Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Virgem Maria, Anunciação e Cortesia


Em memória do magno dia da Anunciação doAnjo e da Encarnação do Verbo de Deus, celebrado em 25 de março, segue um belotrecho extraído do livro “Courtoisie chrétienne et dignité humaine” (Cortesiacristã e dignidade humana), de Roger Dupuis, S.J. e Paul Celier.

“A cortesia é até hoje reconhecida como uma das características próprias à nobreza. Lendo o Evangelho sobre a Anunciação [transcrição abaixo], nota-se com que delicadeza sobrenatural Deus propõe a Maria ser a Mãe do Messias.

Ea fineza de Maria corresponde perfeitamente à delicadeza divina. Pois averdadeira humildade não é aquela que se abaixa, mas a que obedece.

Naquelemesmo ato sublime, Maria toma conhecimento do favor sobrenatural concedidos asua prima, Santa Isabel. Seu primeiro movimento consiste em ir visitá-la. Maistarde, quando seu Divino Filho disse de si mesmo ‘sou manso e humilde decoração’, revelava a influência de sua Mãe. Jesus quis ter em Maria um modeloperfeito de cortesia”.

“Eis aqui a serva do Senhor”

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.

Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estaspalavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjodisse-lhe: Não temas, Maria, poisencontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, elhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, eo Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casade Jacó, e o seu reino não terá fim.

Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?

Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverácom a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho deDeus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; ejá está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisaé impossível.

Então disse Maria: Eisaqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjoafastou-se dela” (São Lucas 1, 26-38)”.

Detalhes do artigo

Autor

Paulo Roberto Campos

Paulo Roberto Campos

217 artigos

Jornalista (MTB 83.371/SP), colabora voluntariamente com a Revista "CATOLICISMO" (mensário de Cultura e Atualidades) e com a "ABIM" (Agência Boa Imprensa).

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados