Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Invasão da Ucrânia: Primeira ministra da Estônia dá licões à UE


Kaja Kallas, primeira ministra da Estônia, dá lições à União Europeia e aos EUA: Pulso firme contra o expansionismo de Putin e recordações da dominação soviética.

A Estônia sob o jugo de ferro da URSS

Ela tem lembranças claras da ocupação soviética. Ela era uma adolescente quando a Estônia se tornou independente, e ela se lembra de ter crescido antes disso com prateleiras vazias, um passaporte que não permitia que ela viajasse para países fora do bloco oriental e uma atmosfera arrepiante que impedia as pessoas de falar livremente fora de suas casas. . Ela também se lembra das histórias sobre as privações mais duras – deportações, prisão – que seus pais e avós enfrentaram. Então, agora que Kallas é a primeira-ministra da Estônia, faz sentido que ela tenha se tornado uma das defensoras mais expressivas de uma postura inflexível contra Putin.

O apetite expansionista e ditatorial de Putin

“Se Putin vencer, ou se ele ainda tiver a visão de que venceu esta guerra, seu apetite só aumentará”, disse Kallas, 44, no final de março. “E isso significa que ele considerará outros países. É por isso que temos que fazer tudo o que pudermos para detê-lo agora.”

Como outros países da região, a Estônia teve experiências dolorosas com a opressão russa. Ocupada pela União Soviética na década de 1940, as fazendas do país foram coletivizadas à força e dezenas de milhares de seus cidadãos deportados para a Sibéria. Somente em 1991, quando a URSS estava em colapso, o país recuperou sua independência.

Desde a invasão russa à Ucrânia, Kallas diz que os aliados ocidentais se aproximaram do ponto de vista estoniano. “Antes havia muitos que assistiam a isso pelas lentes do mundo democrático”, diz ela. “Mas o que eu estava dizendo na época, e acho que está claro agora, é que [Putin] é um ditador. Ele não se importa com a opinião das pessoas. Ele não se importa que esteja prejudicando seu próprio país.”

Os grandes países poderiam fazer muito mais pela Ucrânia

Em 24 de março, o país aumentou seu orçamento de defesa para 2,5% do PIB (de um já relativamente alto 2,3%), e ela gostaria de ver outros países irem mais longe não apenas em seus próprios orçamentos de defesa, mas em sua ajuda à Ucrânia como Nós vamos. “Somos um país de 1,3 milhão de pessoas”, diz ela, observando que a Estônia doou 2.000 toneladas de ajuda militar e humanitária desde o início da guerra. “Acredite em mim, os grandes países poderiam fazer mais para ajudar a Ucrânia.”

Forçar Putin a pagar indenizações à Ucrânia

“Se metade do orçamento da Rússia vem da venda de gás e petróleo, então é assim que Putin financia sua máquina de guerra. Temos que tirar esses meios.”

Precisamente porque não queria depender da Rússia para segurança energética, a Estônia cortou drasticamente suas importações de petróleo e gás na última década, confiando em uma mistura de energias renováveis ​​e sua própria mineração decididamente não verde de óleo de xisto. Mas Kallas reconhece que outros países podem não conseguir desligar o petróleo russo tão facilmente. Como resultado, ela apresentou uma nova proposta: criar uma conta de garantia na qual os pagamentos europeus de gás e petróleo russos serão inseridos e que possam ser usados ​​para reconstruir a Ucrânia.

“Então nós pagamos, e é o dinheiro da Rússia, mas vamos manter uma parte dele nessa conta de garantia para que, quando chegar a hora, possamos dar à Ucrânia, porque a Rússia está em dívida com eles”, diz ela. “Dessa forma, Putin terá a ideia de que cada prédio que ele bombardear, cada estrada destruída ou ponte danificada, ele pagará.”

***

O Ocidente precisa tomar, além das sanções econômicas, a defesa da Ucrânia invadida: é uma questão de justiça e caridade. O argumento de que a Ucrânia não faz parte da OTAN não exime esta de praticar a justiça e caridade.

Manifesto da TFP americana

“A TFP americana pede ao presidente Joseph Biden e líderes políticos em todo o mundo que punam com força a Rússia por sua guerra injusta e ajudem imediata e poderosamente a Ucrânia militar e economicamente, encerrando rapidamente a invasão injustificável.

“A obrigação dos Estados Unidos e do mundo de ajudar a Ucrânia e punir a Federação Russa por sua guerra injusta não decorre apenas de tratados e outros acordos internacionais. Em vez disso, vem da lei natural e das virtudes da justiça e da caridade, que todos – incluindo as nações – têm o dever de sempre e em todos os lugares defender na medida do possível.”

https://ipco.org.br/os-estados-unidos-devem-defender-a-justica-e-ajudar-a-ucrania-contra-a-guerra-injusta-de-putin/

***

As corajosas declarações e atitudes da primeira-minsitra da Estônia, Kaja Kallas, deveriam ser seguidas pelas potências ocidentais, notadamente os EUA e nações da UE.

Somente uma linguagem forte detém os ditadores. Não vamos repetir os erros de Chamberlain (Inglaterra) e Daladier (França) que cederam ante o expansionismo ditatorial de Hitler. A Europa se salvou porque Churchill assumiu o Ministério e levou a Inglaterra à resistência heroica contra o nazismo.

Rezemos pelo povo ucraniano, suas vítimas e pela resistência heroica que transforme aquele País — berço da catolicização da Rússia — em uma Troia que resiste e se consome mas não se entrega. Só assim Putin será derrotado e a honra voltará ao Leste.

Fonte: https://time.com/6163270/estonia-prime-minister-kaja-kallas-interview/?utm_medium=email&utm_source=sfmc&utm_campaign=newsletter+brief+default+ac&utm_content=+++20220402+++body&et_rid=207237434&lctg=207237434

Detalhes do artigo

Autor

Souza Leão

Souza Leão

180 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados