Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

02/11 – Comemoração dos fiéis defuntos

Hoje, é possível ganhar uma Indulgência Plenária em favor das almas do Purgatório mediante confissão, comunhão e oração inspirada pela piedade cristã. Isso pode ser feito diariamente durante os primeiros oito dias do mês.


02/11 – Comemoração dos fiéis defuntos

Comemoração do fiéis defuntos

    Depois de ontem ter-se alegrado com seus filhos que entraram na glória do Céu, a Igreja pede hoje por todos aqueles que nos sofrimentos purificadores do Purgatório, esperam o dia em que poderão associar-se à assembléia dos Santos. Nunca, em toda sua liturgia, se afirma de modo mais vivo a misteriosa unidade que existe entre a Igreja triunfante, a Igreja militante, e a Igreja padecente. Jamais se cumpre de modo mais palpável o duplo dever de caridade e de justiça que é para os cristãos da Igreja Militante, como conseqüência da sua incorporação no Corpo Místico de Cristo, de rezar pelos da Igreja padecente. Pois, em virtude do dogma tão consolador da Comunhão dos Santos, os méritos e sufrágios de uns são aplicados a outros, a pedido da Igreja que, pela Santa Missa, indulgências, esmolas e sacrifícios de seus filhos, oferece a Deus os méritos superabundantes de Cristo e dos seus membros pelos que gemem no Purgatório.

A oração pelos mortos esteve em uso entre os cristãos desde as origens. A crença no Purgatório e na eficácia da oração a fim de apressar a purificação das almas dos defuntos que nele estão, bastam para a explicar. É inútil tentar aproximá-la, tal como a temos, com o que ocorre em outras religiões, muitas delas pagãs, que também cultuam os mortos. Tais esforços nada provariam, a não ser mostrar que o respeito pelos mortos é um sentimento ligado à lei natural com que todo homem nasce, e que, na diversidade dos tempos e lugares, apresenta analogias.

A Missa pela alma dos que “morreram marcados com o sinal da Fé” é, pois, muito antiga. Mas, no Ocidente, uma comemoração de Todos os Fiéis defuntos existia em Sevilha, na Espanha, no século VII, e em Fulda, na Alemanha, no século IX. Foi entretanto Santo Odilon, abade de Cluny, que a introduziu em todos os mosteiro sob sua jurisdição em 998, e a fixou para o dia seguinte à festa de Todos os Santos. Essa devoção se propagou rapidamente em toda a França e nos países nórdicos. Na Itália se encontra no fim do século XII; e, em Roma, no início do ano 1300, estendendo-se depois por toda a Cristandade.

O Ofício dos Defuntos, que a princípio não existia, foi introduzido por São Pio X. A celebração de três Missas nesse dia remonta ao ano de 1915 quando, durante a Primeira Guerra Mundial, Bento XV julgou oportuno estender a toda a Igreja este privilégio de que já gozavam a Espanha, Portugal e a América Latina desde o século XVIII, e que lhes fora concedido pelo papa Bento XIV.

É preciso dizer que, todos os dias, no Cânon da Missa, num memento especial, o sacerdote suplica por todos aqueles quantos dormem o sono eterno, que Deus lhes conceda o “lugar do refrigério, da luz e da paz”. Não há, pois, missa alguma em que a Igreja não reze pelos defuntos. Mas hoje o seu pensamento vai para eles de modo muito particular, com a maternal preocupação de não deixar nenhuma alma do Purgatório sem os socorros espirituais, e de as juntar numa só oração.        

Uma coisa muito salutar é que hoje se pode lucrar uma Indulgência Plenária em todas as igrejas, oratórios públicos ou semi-públicos, somente aplicável às almas do Purgatório, tendo o fiel se confessado, comungado, e rezado qualquer oração inspirada pela piedade cristã, na intenção do Papa. Pode-se ganhar essa indulgência diariamente dos dias 1 a 8 deste mês, nas mesmas condições.

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados