Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Maria Santíssima Rosa Mística


15 de Janeiro é festa de Maria Santíssima Rosa Mística em Cormons, na Itália.

Durante quinze dias a imagem suou prodigiosamente!

Santuário da Rosa Mística – Atribuição: Sirleonidas, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

 Em 1710, em Cormons, o escultor Francesco Regola esculpiu uma imagem de Nossa Senhora da Rosa Mística. O trabalho foi feitode forma singela,em madeira e papel machê. No entanto, como a encomenda foi feita pela nobre Orsola de Grotta, que a destinaria a seus alunos de catecismo, ela lamentou que a imagem não havia ficado bem feita.

Francesco não era um grande artista, mas um homem de espírito, por isso se desculpou dizendo: “tenha calma, Senhoria, verá que a minha imagem, com todos os defeitos que quiser encontrar, não vai demorar muito para fazer milagres”.

Em 1714 a imagem foi levada para uma pequena capela dos dominicanos. Onde, em 15 de janeiro de 1737, a imagem começou a suar prodigiosamente. Por 15 dias que durou o milagre, irmãs e sacerdotes secaram esse precioso orvalho com panos de linho, relíquias que até hoje são preservadas.

Naquela mesma noite do dia 15, a ‘Madonna’ restaurou a saúde de Leonardo Cochar, um homem de 79 anos, que deixou suas muletas aos pés da Virgem. Ao lado das muletas, um mendigo colocou uma moeda que acabara de receber como esmola, seu gesto inusitado foi seguido por todos os presentes. Desde então, os agradecimentos e ofertas foram sempre contínuos.

Outro milagre ocorreu em 21 de março do mesmo ano. Uma menina de nove anos, Mariannina Cipriani, estava rezando diante da imagem, quando esta se iluminou, seu rosto ficou mais esplêndido que o sol e seus olhos brilhavam como flashes de luz. A menina foi banhada de doçura, a Virgem olhou para ela e sorriu duas vezes.

Em pouco tempo, a igreja já não era suficiente para receber tantos devotos, e, por isso, em 1750, foi construído uma nova igreja em um terreno contíguo à capela.

Nossa Senhora Rosa Mística, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://www.viaggispirituali.it/2009/11/santuario-maria-santissima-rosa-mistica-cormons-gorizia/

https://www.voceisontina.eu/Dai-Decanati/Cormons-Gradisca-d-Isonzo/Rosa-Mistica-una-fede-che-continua-nei-secoli

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados