Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Petróleo russo: presidente da UE confirma previsão de Dr. Plinio


“A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu aos 27 estados membros da União Europeia que proíbam a importação de petróleo russo como parte do sexto pacote de sanções contra Moscou após a invasão russa da vizinha Ucrânia.

“Sejamos claros: não será fácil. Alguns estados membros são fortemente dependentes do petróleo russo. Mas nós simplesmente temos que trabalhar nisso”, disse von der Leyen em um discurso de 4 de maio no Parlamento Europeu.

“Agora propomos a proibição do petróleo russo. Esta será uma proibição completa de importação de todo o petróleo russo: marítimo e oleoduto, bruto e refinado. Garantiremos a eliminação gradual do petróleo russo de maneira ordenada, de maneira que permita a nós e nossos parceiros garantir rotas alternativas de fornecimento e minimizar o impacto nos mercados globais”. (1)

***

Essa sempre foi a posição do Prof. Plinio: o petróleo é o calcanhar de Aquiles da Europa. Em 1972, tivemos o fechamento das torneiras árabes, com grande influência da URSS.

Comentou o Prof. Plinio na Folha: “Desde que corte o abastecimento do petróleo do Oriente Médio, a Rússia pode paralisar, de um momento para outro, quase todas as indústrias e transportes da Europa Ocidental. https://ipco.org.br/licoes-da-historia-a-europa-o-gas-russo-e-a-equipe-imprevidente/

Em 1981, o gasoduto transiberiano construido pela Alemanha também foi objeto de alerta do Prof. Plinio para a crescente dependência em relação a Moscou.

Em 2022, Putin invade a Ucrânia com o dinheiro do petróleo e do gás russo … pago pela Europa.

Finalmente, a UE parece acordar, a Presidente Ursula von der Leyen pede o cancelamento da dependência à Rússia.

Veja em nosso Site https://ipco.org.br/licoes-da-historia-a-europa-o-gas-russo-e-a-equipe-imprevidente/

(1) https://www.theepochtimes.com/european-commission-president-proposes-complete-ban-on-russian-oil-imports_4445910.html

Detalhes do artigo

Autor

Nuno Alvares

Nuno Alvares

400 artigos

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados