Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Acesse sua conta

Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Menos deputados cristãos no parlamento alemão

Foto: Benno Hofschulte
Por Benno Hofschulte

há 12 anos1 min

Atualizado em: 9/1/2017, 9:31:22 PM


Decréscimo maior entre protestantes, número de católicos estável

Frankfurt – Segundo informa a agência de notícias católicas KNA, o número de deputados federais no parlamento alemão de confissão cristã diminuiu consideravelmente após a reunificação alemã. Os dados são extraídos do Manual de Dados Históricos do “Bundestag” publicado recentemente. O maior decréscimo se deu entre parlamentares evangélicos, que caíram de 37,6% em 1990 para 28,5%. Por sua vez aumentou o número de políticos que se declaram irreligiosos. Em 1990, 70,4% dos deputados declararam pertencer a uma das duas grandes religiões da Alemanha, hoje são apenas 59%.

Levando em consideração a relação fracção partidária/religião, a estatística apresenta dados estáveis de católicos pertencentes à fracção CDU/CSU (Democratas cristãos). Nos últimos 20 anos a porcentagem balançava entre 55 e 60 %. Atualmente são 56,5%.

Nesse mesmo período o número de protestantes no partido socialista (SPD) caiu de 36,4% para 30,1%. Os católicos entre 11,7% e 13,7% sempre formaram uma minoria na ala SPD do parlamento. No outrora antirreligioso Partido Liberal (FDP) o índice de católicos no entanto quase duplicou, de 12,7 para 23,7%.

Também no Partido da Esquerda (sucessor do PC da Alemanha Oriental) o número de cristãos aumentou de zero para 9,2%. Entre os Verdes o índice de cristãos baixou bastante desde a unificação alemã. Em 1990 tinham uma participação de 50% e atualmente apresentam apenas 29,4% de cristãos. Desse modo se registra nos dois partidos à esquerda do SPD o maior número de deputados sem confissão religiosa.

Detalhes do artigo

Autor

Benno Hofschulte

Benno Hofschulte

10 artigos

Diretor do TFP-Bureau em Frankfurt. Na Alemanha desde 1983, ele representa TFPs (Tradição, Família e Propriedade) de vários países. Ele é também diretor da Deutsche Vereinigung für eine Christliche Kultur (Associação Alemã por uma Civilização Cristã), em cujo âmbito dirige o movimento anti-abortista Aktion SOS LEBEN (Ação SOS VIDA). Através de visitas pessoais, reuniões, conferências e contatos com movimentos afins, Benno Hofschulte vem promovendo a difusão dos ideais da civilização cristã, hoje tão golpeada pela decadência geral dos costumes e por culturas estranhas e até mesmo contrárias àquela sobre a qual se construiu a Europa.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados