Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

01/11 – Todos os Santos

A Igreja celebra todos os predestinados que morreram em Jesus Cristo, santos e pecadores arrependidos no Dia de Todos os Santos.


01/11 – Todos os Santos

Todos os Santos

 A Igreja quer que hoje contemplemos o céu de todos os predestinados que “morreram em Jesus Cristo”, com seu Nome bendito nos lábios, e a fé no coração. Isto é, todos os heróis da virtude que brilham no céu como estrelas de primeira grandeza, e os pecadores arrependidos que, por fim, depois de se purificarem de suas manchas nas chamas do Purgatório, também gozam da eterna felicidade no céu.

A Igreja, essa Mãe benigna que no decurso do ano celebra incessantemente as festas dos santos, reúne-os todos hoje numa festa comum. Além dos que pode chamar pelo nome, ela evoca, numa visão grandiosa, a multidão inumerável dos outros “de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidas com túnicas brancas e de palmas na mão” (Ap), aclamando Àquele que os resgatou com o seu sangue.

Foi no Oriente que se começou a celebrar a “memória de Todos os Santos” já no século V, festa que se encontra no Ocidente a partir do século VI em diversas épocas do ano. Segundo o Martirológio Romano, foi o Papa Gregório IV (827-844) que teve a honra de a estender a toda a Cristandade.

Essa festa era celebrada no primeiro domingo depois de Pentecostes, mas bem cedo, por causa do jejum das têmporas, foi transferida para o dia 13 de maio. Esse dia foi escolhido por Gregório IV para celebrar a dedicação do Panteão, templo construído no século 27 antes de Cristo em honra de Júpiter e de todos os deuses pagãos, e consagrado em 609 a Santa Maria e a todos os mártires. Esse mesmo papa transferiu então a festa para o dia 1º. de novembro. Sisto IV elevou-a a uma das maiores solenidades, com oitava.

São João, em seu livro profético do Apocalipse, diz: “Ouvi, então, o número dos assinalados: cento e quarenta e quatro mil assinalados, de toda tribo dos filhos de Israel. ... Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua, que estavam diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de túnicas brancas, e com palmas nas mãos. ... Ele me replicou: Estes são os que vêm da grande tribulação, e lavaram suas túnicas e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Ap 7, 9-14), e entraram na eterna felicidade.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados