos industriais, as diretrizes seguintes, confiando na boa vontade e retidão de cada um”.

O direito à verdade e à formação de uma regra moral objetiva, fundamentada na perenidade das leis divinas, é anterior e superior a qualquer outro direito e a qualquer outra exigência. A liberdade de imprensa (e de expressão, acrescentamos) deve integrar-se e encontrar sua linha de ação neste respeito às leis divinas que se refletem nas leis humanas, do mesmo modo que a liberdade dos indivíduos se integra nas prescrições positivas e é represada por elas. (…)

“Qualquer outra exigência, quer feita em nome do lucro, quer da difusão de notícias, deve submeter-se a essas leis fundamentais”.  https://www.pliniocorreadeoliveira.info/VE_19591208_abusos_liberdade_imprensa.htm

* * *

Considerar, portanto, — o Especial de Natal de Porta dos Fundos como sendo meramente humorístico, — sem refletir sobre o escândalo (aos pequeninos) e à ofensa à Religião, é o mesmo que julgar as coisas deste mundo sem levar em conta os Direitos de Deus, da Religião Católica e da Fé da grande maioria do povo brasileiro.

(1) https://noticias.uol.com.br/colunas/constanca-rezende/2020/01/09/mp-do-rio-apoiou-censura-a-porta-dos-fundos-e-criticou-troca-com-fe-crista.htm

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

473 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!