Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Gallup: só 8% dos americanos têm “grande confiança” na mídia. Aqui maioria se desinteressa dos jornais


Maioria dos americanos não confia na mídia


Só 8% dos americanos depositam “grande dose” de confiança no noticiário veiculado pela mídia, revelou pesquisa Gallup, citada porCNSNews.

O número significa uma queda de 11% em relação ao ano anterior e bateu o recorde de desconfiança nos 40 anos em que a Gallup vem acompanhado as opiniões nesse ponto específico.

Desde 1972, a Gallup interroga o público: “Em geral, quanta confiançae quanta segurança você tem na grande mídia – jornais, TV e rádio – quando difundem as notícias na sua integridade, com precisão e abundância de dados: muita confiança, bastante, não muita, ou nenhuma?”.

Na pesquisa deste ano, só 8% responderam: “muita”. 32% responderam “bastante”, totalizando 40% de respostas positivas, o índice mais baixo jamais registrado.

39% responderam: “não muita”, e 21% “absolutamente nada”, somando um total de 60% de respostas negativas.

Para comparar, em 1972 18% declaravam ter grande confiança e certeza nas informações da grande mídia e 50% “bastante”, somando 68% de aprovação. O auge aconteceu em 1976, quando esse total atingiu 72%.

Os simpatizantes do Partido Democrata, de tendência esquerdista, são os que mais acreditam na mídia: 58% somando “muito” e “bastante”.

Os seguidores do Partido Republicano, de tendência conservadora, são os que menos acreditam: 26%.

Compreende-se a disparidade à luz do viés esquerdizante assumido pelo macrocapitalismo publicitário.

Aliás, este descolamento da grande mídia em relação a seus leitores naturais também vem sendo verificado no Brasil.

Ele está na base da enorme proliferação de fontes de informação alternativa, como sites e blogs da Internet, que dão voz às tendências conservadoras sociais, culturais e religiosas da sociedade real.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados