Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Quem Somos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil.

Fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de destacados discípulos do renomado líder católico brasileiro por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o Instituto tem por finalidade:

Conferência nos 10 anos de falecimento de Dr. PlínioConferência nos 10 anos de falecimento de Dr. Plínio
  • Fazer conhecer no Brasil e no Exterior, as obras, o pensamento contra revolucionário, a atuação de repercussão (mais de 1000 obras extra muros) de meio século de sua luta antissocialista, anticomunista e antiprogressista em defesa da Igreja, da Civilização Cristã, do Brasil.
  • Dar continuidade a seu vasto trabalho de mobilização da sociedade civil, com vistas a preservar os pilares básicos da Civilização Cristã ameaçados pela Revolução anti-cristã.
  • Analisar a realidade brasileira e internacional à luz dos ensinamentos da doutrina Católica expostos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e tomar posição pública ante os principais problemas religiosos, políticos, culturais, sociais e econômicos, em nome das concepções histórico-doutrinárias e diretrizes de ação delineadas na sua obra-mestra Revolução e Contra-Revolução.

A sede social do Instituto situa-se no tradicional casarão do bairro de Higienópolis, em São Paulo, que durante mais de duas décadas serviu de local de trabalho e de reuniões ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, na sua qualidade de fundador e presidente vitalício da Sociedade Brasileira de Defesa de Tradição, Família e Propriedade – TFP.

É a partir desse centro de atividades que o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira continua seu vasto trabalho de mobilização da sociedade civil, com vistas a preservar os pilares básicos da Civilização Cristã ameaçados pela Revolução anti-cristã.

Quem foi Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de OliveiraPlinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995de foi um advogado e professor universitário paulistano qualificado por um grande intelectual italiano como "O Cruzado do Século XX".

Entrou no Movimento Católico em 1928, e rapidamente tornou-se líder da juventude católica, chegando a ser Presidente da Junta Arquidiocesana da Ação Católica em São Paulo.

Dirigiu o Legionário, órgão oficioso da Arquidiocese de S. Paulo e o maior semanário católico do Brasil naquele tempo.

Em 1933, foi eleito deputado para a Assembléia Constituinte, sendo o candidato mais jovem e mais votado do Brasil.

Uma vez aprovada a Constituição, voltou à vida privada, assumindo a cátedra de História da Civilização no Colégio Universitário da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e mais tarde tornou-se professor catedrático de História Moderna e Contemporânea nas faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, São Bento e Sedes Sapientiae da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 1951de o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira fundou o mensário Catolicismo, que à hoje é um polo de opinião. Ele é autor de quatorze livros, vários dos quais com edições em diversas línguas, como espanhol, francês, inglês, italiano, alemão, polonês, húngaro e vietnamita.

Em 1960, fundou a Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade – TFP. Nela e com ela atuou até seu falecimento em 1995.

Sua obra continua e cresce a cada dia! É a obra de todos os que lutam, sob a proteção da Santíssima Virgem, em prol da preservação dos princípios perenes da Civilização Cristã em nossa Pátria e no mundo.

Veja algumas das campanhas ideadas e conduzidas por Plinio Côrrea de Oliveira e que, no bom sentido, "abalaram o mundo"

"Acordo com o regime comunista: para a Igreja, esperança ou autodemolição?" – A obra teve 38 edições em oito idiomas, atingindo um total de 171 mil exemplares, e foi distribuída a todos os padres conciliares reunidos em Roma para o Concilio Vaticano II. Além disto, seu texto foi reproduzido na íntegrde em 39 jornais ou revistas de treze países,gerando com polêmicas na França e na Polônia. A Sagrada Congregação dos Seminários (hoje Sagrada Congregação para a Educação Católica) enviou ao autor carta de louvor, afirmando que a obrde é "um eco fidelíssimo de todos os documentos do supremo Magistério da Igreja".

"Baldeação Ideológica Inadvertida e Diálogo"– Teve 14 edições em cinco idiomas, num total de 132,5 mide exemplares. Também provocou polêmica na Polônia.

1968: Abaixo-assinado de 2 milhões de sul-americanos, pedindo a S.S. Paulo VI medidas contra a infiltração comunista na Igreja.

Respeitoso manifesto face à "Ostpolitik" vaticana – Afirmava o direito e o dever de resistir à orientação diplomática do Vaticano, na medida em que esta discrepe da orientação tradicionalmente adotada pela Igreja em relação ao comunismo. Publicada em 21 jornais de 10 países.

1977: "Tribalismo indígena, ideal comuno-missionário para o Brasil no século XXI"e – Denuncia a corrente neomissionária esquerdizante que se opõe a civilizar e catequizar os indígenas, e prega uma espécie de "luta de classes" entre silvícolas e brancos. Publicado no Brasil (sete edições e 87 mil exemplares) e nos Estados Unidos.

1981: "O socialismo autogestionário: em vista do comunismo, barreira ou cabeça de ponte?"e – 33,5 milhões de exemplares em 52 países. Contrde o socialismo autogestionário pregado pelo presidente francês François Mitterrand.

1990: 5.218.020 assinaturas pela independência da Lituânia em 26 países.

Leia mais:

Ajude-nos a continuar essa luta pela Civilização Cristã!

Ajude-nos a manter o Brasil livre do Aborto, da Agenda Homossexual e do Comunismo!

Doe a ajude a disseminar nosso ideaisDoe a ajude a disseminar nosso ideais

Os inimigos da família estão continuamente agindo

É justamente por essa contínua ameaça que não podemos cruzar os braços! Os jovens caravanistas dedicam o melhor de seu tempo para esta tão importante luta em defesa dos Princípios Perenes da Civilização Cristãde mas muitas vezes têm que travar este combate sem os devidos meios.

Sua contribuição mensal

Além de ajudar-nos a aumentar a eficácia de nossa açãode você estará fazendo sua parte por um Brasil livre dde "Ideologia de Gênero"e e comprometido com a Sagrada Instituição da Família.